22.8 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Produza Tomate-cereja Em Casa Com Essas Dicas Infalíveis

O tomate-cereja é um alimento bem conhecido se você gosta de jardinagem ou é apenas um fã de alimentos frescos e saborosos.

Com seu tamanho pequeno e sabor suculento, esta variedade de tomate conquistou paladares em todo o mundo e é uma escolha fantástica para a jardinagem doméstica.

Neste artigo, vamos explorar todos os aspectos relacionados ao cultivo do tomate-cereja, desde a sua origem até os cuidados necessários para garantir uma colheita abundante e saborosa.

Como cultivar tomate-cereja
Nome popularTomate-cereja
Nome científicoSolanum lycopersicum var. cerasiforme
FamíliaSolanaceae
Tipo de plantaPlanta anual
TamanhoAté 1 metro de altura
IluminaçãoPelo menos 6 horas de sol por dia
Solo pH6,0 a 6,8
Época de floraçãoVerão e outono
Cor das FloresAmarelas
OrigemAméricas Central e do Sul
ToxicidadeNão é tóxico

Origem

O tomate-cereja é uma variedade de tomateiro muito apreciada por seu sabor adocicado e tamanho pequeno. Sua origem é nas Américas Central e do Sul, mais especificamente no Peru e no sul do México. 

Alguns historiadores afirmam que o tomate pode ser originário do sul do México, enquanto outros afirmam que é do Peru. Era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos.

Inicialmente, o tomate era tido como venenoso pelos europeus e cultivado apenas para efeitos ornamentais, supostamente por causa de sua conexão com as mandrágoras, variedades de Solanáceas usadas em feitiçaria. 

Somente no século XIX é que o tomate passou a ser consumido e cultivado em escala cada vez maior. O tomate-cereja é cultivado desde pelo menos o início dos anos 1800.

A espécie se espalhou pelo mundo depois da colonização das Américas pelos europeus. Hoje em dia, o tomate-cereja é uma variedade muito popular e amplamente cultivada em todo o mundo. Existem diversas variedades de tomate-cereja, cada uma com suas características próprias.

Banner pragas tomate

Características da planta

O tomate-cereja é uma planta de porte baixo, que pode atingir até 1 metro de altura. Suas folhas são verdes e suas flores são amarelas. 

folhas do tomate-cereja
Fonte: Garden Betty

Os frutos são pequenos e redondos, com cerca de 2 cm de diâmetro. Cada cacho de tomate-cereja pode produzir de 25 a 35 frutos. Cada fruta pesa de 15 a 35 gramas. A maioria dos tipos de tomate-cereja é vermelha, mas existem variedades amarelas e laranjas.

frutos do tomate-cereja
Fonte: Eden Brothers

O tomate-cereja é uma variedade de tomate que possui frutos pequenos, com 2 a 3 centímetros de diâmetro, duas cavidades e polpa fina. Eles podem se rachar devido crescimento súbito e rápido do fruto, geralmente devido à absorção excessiva de água pela planta ou devido a mudanças ambientais, como a mudança de condições frias e úmidas para quentes e secas, podem acelerar esse crescimento súbito.

tomates-cerejas rachando
Fonte: Reddit

Como cultivar tomate-cereja

Veja informações essenciais sobre como cultivar tomate-cereja de forma bem-sucedida.

Iluminação ideal

O tomate-cereja precisa de bastante luz solar para se desenvolver bem. Ele deve ser cultivado em um local que receba pelo menos 6 horas de sol por dia.

O desenvolvimento do tomateiro está diretamente relacionado à eficiência com que a planta utiliza a radiação solar, por meio do processo de fotossíntese. Sendo assim, é importante que a planta seja cultivada em um local com bastante sol e pouca sombra.

Além disso, a quantidade de açúcares no tomate também é influenciada pela radiação solar. Baixos níveis de luminosidade na fase de desenvolvimento da planta são responsáveis pela maior incidência de frutos ocos e também pela redução dos açúcares.

iluminação ideal do tomate-cereja
Fonte: The Vegan Atlas

Irrigação

O tomate-cereja precisa de regas regulares para se desenvolver bem. O solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado. É muito importante evitar molhar as folhas da planta para prevenir doenças.

irrigação tomate-cereja
Fonte: Home For The Harvest

Solo ideal de cultivo

O tomate-cereja precisa de um solo fértil e bem drenado para se desenvolver bem. É recomendado misturar terra vegetal com composto orgânico antes de plantar as mudas.

solo cultivo tomate-cereja
Fonte: Bonnie Plants

Local ideal para cultivo

O tomate-cereja pode ser cultivado em vasos ou canteiros, mas há algumas diferenças no processo de cultivo em cada um desses locais.

Banner pragas tomate

A principal diferença é o espaço disponível para a planta se desenvolver. No cultivo em vasos, é necessário escolher um vaso com pelo menos 20 cm de profundidade e 30 cm de diâmetro, enquanto no cultivo em canteiros/jardins é preciso reservar um espaço de no mínimo 30 cm de diâmetro para que a planta possa se desenvolver.

Além disso, no cultivo em vasos é importante escolher um vaso que permita a drenagem da água, enquanto no cultivo em canteiros é necessário preparar o solo, removendo as plantas daninhas e adicionando matéria orgânica.

vaso com tomate-cereja
Fonte: Burpee Seeds

No cultivo em canteiros, é preciso fazer covas com cerca de 10 cm de profundidade e 30 cm de distância entre elas. Em ambos os casos, é importante regar as mudas diariamente e adubar o solo regularmente para garantir um bom desenvolvimento da planta.

Época de floração

O tomate-cereja floresce durante o verão e o outono. As flores são pequenas e amarelas.

Poda da planta

O tomate-cereja não precisa de poda, mas é recomendado remover os ramos laterais para concentrar a energia da planta na produção de frutos.

Como cultivar tomate-cereja em vasos

Para cultivar tomate-cereja em vasos, siga os passos abaixo:

Escolha do vaso

O tamanho ideal do vaso para o cultivo de tomate-cereja é aquele que pode conter de 15 a 23 litros. Certifique-se de que o vaso tenha furos no fundo para permitir a drenagem adequada da água

Banner pragas tomate

Preparação do solo

O substrato deve ser rico em matéria orgânica e minerais. Você pode utilizar uma mistura de terra vegetal, húmus de minhoca e composto orgânico. Certifique-se de que o solo esteja solto e bem drenado.

Plantio das sementes ou mudas

Você pode começar o cultivo a partir de sementes ou mudas. As mudas produzirão frutos mais rapidamente do que as sementes. Plante as sementes ou mudas a uma profundidade de cerca de 2 cm. Se estiver usando sementes, você pode fazer uma sementeira e transplantar as mudas para o vaso definitivo quando estiverem mais desenvolvidas.

Irrigação

O tomate-cereja requer regas regulares, de três a quatro vezes por semana. No entanto, evite encharcar o solo e sempre regue na região das raízes, evitando molhar as folhas, pois isso pode favorecer o surgimento de fungos.

Luminosidade

O local onde o vaso será colocado deve receber pelo menos 70% de luminosidade e ter incidência direta de sol por 4 a 6 horas por dia.

Suporte de sustentação

Mesmo em vasos, o tomate-cereja precisa de suporte para evitar que a planta quebre à medida que cresce. Utilize estacas ou gaiolas específicas para tomateiros. Neste artigo eu explico um pouco mais sobre os suportes.

Banner pragas tomate

Colheita

A colheita do tomate-cereja geralmente começa entre 80 a 90 dias após o plantio. Os frutos devem ser colhidos quando estiverem com coloração uniforme e completamente vermelhos.

Melhores épocas para plantar tomate-cereja em vasos

O tomate-cereja é uma planta que se desenvolve melhor na presença de sol e calor, e por isso a primavera é a melhor época para começar o cultivo. Em países tropicais, como o Brasil, onde o inverno não é rigoroso, é possível cultivar o ano todo.

Variedades mais comuns

Existem diversas variedades de tomate-cereja, cada uma com suas características próprias. As mais comuns são:

  • Sweet Million: frutos vermelhos e adocicados;
tomate-cereja Sweet Million
Fonte: West Coast Seeds Fundraiser
  • Cherry Roma: frutos pequenos e alongados;
tomate-cereja Cherry Roma
Fonte: Greta’s Family Gardens
  • Yellow Pear: frutos amarelos e em formato de pera.

tomate-cereja Yellow Pear
Fonte: Home For The Harvest
  •  Jaune Flamme: possuem menos ácidez do que a maioria dos tomates cereja, mas ainda são doces. O fruto desta planta é amarelo-fogo.

tomate-cereja Jaune Flamme
Fonte: Life In Our Little LA Garden
  •  Híbrido Wanda: Coloração vermelho brilhante no ponto de colheita.
tomate-cereja Híbrido Wanda
Fonte: Canal do Horticultor
  • Catânia: Tomate muito doce e extremamente produtivo.
tomate-cereja Catânia
Fonte: Revista Campo & Negócios

Pragas do tomateiro

Você cuida durante meses faz tudo certinho e quando vai colher os frutos do seu cultivo, acontece isso:

pragas-tomate

Isso deixa qualquer pessoa triste, por isso resolvi fazer um e-book onde mostrarei quais são as principais pragas do tomateiro e como você pode controlar todas elas, então baixe o e-book para aprender como resolver os problemas de uma vez por todas, sem estresse.

e-book pragas do tomateiro

Quais as diferenças entre o tomate-cereja e o tomate-uva?

Tomate uva e tomate cereja são dois tipos diferentes de tomate com usos e sabores ligeiramente diferentes. Aqui estão algumas das diferenças morfológicas entre os dois:

Tomate-uva

  • Oblongo e em forma de uvas
  • Cerca de metade do tamanho de tomates cereja, em média
    peles mais grossas
  • Polpa mais carnuda e menos aquosa
  • Sabor mais ácido
  • Textura mais espessa, carnuda e mastigável

Tomate-cereja

  • Mais redondos e ligeiramente maiores que os tomates uva, embora possam variar em tamanho
  • Suculentos e doces
  • Alto teor de água, o que pode fazer com que esguichem líquidos quando mordidos
  • Textura mais macia

Embora os tomates uva e cereja possam ser usados de forma igual, dependendo da sua refeição, você pode preferir um ao outro. Os tomates uva são frequentemente usados para saladas, kebabs, molhos rápidos e para assar, enquanto os tomates-cereja são ideais para assar, espetar e saladas de verão.

Perguntas Frequentes

O que é um tomate-cereja?

O tomate-cereja é uma variedade de tomate que apresenta frutos pequenos, entre 3 e 10 cm de diâmetro. É levemente adocicado e pode ser usado em saladas, molhos e petiscos.

Como usar o tomate-cereja na culinária?

O tomate-cereja é extremamente versátil e pode ser usado em quase qualquer prato. Eles são ótimos para salada, para adicionar ao molho para massas e até mesmo para assar. Alguns chefs gostam de servir os tomates cereja inteiros como parte de uma salada simples ou servi-los como petisco em festas. Os tomates-cereja também podem ser usados para adicionar cor aos pratos.

Como escolher os tomates-cereja na hora da compra?

Ao escolher tomates-cereja na hora da compra, é importante escolher frutos firmes e brilhantes, sem manchas ou rachaduras. Eles devem ter uma textura firme e não devem estar muito maduros.

Como armazenar os tomates-cereja?

Os tomates-cereja devem ser armazenados em temperatura ambiente e consumidos dentro de alguns dias após a compra. Se você precisar armazená-los por mais tempo, pode colocá-los na geladeira, mas isso pode afetar a textura e o sabor dos frutos.

Conclusão

O cultivo de tomate-cereja é uma ótima opção para quem deseja ter uma horta em casa, já que é uma planta fácil de cultivar. Com algumas dicas simples, é possível plantá-la em vasos ou no jardim, e desfrutar de um sabor adocicado e nutritivo em suas receitas.

Além disso, o cultivo de tomate-cereja em casa é uma forma sustentável de obter alimentos frescos e saudáveis, sem a necessidade de defensivos químicos.

Gilberto
Gilbertohttps://pergunteaoagronomo.com.br/
Sou Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, possuo MBA em Agronegócios pela Esalq-USP. Tenho mais de 20 anos de experiência no cultivo de orquídeas e experiência internacional em hortaliças e frutiferas.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11,909FãsCurtir
2,306SeguidoresSeguir
1,098SeguidoresSeguir
21,400InscritosInscrever
- Anúncio -

Últimos Artigos

- Anúncio -