Categorias
Orquídeas

7 CAUSAS DA MORTE DE BOTÕES FLORAIS EM ORQUÍDEAS

Muito confundido com doenças, a morte dos botões florais em orquídeas possui várias causas. Conheça as principais neste artigo!

É muito comum vermos nas orquídeas botões florais que não se desenvolvem, murcham, ficam amarelados, secos e morrem.

Cattleyas, Phalaenopsis e Dendrobiums são os gêneros mais afetados por esse problema.

Consequentemente, as florações dessas plantas ficam com poucas flores, ou até com nenhuma flor.

Este artigo explicará as 7 principais causas dos botões florais morrerem.

1- Temperatura

Variações muito rápidas da temperatura ambiente ou temperaturas muito extremas são uma das principais causas da morte de botões florais.

Veja alguns exemplos:

  • A planta encontra-se em um local fresco (dentro de um supermercado ou floricultura) e é inserida em um ambiente quente (o carro que ficou no sol) ou vice versa;
  • Plantas sob condicionadores de ar colocadas em ambiente mais quente, como varandas, jardim, etc;
  • Dias muito quentes com noites frias. Essa mudança abrupta faz com que os botões sejam descartados pela planta.

2- Ventos

Correntes de vento frias ou quentes, no local em que a planta se encontra, sendo ele mais quente ou fresco, respectivamente, causam a morte dos botões florais.

Correntes de vento muito fortes também levam ao mesmo fim.

3- Gases atmosféricos e de outras fontes

Os botões florais das orquídeas são a parte mais sensível dela.

Eles são sensíveis à fumaça de cigarros (qualquer tipo), poluição atmosférica, fumaça do escape de motor de carros, fumaça de fogões à lenha e gases como etileno ou metano.

O gás etileno é expelido pelas plantas polinizadas e por alguns frutos para amadurecerem, por isso é importante deixar as plantas floridas longe dessas fontes.

4- Excesso ou falta de luz

Tanto a falta quanto o excesso de luz são prejudiciais.

A falta não deixará os botões se desenvolverem adequadamente.

O excesso poderá causar o abortamento e queimaduras nos botões, principalmente se tiver iluminação direta.

5- Produtos químicos

Fertilizantes, inseticidas e fungicidas aplicados nos botões podem causar seus abortamentos.

6- Água e umidade

Plantas com falta de umidade/água retiram esse elemento que lhes falta de alguma parte para sobreviver. Assim, fazem isso retirando água dos botões florais.

O excesso de água, além de favorecer o aparecimento de fungos, pode asfixiar as raízes da planta. Consequentemente, mesmo com muita água disponível, ela será incapaz de absorvê-la, fazendo com que a planta retire água dos botões florais.

7- Insetos

Insetos que se alimentam das flores, como os ácaros e os trips, também podem causar o abortamento dos botões florais, sendo a infestação muito grande.

Deve-se usar inseticidas e acaricidas para o correto controle desses insetos.

Conclusão

Essas são as causas dos abortamentos dos botões florais nas orquídeas.

Algumas das causas citadas são difíceis de controlar, como a variação da temperatura diurna e noturna e a poluição atmosférica.

No entanto, há fatores passíveis de controle, bastando seguir as orientações corretas, como colocar as plantas em local adequado (sem correntes de vento) e fazer o controle periódico de insetos.

Quer aprender mais sobre o cultivo das Phalaenopsis?

Conheça um guia grátis sobre o cultivo de Phalaenopsis!

[button_1 text=”Saiba%20Mais!” text_size=”32″ text_color=”#000000″ text_bold=”Y” text_letter_spacing=”0″ subtext_panel=”N” text_shadow_panel=”Y” text_shadow_vertical=”1″ text_shadow_horizontal=”0″ text_shadow_color=”#ffff00″ text_shadow_blur=”0″ styling_width=”40″ styling_height=”30″ styling_border_color=”#000000″ styling_border_size=”1″ styling_border_radius=”6″ styling_border_opacity=”100″ styling_shine=”Y” styling_gradient_start_color=”#ffff00″ styling_gradient_end_color=”#ffa035″ drop_shadow_panel=”Y” drop_shadow_vertical=”1″ drop_shadow_horizontal=”0″ drop_shadow_blur=”1″ drop_shadow_spread=”0″ drop_shadow_color=”#000000″ drop_shadow_opacity=”50″ inset_shadow_panel=”Y” inset_shadow_vertical=”0″ inset_shadow_horizontal=”0″ inset_shadow_blur=”0″ inset_shadow_spread=”1″ inset_shadow_color=”#ffff00″ inset_shadow_opacity=”50″ align=”center” href=”http://pergunteaoagronomo.com.br/op-guia-gratuito-phalaenopsis/”/]

Por Gilberto Cardoso

Olá! Meu nome é Gilberto e sou o fundador do Pergunte ao Agrônomo. Nesse site você encontrará vários artigos completos e com uma linguagem simples,para que tenha plantas sempre bonitas em sua casa. Sou formado em Agronomia pela UFV, especialista em Agronegócios e orquidófilo por mais de 15 anos.

4 respostas em “7 CAUSAS DA MORTE DE BOTÕES FLORAIS EM ORQUÍDEAS”

amo orquídeas porém, não tenho muito espaço mesmo assim quero cada vez mais aprender sobre essas encantador4as meninas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile