22.7 C
São Paulo
segunda-feira, abril 22, 2024

Nova Espécie De Planta Carnívora Captura Presas Subterrâneas

Cientistas descobriram uma nova espécie de planta carnívora que captura suas presas no subsolo. A Nepenthes pudica cria engenhocas de captura de presas subterrâneas, alimentando-se de vermes, larvas e besouros. Essa planta é a primeira descoberta que utiliza esse mecanismo de captura, diferentemente de outras plantas carnívoras que capturam organismos minúsculos em sua superfície.

A descoberta foi resultado da sorte dos pesquisadores que notaram plantas na montanha que se assemelhavam à Nepenthes, mas não produziam jarros.

Sobre a planta descoberta

A Nepenthes pudica foi encontrada na província indonésia de Kalimantan do Norte, na ilha de Bornéu.

image
Ilha de Bornéu

Com folhas modificadas conhecidas como jarros ou armadilhas de queda, a planta é capaz de capturar uma variedade de criaturas subterrâneas, como vermes, larvas e besouros, o que é uma habilidade única entre as plantas carnívoras.

Nepenthes pudica sendo desenterrada
Fonte: Vídeo do PensoftPublishers

A Nepenthes pudica produz brotos subterrâneos especializados com pequenas folhas brancas e sem clorofila, enquanto seus jarros têm um tamanho de até 11 cm e uma cor avermelhada. De acordo com Martin Dančák, principal autor do estudo da Universidade Palacký Olomouc, República Tcheca, a planta captura animais que vivem no subsolo, geralmente formigas, ácaros e besouros, em cavidades formadas no solo.

Nepenthes pudica após ser desenterrada
Fonte: Martin Dančák

Raridade

De acordo com os pesquisadores, apenas três outros grupos de plantas carnívoras são capazes de capturar presas subterrâneas, mas todos eles usam mecanismos de captura diferentes daqueles encontrados na Nepenthes pudica.

Nepenthes pudica

Além disso, esses grupos só conseguem capturar organismos muito pequenos. Václav Čermák, da Universidade Mendel em Brno, República Tcheca, que também participou da pesquisa, afirmou que a equipe encontrou vários organismos vivendo dentro dos jarros da planta, incluindo larvas de mosquito, nematóides e uma nova espécie de verme.

Nepenthes pudica no solo
Fonte: Sci.News

Como foi a descoberta?

A descoberta dessa nova espécie de planta carnívora foi resultado da sorte, de acordo com os pesquisadores. Durante uma exploração na montanha, os cientistas notaram plantas semelhantes à Nepenthes, mas que não produziam jarros.

Depois de uma busca mais detalhada, encontraram um jarro deformado saindo do solo. A Nepenthes pudica coloca seus jarros, que têm até 11 cm de comprimento, no subsolo, onde são formados em cavidades ou diretamente no solo e capturam animais subterrâneos, como formigas, ácaros e besouros.

Nepenthes pudica novataxa 2022 Dancak et Majesky
Fonte: Kateřina Janošíková

Martin Dančák, que liderou o estudo, afirmou que a planta é única em sua habilidade de capturar presas subterrâneas e possui uma estratégia de captura muito diferente das outras plantas carnívoras conhecidas.

A pesquisa foi publicada na revista PhytoKeys.

Fonte: Planta carnívora que captura presas no subsolo é a primeira do tipo a ser descoberta (cnnbrasil.com.br)

Gilberto
Gilbertohttps://pergunteaoagronomo.com.br/
Sou Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, possuo MBA em Agronegócios pela Esalq-USP. Tenho mais de 20 anos de experiência no cultivo de orquídeas e experiência internacional em hortaliças e frutiferas.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11,909FãsCurtir
2,306SeguidoresSeguir
1,098SeguidoresSeguir
21,400InscritosInscrever
- Anúncio -

Últimos Artigos

- Anúncio -