Através deste artigo, vamos apresentar o lírio da paz (Spathiphyllum wallisii), uma planta ideal para interiores, fácil de cuidar, mas acima de tudo uma opção que combina simplicidade e beleza.

Embora este seja o nome comum mais usado, também é conhecido como flor espata, velas brancas, bandeira branca, espatifilo, bandeira da paz e lírio da paz.

As plantas ornamentais tendem a ganhar relevância nas nossas casas e escritórios, pois, sem dúvida, são elementos naturais que ajudam na harmonização dos espaços e rompem com a monotonia artificial, que tende a aumentar, sendo assim essa é uma ótima opção de planta para você.

Continue a leitura deste artigo super interessante para aprender tudo sobre essa planta.

como cultivar lírio da paz

Características do Lírio da paz

O lírio da paz é uma planta pertencente à família Araceae, que possui uma flor característica e peculiar. Existem muitas plantas populares pertencentes à essa família Araceae, como antúrios (gênero Anthurium spp.), filodendro (gênero Philodendron spp.), comigo-ninguém-pode (gênero Dieffenbachia spp.) e também a costela-de-adão (Monstera deliciosa Liebm.). Este gênero é nativo da América tropical e sudeste da Ásia.

Nomes comunsLírio da paz, bandeira branca, espatifilo, bandeira da paz, espatifilum
Nome científicoSpathiphyllum spp.
FamíliaAraceae
Tipo de plantaPlanta tropical ornamental
Tamanho adultaDepende da espécie. A espécie comum de 30 a 90 cm. Algumas espécies chegam a 180 cm
IluminaçãoMeia sombra, sem incidência de sol direto
Tipo de soloÚmido, mas bem drenado
PH do soloÁcido
Época de floraçãoPrimavera e verão, mas não limitado a eles
Cor da florBranca ou amarela
Habitat naturalAmérica Central e Ásia
ToxicidadeTóxica para cães, gatos e humanos

Apesar do nome, não é realmente um lírio, pois os lírios verdadeiros possuem outras características, apresentando uma classificação diferente, você pode ler sobre os lírios em nosso outro artigo: Como Cultivar Lírios: 7 formas de propagação, tipos e cores.

O lírio da paz caracteriza-se por ser herbáceo, com altura que pode variar entre 0,3 a mais de 1 metro, quando atinge essas dimensões é considerado um lírio da paz gigante. As folhas são verdes, perenes e grandes, variando de 12 a cerca de 65 cm de comprimento, enquanto a largura pode ser de 3 a cerca de 25 cm; estes, além disso, são estreitados nas extremidades. 

homem segurando vaso de lírio da paz
fonte: Severin Candrian

As flores do lírio da paz são, sem dúvida, a característica distintiva desta planta, o que a torna extremamente atrativa pela sua beleza.

Embora pareça que a flor corresponda àquela grande estrutura branca, típica desta planta, na realidade, esta é conhecida como espata, e é uma bráctea, ou seja, uma folha modificada associada à sua estrutura reprodutiva, que pode medir até cerca de 15 cm de comprimento.

Enquanto a espiga carnosa central, de cor creme, chamada espádice, é onde são produzidas as verdadeiras flores, que são várias e pequenas.

flores do lírio da paz
fonte: Anna Kumpan

Outra de suas características é que não veremos realmente um caule como em outras plantas, mas sim, do sistema radicular, os botões das folhas emergem diretamente, primeiro, com uma base longa e fina, que se alarga no final para, então, formar adequadamente a estrutura da folha.

Tipos de lirios de paz

Existem várias espécies dentro deste gênero, além disso, alguns híbridos e variedades desta planta foram criados para fins comerciais.

Alguns dos mais populares são: Allison, Domino, Jetty, Mauna Loa Supreme, Sensation (é o maior lírio da paz que existe), Starlight, Wallisii e Little Angel; Estas três últimas são as menores variedades, e podem ser consideradas como mini lírios da paz.

Lírio da paz ‘Allison’

Lírio da paz 'Allison'
fonte: The Pond Outlet

‘Domino’

Lírio da paz 'Domino'
fonte: White Flower Farm

‘Jetty’

Lírio da paz 'Jetty'
fonte: NurseryBuy

‘Sensation’

Lírio da paz 'Sensation'
fonte: GardenTags

Lírio da paz 'Sensation'
fonte: Grineri

‘Starlight’

Lírio da paz 'Starlight'
fonte: The Flower Pot Nursery

‘Little Angel’

Lírio da paz 'SLittle Angel'
fonte: Leafy Life

Existem algumas plantas que às vezes podem parecer um lírio da paz vermelho, no entanto, não correspondem à mesma espécie, na verdade, pertencem a outro gênero, que é muito diversificado e é chamado de antúrio.

Os antúrios possuem a espata cerosa e vermelha escura, também podem ter outras tonalidades, além disso, sua posição em relação à espádice é em ângulo reto, sendo isso o que a diferencia principalmente do lírio da paz .

Qual é o melhor ambiente para um lírio da paz?

Uma das dúvidas que sempre surge é como cuidar do lírio da paz, pois sempre há dúvidas sobre onde ter esse tipo de planta.

Em princípio, podemos dizer que o lírio da paz está muito bem adaptado para espaços interiores, pelo que, com os cuidados necessários, continuará bonito na nossa casa ou escritório.

Lírio da paz dentro de casa
fonte: aliona zueva

É bom ter um lírio da paz dentro de casa?

Plantas são sempre uma opção muito boa para se ter em casa, claro, considerando que elas exigem nossa atenção e cuidado. Neste caso particular, verificamos que ao lírio da paz foram atribuídos vários significados, o que sem dúvida o torna uma escolha ideal para se ter em casa.

Seu próprio nome comum e cor branca evocam esse conceito tão transcendental para a humanidade quanto a paz, de tal forma que é uma planta com um significado simbólico profundo, que alude à ausência de hostilidade e violência.

Por outro lado, da técnica do feng shui, o lírio da paz, por suas características de perenidade, presença comum da flor, cor branca, tamanho grande e formato expandido, está associado à esperança, à harmonização das energias, à pureza e à abundância, que, sem dúvida, dá um significado espiritual ao lírio da paz.

lírio da paz na sala
fonte: Pillow Talk

Assim, temos que não é apenas uma excelente opção para colocar em casa, mas até representa um presente ideal para um ente querido em um momento especial ou no nascimento de um bebê.

Por um tempo foi popularizado que o lírio da paz e outras plantas ornamentais de interior eram grandes purificadores de ar poluído, porém, estudos mais recentes relataram que essas plantas realmente têm uma taxa de purificação muito lenta, por isso seria necessário um grande número dessas plantas. dentro de um pequeno espaço para ser eficaz a este respeito. No entanto, ratificamos a ideia de que ter uma planta é sempre uma boa opção que pode influenciar positivamente até mesmo no nosso humor, por isso os incentivamos a tê-las.

Como fazer o lírio da paz florescer?

A floração do lírio da paz é especialmente condicionada pela exposição adequada à luz, de modo que, caso a sua planta não floresça, é possível que haja deficiência de irradiação solar.

Corrija esse problema mudando o lírio da paz de local, tendo sempre em conta que a exposição ao sol nunca deve ser direta, pois acabaria afetando a planta. Também é importante que os cuidados básicos em termos de irrigação, umidade e qualidade do solo sejam adequados, para que ela tenha todos os elementos que a tornem uma planta saudável e possa cumprir todos os seus ciclos regularmente.

Por outro lado, se for uma planta de vários anos que nunca foi dividida, essa divisão pode ser conveniente, pois em alguns casos separá-la pode ajudá-la a florescer.

Quando o lírio da paz floresce?

Durante as temporadas de primavera e verão, eles podem mostrar sua floração de forma comum, o lírio da paz não se limita a épocas específicas, pois ao longo do ano pode florescer sem problemas, desde que tenha os cuidados necessários mencioneados acima.

Quanto tempo dura a flor do lírio da paz?

A inflorescência do lírio da paz, quando surge pela primeira vez, apresenta uma bráctea branca que é sem dúvida bonita e marcante, mas após cerca de 10 dias muda para tons esverdeados, enquanto a espiga ou espádice onde as flores estão localizadas permanece de cor creme.

Toda essa estrutura será mantida por mais um mês com esses tons atraentes, porém, após esse período, ela começará a murchar e, portanto, escurecer, perdendo sua beleza peculiar.

O que fazer quando o lírio da paz murcha?

