23.5 C
São Paulo
quinta-feira, fevereiro 22, 2024

Cultivando Kohleria: A Planta das Flores Vibrantes

Conhecida por suas flores tubulares incrivelmente coloridas em tons quentes como vermelho, laranja e amarelo, Kohleria é uma planta que chama atenção.

Se você deseja adicionar uma explosão vibrante de cor à sua casa ou jardim, cultivar Kohleria é uma excelente maneira de fazê-lo. Mesmo os polênzinhos têm uma cor incomum!

E não se preocupe, essa planta é mais fácil de cultivar do que seu visual exótico pode sugerir. Basta seguir alguns cuidados chave que vou contar agora.

Vamos mergulhar nas dicas, truques e segredos para cultivá-la como todo especialista!

Nome popularKohleria
Nome científicoKohleria spp.
FamíliaGesneriaceae
Tipo de plantaHerbácea
Tamanho30 a 60 cm
IluminaçãoMeia sombra / Sol filtrado
SoloOrgânico e bem drenado
RegaModerada
pHLevemente ácido: 6.1 – 6.5
Época de floraçãoPrimavera / Verão
Cor das FloresVermelho, laranja, amarelo
OrigemAmérica Central e Norte da América do Sul (regiões montanhosas)
ToxicidadeNão tóxica

Origem da Kohleria

Antes de nos aprofundarmos nas dicas práticas de cultivo, é crucial entender as origens dessa planta encantadora.

Everblooming Houseplants
Fonte: Everblooming Houseplants

Pertencente à família Gesneriaceae, essa beleza tropical é originária das Américas Central e do Sul, a Kohleria conquistou jardineiros ao redor do mundo com sua adaptabilidade e graciosidade. Conhecer suas raízes contribui para proporcionar o ambiente ideal para seu desenvolvimento.

Características da Kohleria

A folhagem se destaca por apresentar formatos contrastantes, que variam de ovaladas até profundamente recortadas e com vincos, lembrando rendas. Algumas espécies possuem coloração púrpura nas folhas, enquanto outras são majoritamente verdes.

O que realmente atrai atenção nessa planta são as flores tubulares em tons vibantes de vermelho, laranja e amarelo, semelhantes a trombetas. Elas surgem em explosões de cor que alegram qualquer ambiente.

Assim como outros membros da família Gesneriaceae, as diminutas sementes são envoltas por uma polpa doce e pegajosa. Isso serve para atrair formigas, que ajudam a dispersá-las para novos locais de germinação.

Flores da Kohleria
Fonte: Wikipedia

Outra particularidade da espécie é o caule principal que tende a lignificar com o tempo, ganhando uma casca marrom típica. Ou seja, o caule envelhece adquirindo aparência de madeira. Porém, mesmo nesse estado, continua surgindo novos brotos viçosos.

Escolhendo um Local Ensolarado

Como uma planta usada para climas montanhosos e tropicais, a Kohleria precisa de luminosidade para prosperar, mas sem sol direto.

Eu recomendo colocá-la perto de uma janela clara e brilhante que receba no mínimo 4 horas de luz solar filtrada por dia. Assim seus botões florais desabrocharão com muita facilidade!

Regando de Maneira Consistente

Kohlerias não gostam de ter suas raízes completamente secas por longos períodos. Mas cuidado, encharcá-las demais também é prejudicial!

A melhor técnica é regar profundamente sempre que o solo estiver seco por um tempo, aproximadamente 2 a 3 vezes por semana. Isso promove um sistema radicular saudável.

Dica extra: coloque seixos no fundo do vaso para facilitar o dreno e evitar acúmulo de água.

Usando um Solo Rico, Poroso e Bem Drenado

O segredo para que suas plantas floresçam em abundância é um substrato nutritivo, poroso e que não compacte.

Eu misturo 2 partes de terra vegetal, 1 parte de composto orgânico e 1 parte de perlita ou vermiculita. Essa mistura equilibrada sustenta as raízes delicadas sem encharcar.

Adubos líquidos duas vezes no mês também fornecem um impulso extra de nutrientes para máximo crescimento.

Conservando Temperatura

Sendo da montanha, Kohlerias se sentem melhor em temperaturas relativamente frias pelo padrão tropical – entre 13°C a 24°C.

Kohlerias perto da janela
Fonte: Gesneriad Reference Web

Mantenha sua planta longe de correntes de ar, aquecedores e da luz solar direta para impedir danos às folhas e botões.

Temperaturas oscilantes também são ruins. Então encontre um cantinho com clima estável em sua casa!

Podando para mais Flores

Podar corretamente fará sua planta ramificar e florescer mais! Corte acima de um par de folhas sadias, deixando cerca de 2 a 5 cm do caule.

Faça isso quando a floração diminuir ou a planta ficar desequilibrada. Novos brotos surgirão, rendendo vigor renovado e ainda mais daquelas lindas flores!

Cuidando de Pragas Comumentes

Kohlerias ocasionalmente sofrem com pulgões, cochonilhas farinhentas e trips. Fique atento e aja rápido usando sprays naturais ou água com sabão de coco.

Isolar plantas infestadas e cortar partes muito comprometidas também ajuda. Lembre-se, prevenir é melhor do que remediar!

Principais Espécies de Kohleria

Existem cerca de 15 espécies descritas do gênero Kohleria. Apesar de parecidas, cada uma tem suas particularidades. Vejamos algumas das mais populares:

K. amabilis

Considerada uma espécie pequena, alcança só 25 cm de altura. Produz flores tubulares de coloração vermelho-alaranjada ou rosa. As folhas são verde médio com margens onduladas.

Kohleria amabilis
Fonte: Wikipedia

K. hirsuta

Distingue-se por sua folhagem densa e peluda. As flores também são peludas, em tom de vermelho-alaranjado, nascendo do centro dos tufos de folhas. Chega até 50 cm de altura.

Kohleria hirsuta

K. spicata

Caracteriza-se pelas inflorescências em espigas com várias flores tubulares justapostas, lembrando mini hortênsias. A cor das flores varia do vermelho ao amarelo. Seu porte é intermediário.

Kohleria spicata
Fonte: BioDiversity4All

K. amabilis var. bogotensis 

Endêmica das regiões montanhosas da Colômbia. Produz flores vermelho-alaranjadas com centros amarelados que são bem grandes em relação às folhas. Também se destaca pelo bronzeado nas folhas e caule.

Kohleria amabilis var. bogotensis 
Fonte: World of Flowering Plants

Kohleria tigridia

Híbrido interespecífico muito cultivado por seu porte compacto e floração abundante. As flores são predominantemente vermelhas com pontos amarelos na garganta. As folhas têm aparência manchada.

Kohleria tigridia
Fonte: BioDiversity4All

Conclusão

Com um pouco de atenção aos seus requisitos de luz, água, temperatura e poda, sua recompensa será uma planta Kohleria exuberante e florida para decorar seu espaço.

É uma daquelas plantas irresistíveis que atraem muitos elogios de visitantes! Então porque não dar uma chance a essa beleza?

Perguntas Frequentes

Quais são os sinais que minha Kohleria precisa ser regada?

As folhas começam a murchar e ficar meio escuras. O solo também ficará muito leve e seco ao toque.

Posso plantar Kohleria no meu jardim?

Sim, desde que a temperatura média seja adequada e ela receba sombra ou meia sombra. Kohlerias são sensíveis ao sol pleno.

Qual o tamanho máximo que uma Kohleria atinge?

Cerca de 30 a 60 cm de altura e largura quando maduras. Mas podem ser mantidas menores com poda regular.

Kohleria floresce o ano todo?

Não necessariamente o ano todo, mas tendem a ter longos períodos de floração se cultivadas corretamente. Muitas também rebrotam depois que a primeira leva de flores cai.

Preciso usar fertilizante?

Adubação quinzenal com fertilizante diluído para plantas floreiras irá ajudar sua Kohleria a se desenvolver melhor e produzir mais flores.

Posso cultivar Kohleria em apartamento?

Sim! Elas se saem muito bem como plantas de interior. Apenas posicione em uma janela clara e lembre de regar regularmente.

Minha Kohleria está perdendo folhas e botões, o que fazer?

Verifique se ela não está em local muito ensolarado ou frio. Também pode ser falta de água. Corrija essas condições e os danos devem parar.

Como propagar novas mudas?

Faça estacas com pelo menos 2 folhas e 1 nó, plante em substrato úmido e coloque sob uma cloche plástica. Regue sempre que o solo secar e brotos surgirão!

Gilberto

2ff167582d05bd77c691dabdd36e6e68

Engenheiro Agrônomo, formado pela UFV. Quer ajudar você a ter plantas sempre bonitas e floridas.

Gilberto
Gilbertohttps://pergunteaoagronomo.com.br
Engenheiro Agrônomo, formado pela UFV. Quer ajudar você a ter plantas sempre bonitas e floridas.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11,909FãsCurtir
2,306SeguidoresSeguir
1,098SeguidoresSeguir
21,400InscritosInscrever
- Anúncio -

Últimos Artigos

- Anúncio -