18.6 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 9, 2024

7 CAUSAS DA MORTE DE BOTÕES FLORAIS EM ORQUÍDEAS

É muito comum vermos nas orquídeas botões florais que não se desenvolvem, murcham, ficam amarelados, secos e morrem.

Cattleyas, Phalaenopsis e Dendrobiums são os gêneros mais afetados por esse problema.

Consequentemente, as florações dessas plantas ficam com poucas flores, ou até com nenhuma flor.

Este artigo explicará as 7 principais causas dos botões florais morrerem.

IMG 9346

1- Temperatura

Variações muito rápidas da temperatura ambiente ou temperaturas muito extremas são uma das principais causas da morte de botões florais.

Veja alguns exemplos:

  • A planta encontra-se em um local fresco (dentro de um supermercado ou floricultura) e é inserida em um ambiente quente (o carro que ficou no sol) ou vice versa;
  • Plantas sob condicionadores de ar colocadas em ambiente mais quente, como varandas, jardim, etc;
  • Dias muito quentes com noites frias. Essa mudança abrupta faz com que os botões sejam descartados pela planta.

2- Ventos

Correntes de vento frias ou quentes, no local em que a planta se encontra, sendo ele mais quente ou fresco, respectivamente, causam a morte dos botões florais.

Correntes de vento muito fortes também levam ao mesmo fim.

Curso orquídeas

3- Gases atmosféricos e de outras fontes

power plant 1892407 640

Os botões florais das orquídeas são a parte mais sensível dela.

Eles são sensíveis à fumaça de cigarros (qualquer tipo), poluição atmosférica, fumaça do escape de motor de carros, fumaça de fogões à lenha e gases como etileno ou metano.

O gás etileno é expelido pelas plantas polinizadas e por alguns frutos para amadurecerem, por isso é importante deixar as plantas floridas longe dessas fontes.

4- Excesso ou falta de luz

Tanto a falta quanto o excesso de luz são prejudiciais.

A falta não deixará os botões se desenvolverem adequadamente.

O excesso poderá causar o abortamento e queimaduras nos botões, principalmente se tiver iluminação direta.

5- Produtos químicos

Fertilizantes, inseticidas e fungicidas aplicados nos botões podem causar seus abortamentos.

Curso orquídeas

6- Água e umidade

Plantas com falta de umidade/água retiram esse elemento que lhes falta de alguma parte para sobreviver. Assim, fazem isso retirando água dos botões florais.

O excesso de água, além de favorecer o aparecimento de fungos, pode asfixiar as raízes da planta. Consequentemente, mesmo com muita água disponível, ela será incapaz de absorvê-la, fazendo com que a planta retire água dos botões florais.

7- Insetos

Insetos que se alimentam das flores, como os ácaros e os trips, também podem causar o abortamento dos botões florais, sendo a infestação muito grande.

Deve-se usar inseticidas e acaricidas para o correto controle desses insetos.

Conclusão

IMG 9710

Essas são as causas dos abortamentos dos botões florais nas orquídeas.

Algumas das causas citadas são difíceis de controlar, como a variação da temperatura diurna e noturna e a poluição atmosférica.

No entanto, há fatores passíveis de controle, bastando seguir as orientações corretas, como colocar as plantas em local adequado (sem correntes de vento) e fazer o controle periódico de insetos.

Quer aprender mais sobre o cultivo das Phalaenopsis?

Conheça um guia grátis sobre o cultivo de Phalaenopsis!

arrow

[button_1 text=”Saiba%20Mais!” text_size=”32″ text_color=”#000000″ text_bold=”Y” text_letter_spacing=”0″ subtext_panel=”N” text_shadow_panel=”Y” text_shadow_vertical=”1″ text_shadow_horizontal=”0″ text_shadow_color=”#ffff00″ text_shadow_blur=”0″ styling_width=”40″ styling_height=”30″ styling_border_color=”#000000″ styling_border_size=”1″ styling_border_radius=”6″ styling_border_opacity=”100″ styling_shine=”Y” styling_gradient_start_color=”#ffff00″ styling_gradient_end_color=”#ffa035″ drop_shadow_panel=”Y” drop_shadow_vertical=”1″ drop_shadow_horizontal=”0″ drop_shadow_blur=”1″ drop_shadow_spread=”0″ drop_shadow_color=”#000000″ drop_shadow_opacity=”50″ inset_shadow_panel=”Y” inset_shadow_vertical=”0″ inset_shadow_horizontal=”0″ inset_shadow_blur=”0″ inset_shadow_spread=”1″ inset_shadow_color=”#ffff00″ inset_shadow_opacity=”50″ align=”center” href=”http://pergunteaoagronomo.com.br/op-guia-gratuito-phalaenopsis/”/]

Gilberto
Gilbertohttps://pergunteaoagronomo.com.br/
Sou Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, possuo MBA em Agronegócios pela Esalq-USP. Tenho mais de 20 anos de experiência no cultivo de orquídeas e experiência internacional em hortaliças e frutiferas.

Artigos Relacionados

9 COMENTÁRIOS

  1. Tenho várias cathleyas e algumas estão com espatas, uma em especial saiu botoes só que para minha tristeza um já esta amarelando!Elas estão debaixo do sombrite 70% e tenho molhado elas todas as noites,não sei se caiu água na espata antes de abrir ou é porque está começando a esfriar aqui na minha cidade!Na verdade não sei o que aconteceu,aí agora até nem estou molhando mais!O que fazer?

    • Olá Rita, tudo bem? Pode ter relação com a temperatura sim e o fato de irrigar suas plantas durante a noite. Não se deve irriga-las nesse horário, é muito prejudicial por vários motivos: facilidade de infecção fungica, mudanças de temperaturas são intensificadas. Enfim, irrigue suas plantas sempre no comeo do dia ou final da tarde, nunca durante a noite.

  2. Bom dia , adoro orçquideas , tenho duas com sérios problemas imagino !!! Uma é a orquídea cara de macaco , nunca florou , e eu já a tenho a dois anos . . .a outra formou os botões , mas não abrem , o que poderia ser ? Lembrando que eu até troquei elas de lugar para ver se elas se sentem mais a vontade para florar e ficarem lindas e maravilhosas , só que também não deu certo . . .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11,909FãsCurtir
2,306SeguidoresSeguir
1,098SeguidoresSeguir
21,400InscritosInscrever
- Anúncio -

Últimos Artigos

- Anúncio -