O lírio da paz murcha por vários motivos, como:

• Rega excessiva.
• Ausência de umidade.
• Excesso de fertilizantes.
• Exposição direta ao sol.
• Temperaturas muito baixas.

Em qualquer um desses casos, devemos corrigir imediatamente a causa, pois notamos que nossa planta pode estar caída, com folhas um pouco enroladas e pontas murchas ou marrons. Ao corrigir o motivo pelo qual você entrou em um desses estados, geralmente com o tempo, você pode recuperar sua vivacidade e beleza.

Como cuidar do lírio da paz

Os cuidados com o lírio da paz não são difíceis, veja abaixo o que você deve observar para ter lindas plantas em sua casa.

Irrigação ideal

É uma planta que se desenvolve bem plantada em vasos, mas desde que tenham boa drenagem.

Quanto à irrigação, é importante que o solo esteja úmido, mas não com excesso de água, ou que fique encharcado, assim como forma, você tem que ter cuidado para que não seque muito, porque isso vai afetá-lo.

Por outro lado, você pode se perguntar, o lírio da paz pode crescer na água?

Bem, eventualmente poderemos notar que esta planta consegue se desenvolver neste meio líquido, embora observemos que suas raízes não atingem o mesmo tamanho que quando estão no solo.

Nesse tipo de meio, a planta pode prosperar por um tempo, mas geralmente não dura tanto quanto quando cresce no solo. Ter o lírio da paz na água seria uma opção provisória enquanto seu plantio final é feito.

Temperatura ideal de cultivo

A temperatura ideal para o lírio da paz é quente, pois não se dá muito bem com frios, lembre-se que é nativo de espaços tropicais, por isso é aconselhável mantê-lo acima de 15ºC e até cerca de 30ºC.

Adubação do lírio da paz

Quanto à adubação, podem ser utilizados produtos para plantas de interior, e colocá-lo junto com a água de irrigação quando estiver crescendo, também na primavera e no verão.

Recomenda-se não ultrapassar a quantidade máxima, pois pode causar danos devido a fitotoxidez. Uma dica para que não haja esse problema é utilizar algum adubo orgânico no vaso, como o bokashi.

Dicas Gerais sobre Orquídeas: Entr...
Dicas Gerais sobre Orquídeas: Entrevista para Plante Decore

O lírio da paz gosta de sol ou sombra?

Quanto à luminosidade, é uma planta que idealmente cresce com luz forte, mas com exposição indireta, ou seja, nunca deve ser exposta diretamente ao sol, pois isso causará alguns danos e não prosperará adequadamente. Desta forma, é sempre melhor colocar o lírio da paz em meia sombra.

Solo Ideal

O solo para cultivo de lírio deve ser muito bem drenado e apesar de não ser tão exigente em nutrientes, se o solo for de qualidade você não precisará adubar sua planta durante um bom tempo.

Porém se você simplesmente pegar uma terra do seu jardim para plantar o lírio da paz, utiliza adubações orgânicas para melhorar a qualidade do solo e fornecer nutrientes para suas plantas.

Para melhorar a drenagem você pode adicionar um pouco de areia grossa ou até mesmo um pouco de casca de pinos na terra, isso fará com que a água escorra mais facilmente.

Dicas essenciais de cultivo

Já vimos que não requer muitos cuidados, mas aqui estão as ações que você pode tomar para garantir um lírio da paz bonito e saudável:

• Embora não seja habitualmente uma planta que necessite de podas frequentes, quando as flores murcham e se existem algumas folhas que também envelheceram, pode cortá-las adequadamente para melhorar a estética.

Veja na foto abaixo uma planta sem podas e com queimadura solar pela exposição direta:

Lírio da paz sem podas

Na foto acima podemos ver que há folhas mortas a serem retiradas:

folhas mortas do lírio da paz

Restos da haste da inflorescencia:

haste seca do lírio da paz

Folhas queimadas pelo sol:

folha do lírio da paz queimada do sol

Resultado final após a poda:

Lírio da paz podado

Viram como o aspecto do lírio da paz mudou completamente com uma simples poda?


