Plantas para terrários são espécies muito especiais que valorizam o mini ambiente e o deixam muito mais harmônico.

Os terrários são mini jardins em recipientes de vidro, cerâmica, madeira ou plástico, que se popularizaram no mundo dos apaixonados por plantas.

A proposta desses pequenos jardins é de levar vida, por meio das plantas, até para ambientes internos com pouco espaço.

Os mini jardins podem ser feitos de recipientes abertos ou fechados, nesse caso, usando-se vidros com tampa. Eles criam um verdadeiro ecossistema e no caso dos fechados, sustentável. Isso porque a água circula em um ciclo contínuo de absorção, transpiração e condensação.

plantas no terrário
Fonte: Katarzyna Modrzejewska

Para montar terrários, tanto abertos, quanto fechados, é importante escolher as espécies vegetais mais adequadas. Isso porque nos abertos, a água é perdida com mais facilidade para o ambiente e, portanto, plantas como musgos não são indicadas para esses terrários. Já os fechados, mantém a umidade por muito mais tempo e cactos e suculentas não podem ser utilizados nesses mini jardins.

Para ajudar você a não errar na escolha das plantas para cada tipo de terrário, criamos esse artigo com algumas dicas.

Plantas para terrários abertos

Cactos e suculentas

Falou em “plantas para terrários abertos”, automaticamente já se pensa nos cactos e suculentas. Isso porque essas plantas armazenam água em suas estruturas vegetais e precisam de local arejado e solo bem drenado para de se desenvolverem.

Além disso, também precisam de sol e terrários abertos, se expostos ao sol, viram verdadeiras estufas. Existem várias espécies de cactos e suculentas. Alguns com flores, outros com cores bastante ornamentais e que juntos, contrastam entre si e criam lindos minijardins.

plantas para terrários cactos e suculentas
Photo by Timi Keszthelyi

Mini espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)

A espadinha é uma planta herbácea com folhas muito ornamentais, podendo ser encontradas na cor verde acinzentada ou mais escuro e também com bordas amarelas, o que conferem sua capacidade de ornamentar.

São plantas pouco exigentes em água, sendo recomendado o plantio em solos bem drenados. Semelhantes aos cactos e suculentas.

Peperômia marrom (Peperomia caperata)

Essa plantinha é herbácea, de folhas ovaladas, bastante atrativas e que produzem flores pequenas, brancas e que lembram uma espiga.

Gosta de luz difusa, solo bem drenável, pouca umidade e por ser bastante ornamental, embeleza os terrários, sozinha ou com outras espécies de peperômia e/ou de outras plantas.

Ripsális (Rhipsalis spp.)

A Ripsális é uma prima dos cactos e apesar de suportar algumas horas de sol pleno, pode, tranquilamente, ser mantida em ambientes internos, como salas e quartos, desde que bem iluminados e arejados.

Tem a capacidade de armazenar grandes quantidades de água, por isso deve-se ter o cuidado com regas em excesso.

Unha de gato (Ficus primula)

É uma planta muito ornamental, com folhas ovaladas e variegatas.

Tem hábito de crescimento do tipo trepadeira e, portanto, cresce verticalmente, podendo formar mini paredes verdes e cercas vivas.

Adaptada à meia sombra, não tolera sol muito forte, mas precisa estar em área iluminada e arejada.

plantas para terrários unha de gato
Fonte: Elo7

Mini palmeira (Chamaedorea elegans)

Essa mini palmeira gosta de meia sombra e é bastante ornamental. Pode ser encontrada em diversos tamanhos e a escolha do porte ideal vai depender do tamanho do recipiente.

A rega deve ser feita com frequência, a depender se o solo estiver seco, mas diariamente é importante borrifar água nas folhas.

Uma das plantas para terrários mais utilizadas e dão um charme especial ao seu mini jardim.

Mini antúrio (Anthurium andraeanum)

Muito ornamental, pelo formato e brilho das folhas e pelas brácteas (folhas modificadas ) que podem assumir diferentes cores, dentre elas o vermelho, amarelo e rosa.

plantas para terrários mini antúrio
Fonte: Pinterest

Necessita de pouco sol, mas de boa claridade, podendo o excesso de sol forte queimar e matar as plantas. Portanto, podem ser mantidos em terrários abertos, dentro de casa, apesar de também poderem ser usados em terrários fechados.

Morceguinho (Hemigraphis alternata)

O morceguinho é uma planta de coloração arroxeada e que, portanto, precisa de algumas horas de sol para manter a cor de suas folhas.

É uma planta que cresce horizontalmente e consegue fazer uma boa forração,tem a capacidade de fazer lindos contrastes com plantas de outras cores e texturas.

Jibóia (Epipremnum pinnatum)

A planta jibóia é muito rústica e de fácil cultivo, além de bastante ornamental, tem a capacidade de filtrar o ar, absorvendo gases tóxicos.

Ela também serve como forração e por ser de meia sombra, pode fazer composição com a mini palmeira e o mini antúrio, por exemplo.

Mini lírio da paz (Spathiphyllum wallisii)

O mini lírio é uma planta destinada a áreas internas e de meia sombra, precisando de luz indireta para florescer.

Por representar boas vibrações ao ambiente e também ser uma planta purificadora, é uma excelente opção para decoração indoor. É uma planta mais exigente em água do que cactos e suculentas, portanto não é interessante fazer composição entre elas.

plantas para terrários mini lírio da paz

Planta Bônus – Mini e micro orquídeas

plantas para terráriosorquídeas

As orquídeas são uma das poucas espécies de plantas com flor que podem ser usadas dentro de terrários abertos (e algumas em terrários fechados também) e por isso são uma peça chave para a criação de mini jardins mais coloridos.

Há uma grande diversidade de cores de flores, o que permite brincar com a imaginação. Precisam estar sempre em local iluminado e o interessante é que pode-se criar uma espécie de floresta para a orquídea dentro do terrário, imitando assim o habitat natural de várias espécies.

A maior parte das orquídeas são epífitas, portanto devem ser plantada diretamente em musgo (esfagno) ou então fazer um arranjo colocando um pedaço de madeira para a planta dentro do terrário.

Micro orquideas Pumpkin Beth
Fonte: Pumpkin Beth

Algumas das plantas para terrários abertos também podem ser usadas em terrários fechados, como o mini lírio da paz, a mini palmeira, o mini antúrio e a jibóia. Listamos abaixo outras espécies ideais para esse tipo de mini jardim.

Plantas para terrários fechados

Musgos (Bryophytas)

Os musgos são plantas muito pequenas, de ocorrência em locais úmidos e, portanto, perfeitos para terrários de qualquer porte. Eles dão acabamento aos minijardins, podendo fazer a forração do substrato e formar lindos tapetes e arbustos verdes.

São considerados planta coringa para esse tipo de terrário.

plantas para terrários musgos
Fonte: Plante Decore

Planta mosaico (Fittonia albivenis)

As espécies de fitonias, assim como os musgos, são consideradas plantas coringas para os terrários fechados.

São muito sensíveis à falta de água e a umidade interna dos terrários fechados, faz com que se mantenham sempre de pé.

Por terem as nervuras das folhas bem evidentes e cores vibrantes, são bastante ornamentais e formam lindas composições, principalmente com os musgos.

plantas para terrários fitonia
Fonte: Reddit


Brilhantina (Pilea microphylla)

Popularmente conhecida como brilhantina, essa planta para terrários é a mais fácil de ser encontrada. Se você possui orquídeas, com toda certeza já a vi crescendo no vaso delas, como se brotassem do nada.

plantas para terrários brilhantina
Fonte: Terrários Húmus da Mata Atlântica

Os terrários formados com essas plantas ficam muito verdes e com aspecto de “mata” dentro.

brilhantina no muro
Fonte: Biologia da paisagem

Bromélia criptantus (Cryptanthus bivittatus)

Essa planta que lembra uma estrela, pode ser encontrada com folhas verdes, avermelhadas ou rosas. Essas duas últimas, por terem cores mais vibrantes, são mais usuais em terrários, exatamente para trazer mais cor ao mini jardim.

Assim como a grande maioria das espécies comentadas aqui, precisa de luz solar e não devem ter excesso de água.

plantas para terrários bromélia
Fonte: BookMyFlowers

Mini samambaia havaiana (Nephrolepsis exaltata)

Essa planta é a miniatura de uma das espécies vegetais mais antigas, que se tem registro. É uma planta de meia sombra e que exige solo úmido e ambientes protegidos de correntes de vento.

O que torna um terrário fechado, ideal para ela, apesar de também poder ser mantida em terrários abertos.

Nephrolepis exaltata - mini samambaia
Fonte: Black Jungle Terrarium Supply

Hera inglesa (Hedera Helix)

Essa planta trepadeira, de folhas verdes ou variegatas e com um formato que lembra um coração, é uma outra opção para terrários fechados. Por ter um bom desenvolvimento, pode atingir tamanhos e volumes que demandam um espaço proporcional. Seja um recipiente mais alto ou mais largo.

plantas para terrários hera inglesa
Fonte: Kudos PRS Chartered Accountants

Barba de Moisés (Soleirolia soleirolii)

A barba de Moisés é também conhecida como lágrimas de bebê, pois tem folhas delicadas.

Gosta de sombra ou meia sombra e solo úmido. É uma planta com pequeninas folhas, de formato ovalado e que cresce rasteira, podendo formar lindos tapetes ou arbustos verdes dentro do minijardim. Pode ser usada em terrários abertos também.

plantas para terrários - barba de moises
Fonte: Global Garden Lab

Planta confete (Hypoestes phyllostachya)

Essa planta lembra muito a fitonia, de tão ornamental e variada nas cores. A textura e beleza das suas folhas, permite a criação de lindas composições com outras espécies e dá uma maior alegria ao terrário.

Precisa de luz indireta e solo úmido, o que o microclima do terrário fechado proporciona.

plantas para terrários - palnta confete
Fonte: Mid Western Jungle

Maranta pena de pavão (Maranta leuconeura)

O desenho das folhas dá o nome a essa planta que provê um ar tropical ao terrário, podendo ser usada na composição com outras espécies de Marantas ou de outras folhagens.

É uma planta que exige luz do sol, onde a falta faz com que suas folhas fechem, mesmo durante o dia. A falta de água também faz com as folhas se fechem.

plantas para terrários - maranta pena de pavão
Fonte: Inhabitat

Aspargo samambaia (Asparagus setaceus)

Uma planta que lembra uma pequena árvore e pode dar altura na composição do mini jardim.

Além de imponente, é muito ornamental e pode ser composta com outras espécies ou ser mantida sozinha no terrário.

Por lembrar um pinheiro, pode ser usada para criar jardins orientais. É uma excelente opção para a criação de peças com a temática de natal.

plantas para terrários- aspargo samambaia
Fonte: Mino

Conclusão

Algumas plantas podem ser usadas tanto em terrários abertos, como em fechados. É muito importante saber essa informação, para que o minijardim seja sustentável e se mantenha vivo por muito tempo.

Além de conhecer sobre a necessidade da planta quanto à ambientes mais ou menos úmidos, é importante conhecer sobre exigência em energia solar e sobre seu hábito de crescimento: se ereto ou rasteiro, por exemplo.

Essas informações vão garantir que além de sustentável, o mini jardim seja esteticamente lindo.

Participe do Grupo do Telegram 1
36 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 13 =

Você também pode gostar: