É muito comum vermos nas orquídeas botões florais que não se desenvolvem, murcham, ficam amarelados, secos e morrem.
Cattleyas, Phalaenopsis e Dendrobiums são os gêneros mais afetados por esse problema.
Consequentemente, as florações dessas plantas ficam com poucas flores, ou até com nenhuma flor.
Este artigo explicará as 7 principais causas dos botões florais morrerem.
1- Temperatura
Variações muito rápidas da temperatura ambiente ou temperaturas muito extremas são uma das principais causas da morte de botões florais.
Veja alguns exemplos:
- A planta encontra-se em um local fresco (dentro de um supermercado ou floricultura) e é inserida em um ambiente quente (o carro que ficou no sol) ou vice versa;
- Plantas sob condicionadores de ar colocadas em ambiente mais quente, como varandas, jardim, etc;
- Dias muito quentes com noites frias. Essa mudança abrupta faz com que os botões sejam descartados pela planta.
2- Ventos
Correntes de vento frias ou quentes, no local em que a planta se encontra, sendo ele mais quente ou fresco, respectivamente, causam a morte dos botões florais.
Correntes de vento muito fortes também levam ao mesmo fim.
3- Gases atmosféricos e de outras fontes
Os botões florais das orquídeas são a parte mais sensível dela.
Eles são sensíveis à fumaça de cigarros (qualquer tipo), poluição atmosférica, fumaça do escape de motor de carros, fumaça de fogões à lenha e gases como etileno ou metano.
O gás etileno é expelido pelas plantas polinizadas e por alguns frutos para amadurecerem, por isso é importante deixar as plantas floridas longe dessas fontes.
4- Excesso ou falta de luz
Tanto a falta quanto o excesso de luz são prejudiciais.
A falta não deixará os botões se desenvolverem adequadamente.
O excesso poderá causar o abortamento e queimaduras nos botões, principalmente se tiver iluminação direta.
5- Produtos químicos
Fertilizantes, inseticidas e fungicidas aplicados nos botões podem causar seus abortamentos.
6- Água e umidade
Plantas com falta de umidade/água retiram esse elemento que lhes falta de alguma parte para sobreviver. Assim, fazem isso retirando água dos botões florais.
O excesso de água, além de favorecer o aparecimento de fungos, pode asfixiar as raízes da planta. Consequentemente, mesmo com muita água disponível, ela será incapaz de absorvê-la, fazendo com que a planta retire água dos botões florais.
7- Insetos
Insetos que se alimentam das flores, como os ácaros e os trips, também podem causar o abortamento dos botões florais, sendo a infestação muito grande.
Deve-se usar inseticidas e acaricidas para o correto controle desses insetos.
Conclusão
Essas são as causas dos abortamentos dos botões florais nas orquídeas.
Algumas das causas citadas são difíceis de controlar, como a variação da temperatura diurna e noturna e a poluição atmosférica.
No entanto, há fatores passíveis de controle, bastando seguir as orientações corretas, como colocar as plantas em local adequado (sem correntes de vento) e fazer o controle periódico de insetos.
Quer aprender mais sobre o cultivo das Phalaenopsis?
Conheça um guia grátis sobre o cultivo de Phalaenopsis!
[button_1 text=”Saiba%20Mais!” text_size=”32″ text_color=”#000000″ text_bold=”Y” text_letter_spacing=”0″ subtext_panel=”N” text_shadow_panel=”Y” text_shadow_vertical=”1″ text_shadow_horizontal=”0″ text_shadow_color=”#ffff00″ text_shadow_blur=”0″ styling_width=”40″ styling_height=”30″ styling_border_color=”#000000″ styling_border_size=”1″ styling_border_radius=”6″ styling_border_opacity=”100″ styling_shine=”Y” styling_gradient_start_color=”#ffff00″ styling_gradient_end_color=”#ffa035″ drop_shadow_panel=”Y” drop_shadow_vertical=”1″ drop_shadow_horizontal=”0″ drop_shadow_blur=”1″ drop_shadow_spread=”0″ drop_shadow_color=”#000000″ drop_shadow_opacity=”50″ inset_shadow_panel=”Y” inset_shadow_vertical=”0″ inset_shadow_horizontal=”0″ inset_shadow_blur=”0″ inset_shadow_spread=”1″ inset_shadow_color=”#ffff00″ inset_shadow_opacity=”50″ align=”center” href=”http://pergunteaoagronomo.com.br/op-guia-gratuito-phalaenopsis/”/]
amo orquídeas porém, não tenho muito espaço mesmo assim quero cada vez mais aprender sobre essas encantador4as meninas.
Aprendi muito, felizmente encontrei um site que respondeu minhas dúvidas
Ahhh, que legal Sonia! Espero continuar te ajudando! 🙂
Não precisa ter muito espaço em casa para cultivar, Sonia. Veja só o novo artigo no site falando sobre cultivo em apartamento: http://pergunteaoagronomo.com.br/orquideas-apartamento/
Tenho várias cathleyas e algumas estão com espatas, uma em especial saiu botoes só que para minha tristeza um já esta amarelando!Elas estão debaixo do sombrite 70% e tenho molhado elas todas as noites,não sei se caiu água na espata antes de abrir ou é porque está começando a esfriar aqui na minha cidade!Na verdade não sei o que aconteceu,aí agora até nem estou molhando mais!O que fazer?
Olá Rita, tudo bem? Pode ter relação com a temperatura sim e o fato de irrigar suas plantas durante a noite. Não se deve irriga-las nesse horário, é muito prejudicial por vários motivos: facilidade de infecção fungica, mudanças de temperaturas são intensificadas. Enfim, irrigue suas plantas sempre no comeo do dia ou final da tarde, nunca durante a noite.
Bom dia , adoro orçquideas , tenho duas com sérios problemas imagino !!! Uma é a orquídea cara de macaco , nunca florou , e eu já a tenho a dois anos . . .a outra formou os botões , mas não abrem , o que poderia ser ? Lembrando que eu até troquei elas de lugar para ver se elas se sentem mais a vontade para florar e ficarem lindas e maravilhosas , só que também não deu certo . . .
Bom dia! Tenho um artigo só sobre a orquídea cara de macaco (Dracula simia), dá uma olhadinha neste link aqui: https://pergunteaoagronomo.com.br/orquidea-cara-de-macaco/
Observe se o seu cultivo está parecido com as instruções do artigo.
[…] Porque minhas orquídeas não abrem as flores? Existem diversos motivos que podem causar esse problema, por exemplo, pragas que ficam nas flores. Para saber melhor, veja este artigo. […]