O fungus gnats parece um simples mosquitinho, começam a aparecer em suas plantas, em pouca quantidade, e passam muitas vezes despercebidos, mas quando você menos esperar uma infestação surge em suas plantas.

O problema com essa praga não são apenas os mosquitinhos, os adultos, as larvas que eclodem dos ovos ovipositados na terra por eles também prejudicam as plantas.

Felizmente, há uma variedade de opções para se proteger e livrar suas plantas desse inseto, com segurança e eficácia.

Veja como identificar, controlar e prevenir infestações do fungus gnats em suas plantas.

Como identificar e controlar fungus gnats

O que são os Fungus gnats?

Esse inseto, também conhecido como mosquito dos fungos, é um mosquito bem pequeno, de aproximadamente 3 mm de comprimento, antenas e pernas longas e são confundidos muitas vezes por pernilongos.

Apesar da semelhança, são inofensivos para nós, humanos.

O grupo fungus gnats é composto por diversas famílias, como Mycetophilidae, Keroplatidae e Sciaridae, entre outras de menor representatividade. Por esse motivo existem várias espécies desse mosquito, principalmente as do gênero Bradysia Winnertz, como a Bradysia aequispina, Bradysia centidens, Bradysia matogrossensis, Bradysia mabiusi, Bradysia lycoriella e espécies de outros gêneros, como a Orfelia affinis.

Afetam principalmente plantas dentro de casa, atraídas pela umidade e pela matéria orgânica em decomposição no solo.

A família Sciaridae é umas das mais perigosas para as plantas, após a eclosão dos ovos na terra, as larvas dessa família não são inteiramente fungíveros (que se alimentam de fungos), as larvas se alimentam também de raízes, além de serem disseminadoras de doenças como Pythium spp., Thielaviopsis spp, Fusarium spp. e outras.

Como identificar Fungus gnats?

Os fungus gnats adultos são minúsculos e possuem coloração preto-acinzentada. Seu tamanho varia de cerca de 1,5 a 3 mm.

Suas pernas são longas e as antenas segmentadas, maiores que suas cabeças. Possuem asas escuras e translúcidas que se dobram sobre as costas quando estão em repouso.

fungus gnats macro Urban jungle
fonte: Urban jungle

As larvas desse inseto podem ter até 6 mm de comprimento, possuem cabeça pequena e preta e um corpo fino, branco ou transparente.

Larva de Fungus Gnats Gardeners path
fonte: Gardeners path

Ciclo de vida dos Fungus gnats

Conhecer o ciclo de vida desse inseto é muito importante para você saber como controlar essa praga.

Em temperatura entre 18 e 25 ºC, em 3 a 4 semanas o ciclo de vida é concluído. A reprodução em ambiente interno, ou seja, com plantas dentro de casa pode ocorrer durante todo o ano.

Os adultos têm vida muito curta. As fêmeas têm uma vida útil de 7 a 10 dias, durante os quais colocam cerca de 250 a 300 ovos.

Estes ovos demoram cerca de 5 a 6 dias para eclodirem e as larvas saírem dele. Essas larvas se alimentam de fungos, algas, matéria orgânica em decomposição e raízes de plantas. Importante dizer que elas ficam na superfície do solo, guarde essa informação que nos será muito útil como método de controle.

Após as larvas se alimentarem por aproximadamente 14 dias, elas escolhem empupar perto da superfície e depois de mais 5 a 6 dias eclodem mosquitos adultos.

Obs: Pequenas variações na duração do ciclo podem ocorrer devido a diferentes temperaturas, umidades e quantidades de alimentos.

Dano causado pelo Fungus gnats

No Brasil, este inseto danifica principalmente plantas ornamentais e causa grandes prejuízos
também em mudas de diversas culturas, tais como, citros, fumo, morango e outras.

Muitos sites na internet dizem que os adultos não prejudicam as plantas, mas dizer isso é um erro. Os mosquitos do fungus gnats são capazes de causar grandes prejuízos, mas de forma indireta.

dano causado por fungus gnats MREC UF IFAS University of Florida
fonte: MREC – UF/IFAS – University of Florida

Esses mosquitinhos são capazes de transportar patógenos maléficos, ou seja, eles podem levar e disseminar doenças para suas plantas.

fungus gnat comendo folhas Greenhouse management
fonte: Greenhouse management

Já as larvas podem se alimentar das raízes, folhas e inclusive podem ser encontradas dentro do caule, isso é especialmente ruim para plantas jovens, como mudas, que têm apenas algumas raízes delicadas.

Além disso, as larvas são capazes de disseminar doenças e facilitar o acesso delas à sua planta (devido aos machucados que fazem nas raízes).

Por isso, quando virem duas plantas murchando ou amarelando, isso pode estar sendo causado pelo fungus gnats (sem raízes a planta não consegue absorver nem água, nem nutrientes).

planta murcha por fungus gnats Universidade Estadual da Carolina do Norte
fonte: Universidade Estadual da Carolina do Norte

Inseto mais comum de causar danos em estufas e plantas dentro de casa.

Abaixo você vê um problema nutricional na folha de Cannabis sativa causado por uma infestação de fungus gnats.

Como prevenir Fungus gnats

A prevenção desses insetos tem relação direta com a irrigação e o solo, ou seja, é necessário controlar bem a umidade para que a praga não se estabeleça.

A maior parte do ciclo de vida da mosca dos fungos é gasta como larva e pupa, que são fases que se passam na terra. Por isso, reduzir a umidade e detritos orgânicos no solo reduzem os problemas com essa praga.

Deixe o solo secar entre as regas, principalmente a superfície, que é onde as moscas dos fungos ficam.

Outro método comum no exterior, mas que ainda é novo no Brasil, é a utilização de “Mosquito dunks”.

Geralmente os mosquitos dunks são usados ​​para impedir que as larvas de mosquitos povoem fontes, bebedouros de animais, tanques de peixes e outros pequenos corpos de água, mas você pode regar suas plantas com esse produto.

Por ser um produto melhor utilizado para combater essa praga, falaremos sobre esse método mais à frente, segure a curiosidade um pouquinho.

Além dessas práticas citadas, a Embrapa recomenda algumas outras para prevenção:

  • Aumento da ventilação e iluminação;
  • Eliminar algas, limo e fungos. Podem ser utilizados também produtos algicidas e fungicidas no solo e no material utilizado na produção das mudas;
  • Não usar matéria orgânica parcialmente decomposta, ou seja, o composto orgânico, quando utilizado como substrato, deve estar totalmente decomposto;
  • Desinfestar o material de uso geral no viveiro;
  • Não deixar formar camada de algas sobre o substrato;
  • Usar uma camada de areia (1 cm) sobre o substrato.

Como acabar com os fungus gnats

Há dezenas de vídeos e sites na internet com práticas duvidosas para controlar fungus gnats, mas quero nesse artigo falar de duas que são comprovadamente eficazes contra essa praga, que são a utilização de “mosquito dunks” e iscas adesivas amarelas. Esses sim, funcionam.

Então esqueça aqueles métodos duvidosos que dizem por aí como a canela em pó, fatias de batata no solo, água oxigenada ou a terra de diatomáceas.

Utilização de mosquito dunks para controlar fungus gnats

O produto consiste em um pellet seco contendo a bactéria chamada Bacillus thuringiensis subsp. isrealensis. Esta bactéria benéfica infecta e mata as larvas de insetos voadores, incluindo mosquitos, moscas da fruta e fungus gnats.

Mosquito dunks Eartheasy com
fonte: Eartheasy.com
Ver na Lojas Americanas 1

Esse produto tem a capacidade de combater as larvas que estão no solo, a bactéria presente nesse pequeno pallet infecta as larvas e as mata.

Para utilizar o produto, de forma mais eficaz, pegue um pedaço pequeno, do tamanho de uma moeda de 5 centavos mais ou menos, e esfarele com as mãos em um recipiente. Após isso, coloque esse farelo em 1 litro de água e deixe de repouso por 30 a 60 minutos. Com isso ocorrerá a “ativação” das bactérias.

Agora basta irrigar seu solo com esse produto. Não se preocupe, essa é uma bactéria benéfica que não faz mal algum para as plantas.

Sempre que for irrigar sua planta, utilize os “mosquitos dunks” até o total controle da praga.

Bom, agora que você aprendeu a controlar as larvas, falta saber como controlar os insetos adultos, certo?

Utilização de iscas adesivas amarelas

Está é a melhor forma de combater a forma adulta dessa praga, e é pra mim um método obrigatório a se usar.

As iscas amarelas conseguem atrair o fungus gnats, que grudam nela e morrem.

iscas amarelas
Ver na Lojas Americanas

Esses dois métodos juntos eliminarão completamente esse problema em sua casa.

Utilização de plantas para controle de Fungus gnats – Dica Bônus

Para o controle dos mosquitinhos adultos, além das iscas adesivas amarelas podemos utilizar plantas.

Parece mentira, mas algumas plantas carnívoras são como verdadeiros adesivos para o mosquito dos fungos, como por exemplo as do gênero Pinguicula, Drosera e Drosophyllum.

Recomendo que somente utilize plantas se a infestação não for alta, pois ainda assim, as plantas não são tão eficientes e maleáveis como as iscas adesivas.

Plantas do gênero Pinguicula (Pinguicula gigantae, Pinguicula moranensis, Pinguicula sethos e outras):

Pinguicula International Carnivorous Plant Society
fonte: International Carnivorous Plant Society

Plantas do gênero Drosera (Drosera tokaiensis, Drosera capensis, Drosera aliciae e outras):

drosera fungus gnats Reddit
fonte: Reddit

Drosera aliciae Leslie F. Halleck
Drosera aliciae
Fonte: Leslie F. Halleck

Plantas do gênero Drosophyllum (Drosophyllum lusitanicum)

Drosophyllum lusitanicum fungus gnats Colorado Carnivorous Plant Society
fonte:
Colorado Carnivorous Plant Society

Conclusão

Nesse artigo eu te mostrei que os fungus gnats (mosquitos dos fungos) podem causar dano direto e indiretos em suas plantas. Os indiretos são relacionados as doenças que espalham e também às deficiências nutricionais que causam pelas larvas comerem as raízes das plantas.

Esse inseto passa a maior parte do seu ciclo de vida no solo, por isso é necessário ter muito cuidado com a terra. Utilize sempre uma terra de qualidade e bem drenada, principalmente em suas mudas.

Siga as recomendações para prevenção e caso suas plantas já estejam infestadas, compre imediatamente a isca amarela e utilize em conjunto o produto a base de Bacillus thuringiensis subsp. isrealensis.

Foto da capa: pointnshoot

Participe do Grupo do Telegram 1
15 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 3 =

Você também pode gostar: