17.2 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

Como Cultivar Alpínia Em Casa: Dicas Práticas!

A Alpínia, uma planta exótica e deslumbrante, é muito apreciada por suas flores vistosas e coloridas. Ela é capaz de dar um toque especial ao seu jardim ou até mesmo dentro de casa.

Ao ler este artigo, você vai aprender como cultivar Alpínia, além de conhecer suas características e como aproveitá-la na decoração. E, no final, você verá as perguntas mais frequentes, para que não fique nenhuma dúvida.

Então, vamos começar? 😉

Nome popularGengibre vermelho, alpínia
Nome científicoAlpinia purpurata
FamiliaZingiberaceae
Tipo de plantaPerene
Tamanho4 metros de altura, 1,5 metros de largura da touceira
IluminaçãoSol pleno ou meia sombra
SoloBem drenado, rico em matéria orgânica
pH5,5 a 6,5
Época de floraçãoAno todo
Cor das FloresBrancas
OrigemIlhas do Pacífico Ocidental
ToxicidadeTóxica para pets se ingerida em grandes quantidades

Origem

A Alpinia purpurata é nativa das Ilhas do Pacífico Ocidental, nas florestas úmidas tropicais, especialmente no norte da Austrália como a Nova Calcedônia, Ilhas Salomão, Ilhas Virgens, Arquipélago Bismarck e Bougainville, áreas de clima quente e úmido com altitudes que variam de 0 a 1.000 metros acima do nível do mar.

Desde a sua introdução em outras partes do mundo, essa planta tornou-se popular como planta ornamental, devido à sua beleza, flores vistosas e durabilidade no jardim.

Características da planta

A planta pertence à família Zingiberaceae, mesma família do gengibre e da cúrcuma, por isso possui como nome popular gengibre vermelho. Possui propriedades únicas que a tornam uma planta reverenciada na medicina tradicional e na culinária.

As folhas do gengibre vermelho são grandes e lanceoladas com nervuras distintas e textura áspera. Possui flores pequenas, tubulares, brilhantes e brancas.

Alpinia purpurata Plant Identifier Pl@ntNet
Fonte: Plant Identifier – Pl@ntNet

O vermelho que chama a atenção e dá o contraste no meio das folhagens verdades são brácteas, folhas modificadas.

Alpinia purpurata Kanoa Hawaii
Fonte: Kanoa Hawaii

A raiz da planta é um rizoma subterrâneo, carnudo e comestível que se assemelha ao gengibre.

São plantas perenes e podem atingir uma altura de 4 metros e aproximadamente 1,5 metros de largura (expansão da touceira).

Como cultivar Alpinia purpurata

O gengibre vermelho é uma planta versátil e fácil de cultivar, sendo uma boa opção para quem procura uma planta ornamental de baixa manutenção. Embora a planta seja nativa dos trópicos, ela pode ser cultivada com sucesso em outras partes do mundo, desde que sejam fornecidos os devidos cuidados.

Alpinia purpurata Plantslive

Iluminação

A alpínia adora luz, mas não exatamente sol direto. O ideal é cultivá-la em locais de meia-sombra, com luz solar filtrada por algumas horas do dia. Se você for colocá-la dentro de casa, escolha um local com boa iluminação natural, mas sem incidência direta do sol.

Alpinia purpurata Urban Tropicals
Fonte: Urban Tropicals

Irrigação

Essa planta não gosta de solo seco, portanto, é importante manter a terra sempre úmida, mas sem encharcar. Regue a alpínia regularmente, de duas a três vezes por semana, dependendo do clima e das condições do solo.

Em épocas mais quentes e secas, a frequência de rega pode ser maior.

Solo

Ela prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Um bom adubo orgânico misturado com terra vegetal e areia formará um solo ideal para seu cultivo. É interessante adubar a planta a cada três meses, para garantir um crescimento saudável e flores exuberantes.

O pH ideal do solo para cultivar Alpínia é entre 5,5 e 6,5, ou seja, ligeiramente ácido. No entanto, essa planta pode tolerar variações no pH do solo, desde que as condições de umidade e drenagem sejam adequadas.

Plantio

Para plantar a gengibre vermelho, escolha um local com as condições de iluminação e solo adequadas. Faça um buraco um pouco maior que o torrão da planta e adicione um pouco de adubo orgânico na terra da cova. Em seguida, coloque a alpínia no buraco e complete com a mistura de terra, adubo e areia. Regue bem após o plantio, para que a terra se acomode ao redor das raízes.

Alpinia purpurata The Lexicon
Fonte: The Lexicon

Temperatura

A alpínia é uma planta tropical, o que significa que ela se desenvolve bem em temperaturas mais quentes, entre 18 e 30°C. Ela pode tolerar temperaturas mais baixas por curtos períodos, mas é sensível a geadas e temperaturas muito frias.

Propagação

A propagação da alpínia é feita através da divisão das touceiras, preferencialmente no final do inverno ou início da primavera. Basta separar uma parte da planta com cuidado para não danificar as raízes, e plantá-la em um novo local, seguindo as orientações de plantio.

Nas inflorescências vermelhas, podem surgir mudas da planta que podem ser destacadas e plantadas onde desejar, aconselho que primeiramente coloque as mudinhas em um vaso até que fiquem mais fortes para serem transplantadas no local definitivo.

image 1
Fonte: Youtube Vida no Jardim

Época de floração

A época de floração da alpínia pode variar dependendo da espécie e da região onde cresce. No entanto, em geral, essa planta tende a florescer nos meses mais quentes do ano, principalmente na primavera e no verão.

Alpinia purpurata Bamboo Land
Fonte: Bamboo Land

Em climas tropicais, pode florescer o ano todo. As flores de alpínia costumam ser muito vistosas e dão um contraste muit bonito, tornando-as uma escolha popular para paisagismo e jardinagem.

Usos da Alpínia no jardim

O gengibre vermelho é uma planta de grande valor paisagístico, muito utilizada em jardins, canteiros e vasos decorativos. As suas lindas e vibrantes inflorescências em tons de vermelho, rosa ou branco conferem um toque exótico e tropical a qualquer espaço ajardinado.

Alpinia purpurata GardensOnline
Fonte: GardensOnline

No jardim, a alpínia pode ser cultivada em grupos ou como plantas individuais em combinação com outras plantas ornamentais tropicais, palmeiras, helicônias, costelas-de-adão e outras. A planta também pode ser usada para criar cercas-vivas ou como planta de fundo em canteiros de flores.

Alpinia purpurata Plantas Vasos Webnode
Fonte: Plantas & Vasos

Por ser uma planta de médio a grande porte, a alpínia funciona melhor em jardins grandes e espaçosos. Pode ser plantada em um local de destaque no jardim, como perto da entrada da frente de uma casa ou em um jardim tropical. Também é uma ótima opção para preencher espaços vazios ao redor de piscinas ou fontes. Quando cultivado em vasos, o gengibre vermelho pode ser usado para decorar um terraço, varanda ou área de lazer ao ar livre.

Perguntas frequentes

A Alpínia pode ser cultivada em vasos?

Sim, desde que o vaso seja grande o suficiente para acomodar o desenvolvimento da planta e tenha uma boa drenagem. Mas como forma touceiras grandes, será necessário fazer manutenções periódicas para diminuir a touceira e aumentar o tamanho do vaso a medida que a planta for crescendo.

Como podar a Alpínia?

A poda é importante para manter a planta saudável e estimular o florescimento. Remova as folhas e flores secas e faça uma poda de limpeza, eliminando galhos em excesso ou malformados.

A Alpínia atrai insetos ou pragas?

Em geral, a Alpínia não sofre com pragas ou doenças, mas é importante ficar atento às condições de cultivo para evitar problemas.

A Alpinia purpurata é uma planta medicinal?

Ela possui propriedades medicinais. Seus rizomas e folhas possuem óleos essenciais com propriedades antifúngicas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

A Alpinia purpurata é tóxica para animais?

Ela contém compostos tóxicos como flavonoides que podem causar intoxicação em animais como cães, gatos, aves e roedores se ingerida em grandes quantidades. Portanto, é recomendado manter a planta longe do alcance de animais.

Jardins com Alpinia purpurata

Alpinia purpurata garden Tirol Plantas
Fonte: Tirol Plantas
Alpinia purpurata GardensOnline 1
Fonte: GardensOnline
Alpinia purpurata CirculodoVerde
Fonte: CirculodoVerde
Alpinia purpurata jardim Demonstre
Fonte: Demonstre
Alpinia purpurata jardim Diego oliveira noticias
Fonte: Diego oliveira noticias
Alpinia purpurata Heartyculture Nursery
Fonte: Heartyculture Nursery
Forest and Kim Starr
Fonte: Flickr Forest and Kim Starr
Kyle Wicomb
Fonte: Flickr Kyle Wicomb
Alpinia purpurata Flickr Forest and Kim Starr
Fonte: Flickr Forest and Kim Starr
Carousell Malaysia
Fonte: Carousell Malaysia

Conclusão

Em resumo, a Alpínia é uma planta exótica e deslumbrante que traz um toque de beleza tropical para qualquer ambiente em que é cultivada. Com suas flores vistosas e coloridas, ela é uma excelente opção para quem deseja criar um jardim tropical ou para decorar um espaço interno. Além disso, a Alpínia é fácil de cultivar, exigindo pouca manutenção e cuidados simples, como rega regular e solo bem drenado.

Com as informações fornecidas neste artigo, você tem tudo o que precisa para cultivar a Alpínia com sucesso e desfrutar de suas belas flores por muitos anos. Então, não perca tempo e comece a cultivar essa planta incrível agora mesmo!

Gilberto
Gilbertohttps://pergunteaoagronomo.com.br/
Sou Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, possuo MBA em Agronegócios pela Esalq-USP. Tenho mais de 20 anos de experiência no cultivo de orquídeas e experiência internacional em hortaliças e frutiferas.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11,909FãsCurtir
2,306SeguidoresSeguir
1,098SeguidoresSeguir
21,400InscritosInscrever
- Anúncio -

Últimos Artigos

- Anúncio -