Sobre

Pergunte ao agrônomo. Tenha plantas sempre bonitas e floridas.

Meu nome é Gilberto Cardoso e sou o fundador do Pergunte ao Agrônomo.

Muitas pessoas me fazem perguntas sobre cultivo de plantas, sejam essas de jardins ou de hortas, e esses questionamentos são quase sempre os mesmos.

Você se identifica com algum?

“Como faço para minha planta dar flores?”
“Por que minha planta não se desenvolve bem?”
“O que tenho que colocar na planta para ela ficar bonita?”
“O que posso plantar no meu terreno?”
“Quantas vezes tenho que molhar esta planta?”
“O que é essa mancha em minha planta?”

Você verá que as respostas a essas e muitas outras perguntas são, na maioria das vezes, muito simples.

Com as dicas e conhecimentos adquiridos aqui, suas plantas não mais terão problemas.

Você realmente quer aprender a cuidar de suas plantas?

Saiba como ter plantas sempre bonitas em sua casa com dicas simples e eficientes de um especialista no assunto.

Coloque seu e-mail abaixo e receba gratuitamente todas as atualizações do blog em primeira mão! Assim, você não perderá nenhum conteúdo relevante!

 

Quem sou eu?

gilberto_pergunte-ao-agronomo

Sou engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, que possui o melhor curso de Agronomia do país, segundo o Ranking Universitário Folha 2014, e que também se destaca no cenário internacional.

Além disso, possuo MBA em Agronegócios pela Esalq-USP. Essa universidade também possui grande destaque nessa área, tanto nacionalmente quanto internacionalmente.

Sempre fui muito ligado a plantas. Durante a infância e parte da adolescência participei da Sociedade Orquidófila de Lagoa Santa (SOLS), junto com meus pais, que são orquidófilos. Temos, em casa, centenas de orquídeas.

Após me formar, em 2013, fui para os Estados Unidos fazer estágio na empresa Speedling Incorporated, onde aprendi ainda mais sobre cultivo de plantas. O local possui mais de 40 estufas de hortaliças e de plantas ornamentais.

speedling-incorporated
Estufa – Speedling Incorporated

Meu trabalho consistia na orientação dos cuidadores quanto a questões relacionadas à luminosidade da estufa, irrigação e fertilização das plantas, utilização de inseticidas, fungicidas e bactericidas.

Nessa empresa, pude presenciar de perto a transformação do conhecimento em ação para produção de mudas de qualidade.

Ao retornar à cidade mineira de Lagoa Santa, onde nasci, em meados de 2014, tornei-me sócio-fundador da empresa do ramo agrícola Rancho Arena Bull Silagem de Milho, cujo objetivo principal é suprir as necessidades de alimentação animal, principalmente em Lagoa Santa. Todo o controle de qualidade da silagem de milho era feito por mim.

Mais recentemente, em 2015, formulei um adubo orgânico para plantas totalmente livre de qualquer aditivo químico. Esse adubo é feito de farelos animais, vegetais e micro-organismos específicos.

Os testes feitos com o adubo demonstraram resultados expressivos em diversas plantas. Esse adubo é 100% natural, devolve a vida ao solo, atua no controle de pragas e doenças, aumenta o florescimento e a frutificação, dispensa o uso de fertilizantes químicos e não é tóxico.

Em toda conversa informal, as pessoas logo expõem suas dúvidas sobre plantas quando descobrem que sou agrônomo.

Isso me fez refletir sobre meu próprio papel na disseminação do conhecimento. Foi aí que decidi ajudar mais pessoas por meio da criação deste blog.

Em junho de 2016 deixei a empresa e resolvi trilhar por este caminho, o de disseminador de conhecimento.

Tem alguma pergunta? Então não perca a oportunidade, cadastre seu e-mail abaixo e Pergunte ao Agrônomo!