• Outra ação que você pode tomar para cuidar do lírio da paz é limpar cada uma de suas folhas com um pano úmido, a fim de liberá-las da poeira e, assim, exibir seu verdor peculiar de forma mais brilhante.
• Verifique se o solo está úmido, mas não encharcado.
• Com um pulverizador, borrife água com frequência nas folhas.
• Verifique se diariamente está recebendo uma boa fonte de luz do sol, sem exposição direta.
• Preste atenção regularmente para que não haja pragas ou insetos que possam causar algum dano, pois, embora geralmente não sejam afetados por eles, alguns, como as cochonilhas e caracóis podem invadi-lo.

Pragas no lírio da paz
Caracóis no lírio da paz

Como propagar o lírio da paz?

A maneira ideal de propagar esta planta é por divisão, de modo que seja retirado um pequeno grupo de folhas, presas ao seu sistema radicular, que devem ser cuidadosamente separadas, pois estarão bem unidas sob o solo.

Depois, pode ficar alguns dias na água se o plantio não ppuder ser feito imediatamente, caso contrário, é plantada no novo espaço, com substrato aerado e orgânico. É importante que os vasos onde o lírio da paz é plantado não sejam muito altos nem largos, pois isso pode fazer com que o excesso de água se acumule no nível das raízes, o que seria prejudicial para a planta.

Veja o passo a passo abaixo para aprender como dividir o lírio da paz:

1) Retirar as plantas do vaso

O lírio da paz dá muitas mudas em tuceira, por isso é necessário replantar de tempos em tempos.

como propagar lírio da paz

2) Efetuar a divisão das mudas e deixar apenas uma, ou quantas desejar

muda de lírio da paz separada

3) Preparar o vaso com uma camada de drenagem e terra

Nesse caso eu não utilizei uma terra de boa qualidade, por isso misturei nela o adubo orgânico bokashi, ele vai melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo, além de fornecer nutrientes.

Você pode adquirir bokashi no botão abaixo:

como replantar lírio da paz

4) Cobrir o restante do vaso com terra

Use uma terra de qualidade ou utilize algum adubo orgânico junto.

Lírio da paz replantado no vaso

5) Melhore a estética do vaso colocando pedrinhas em cima

Vaso de lírio da paz replantado e com acabamento de brita

O lírio da paz é venenoso?

Várias plantas ornamentais de interior são caracterizadas por possuírem compostos químicos conhecidos como cristais de oxalato de cálcio, que são insolúveis.

Quando a planta é danificada e entra em contato com a cavidade oral de animais domésticos como cães e gatos, os cristais acima citados podem causar certas reações como hipersalivação, dor, vômito e até inflamação da faringe, porém, com atendimento veterinário eficaz, os sintomas melhorar dentro de 24 horas sem danos permanentes.

O exposto indica então que o lírio da paz tem um certo nível de toxicidade, por isso é uma planta que deve ser mantida longe de nossos animais de estimação e para prevenção também de crianças. Além disso, é conveniente que, ao manuseá-lo, o façamos com luvas.

Conclusão

O lírio da paz é uma planta ornamental de interior muito popular em regiões quentes, devido à sua beleza e facilidade de cuidado, além disso, como não necessita de exposição direta ao sol, facilita sua manutenção interna em residências ou escritórios.

Por outro lado, tem vários significados associados à paz, harmonia, abundância e equilíbrio de energias. Todos esses aspectos, sem dúvida, fazem do lírio da paz uma ótima opção para melhorar a estética e naturalizar nossos espaços.

Foto da capa: Adriano Gadini

Referências

Extensão Cooperativa Clemson (2022). Lírio da paz. Disponível em: https://hgic.clemson.edu/factsheet/peace-lily/
Flora Fauna Web (2022). Spathiphyllum wallisii. Disponível em: https://www.nparks.gov.sg/florafaunaweb/flora/2/4/2465
Gibbens, S. (2019). Quais plantas de interior você deve comprar para purificar o ar? Nenhum deles. Disponível em: https://www.nationalgeographic.co.uk/environment-and-conservation/2019/11/which-houseplants-should-you-buy-to-purify-air-none-of-them
NC State University (s/f). Spathiphyllum. Disponível em: https://plants.ces.ncsu.edu/plants/spathiphyllum/
Rivera, I. (s/f). Plantas e Feng Shui, encha sua casa de energia. Disponível em: https://www.fengshuicrecer.com/plantas-y-feng-shui.html
Wismer, T. (2016). Plantas de oxalato de cálcio insolúveis. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-sciences/spathiphyllum

Participe do Grupo do Telegram 1
19 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − nove =

Você também pode gostar: