Plantas para quartos trazem benefícios que vão além do embelezamento interno, deixando o ambiente mais agradável e aconchegante, o que já é um ótimo motivo para tê-las nesse local, elas são capazes de promover diversas sensações, até mesmo de caráter ambiental.

Como são seres fotossintéticos, as plantas, por meio desse processo, conseguem deixar o ar mais limpo e saudável. E além disso, por transpirarem, deixam a atmosfera mais úmida, enriquecida com moléculas de água capazes de reduzir a temperatura ambiente e promover conforto térmico.

O que você prefere? Fazer exercícios físicos, como caminhadas e corridas, em uma área arborizada e com outras vegetações ou fazer onde não tem quase plantas? Tenho certeza que a primeira opção é a preferida. Isso porque nessas áreas, a sensação térmica é mais agradável e o ar, sem sombra de dúvidas, é mais rico em oxigênio. Já que na fotossíntese, as plantas absorvem gás carbônico da atmosfera e devolvem o oxigênio, gás vital a todos nós.

Um ar mais rico em oxigênio, permite uma melhor respiração e, consequentemente, um melhor sono. E se as plantas conseguem promover todos esses benefícios fora da sua casa, por que não podem promover dentro também?

É bom ter plantas no quarto?

As plantas promovem sensações de aconchego, de bem estar, de calmaria, de relaxamento e de purificação, até mesmo dentro do seu quarto. Deixando-o mais vitalício e mais belo, e trazendo qualidade de vida a você e a toda sua família.

Claro que as elas podem ser usadas em qualquer cômodo da sua casa, – desde que com boa luminosidade do sol – mas vamos falar aqui sobre as plantas para quartos. Esse lugar, que muita gente pensa não poder ter plantas naturais e que é o nosso lugar de relaxamento e descanso.

plantas para quarto
fonte: unsplash

Para relaxar e descansar, nada como um ambiente humanizado, tranquilo, saudável e aconchegante. Uma noite mal dormida é capaz de drenar nossas energias e nos deixar esgotados para o dia seguinte. Então, além de uma cama confortável, por que não ter um quarto com plantas capazes, inclusive, de ajudar a desacelerar ao final do dia e extravasar o estresse da vida atribulada que todos temos?!

Pensando nisso, separamos 10 plantas para quartos, mas desde que eles tenham as condições ideais para que essas plantas possam se desenvolver e sobreviver.

Lembrem-se que plantas precisam de sol, mesmo que por duas horas diárias e que cada quarto tem suas peculiaridades. Uns com janelões de vidro, outros com balancim; uns com janela no sentido norte/sul, outros no sentido leste/oeste; uns bem arejados, outros bem úmidos. E todas essas características determinam o tipo de planta que você pode ter em cada condição.

Aqui, vamos falar de plantas para quartos que recebam, pelo menos, duas horas de sol por dia e que sejam bem arejados.

Antes, que tal falarmos um pouco mais sobre o porquê de se ter plantas dentro do seu quarto?

4 Motivos para ter plantas dentro quarto

1) Decoração

As plantas são também elementos decorativos, que naturalmente ornamentam os espaços físicos.

planta de porte médio enfeitando o quarto
fonte: Minh Pham

A morfologia das folhas confere às plantas, texturas com bordas foliares lisas, serreadas, dentadas e recortadas de diversas formas.

Algumas tem nervuras coloridas e pintas variegadas, tornando-as verdadeiras obras de arte e divinas. A cor das folhas, que pode ser verde, amarela, vermelha, rosa e o seu tamanho, que vai desde muito pequeno a muito grande. E a forma foliar, mais arredonda ou mais comprida e até em formato de coração, fazem com que as plantas sejam peças fundamentais para o designer interno de um quarto e vão deixar o seu muito mais bonito.

2) Bem-estar

As plantas promovem sensações de bem estar e relaxamento, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Somente o fato de você olhar para uma planta, já gera sensações agradáveis que te tranquilizam e te acalmam. Elas te proporcionam plenitude e estado de pura contemplação e podem, inclusive, proporcionar momentos de meditação e reflexão.

plantas no quarto promovem bem-estar
fonte: cottonbro

Tudo isso impacta positivamente na saúde, além de deixar o seu quarto mais humanizado e agradável para boas noites de sono.

3) Melhora ambiental

As plantas melhoram as condições ambientais, promovendo conforto térmico e deixando o ar mais puro. Elas fazem isso naturalmente, pois precisam para sobreviver.

Pelo processo de transpiração, elas liberam água para a atmosfera, umidificando o ar e reduzindo a temperatura ambiente. E pelo processo de fotossíntese, elas absorvem gás carbônico e liberam oxigênio.

O primeiro, é um gás prejudicial e o segundo, o gás que precisamos para respirar. Além disso, algumas plantas como jibóia e o lírio da paz, por exemplo, filtram o ar por meio da absorção de compostos químicos tóxicos, como o xileno, por exemplo. Isso faz com que as plantas deixem o ar do seu quarto, mais saudável para ser respirado.

4) Terapêutico

As plantas necessitam de cuidados semanais, como regas para hidrata-las; adubação para que sejam nutridas; podas de limpeza para que fiquem mais bonitas; cuidados com pragas e doenças que se não combatidas, podem mata-las.

Essa responsabilidade é mais uma tarefa, mas que ao invés de estressar, tranquiliza e permite que você ocupe seu tempo, dedicando-se a manter as plantas vivas e saudáveis. São vidas que dependem de você e vão deixar sua vida mais leve e feliz.

cuidados com plantas no quarto
fonte:
Ron Lach

É importante ressaltar que uma única planta e de pequeno porte não vai trazer todos esses benefícios. Isso porque para que o seu quarto fique com melhor sensação térmica, por exemplo, é necessário que a planta transpire muito e quanto maior ela for e mais folhas tiver, maior a taxa de transpiração e melhor será o conforto térmico. Mas toda planta, independente do seu porte, vai embelezar, levar vida e promover bem estar para você e para o seu quarto.

Então, não importa se você não pode ter muitas plantas e plantas grandes, o importante é poder deixar seu quarto mais humanizado e ter a oportunidade de cuidar de um ser vivo, com muito zelo e dedicação.

cuidando plantas dentro de casa
fonte: ANTONI SHKRABA

Além disso, nem todo quarto vai permitir o uso de muitas plantas, como no estilo urban jungle, e nem de plantas com portes maiores. É importante ver o espaço livre disponível para as plantas e também se certificar de que no quarto, entre luz do sol suficiente para plantas, pelo menos, de sombra e plantas menos exigentes em cuidados.

Top 10 plantas para quarto com pelo menos, duas horas de sol

Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)

Essa planta é o top um, primeiro porque é de fácil cuidado, sendo pouco exigente em água. Geralmente as regas acontecem uma vez por semana. Além disso, é uma planta que se adapta a condições de pouca luz do sol, ou seja, uma das melhores plantas para quartos.

espada-de-são-jorge no quarto
fonte: Houzz

Para os místicos de plantão, ainda é uma planta que protege contra energias negativas, deixando seu quarto mais leve para boas noites de sono e de descanso. É uma planta bastante ornamental e fica linda em vasos de cerâmica, ao lado da cama ou no canto do quarto.

Além disso, a espada de são Jorge é uma das cinco plantas purificadoras de ar, recomendadas pela Nasa. Ela elimina benzeno, formaldeído, tolueno e tricloroetileno, todos gases tóxicos que a planta absorve, deixando o ar mais puro e saudável.

Instagram will load in the frontend.

Quer aprender mais sobre essa planta? Veja nosso artigo: Espada-de-são-Jorge: 20 ideias para uso e tudo sobre cultivo

Jibóia (Epipremnum pinnatum)

Essa planta folhosa, de fácil cuidado e pouco exigente em manutenção, é a segunda da nossa lista.

Instagram will load in the frontend.

É pouco exigente em luz do sol, podendo sobreviver em ambientes com luz difusa e a rega, geralmente, é feita três vezes por semana, a depender do ambiente.

É uma planta muito ornamental, podendo ser usada suspensa, pois tem efeito de pendente. Fica linda em prateleiras, sobre a mesa ou até pendurada no teto. É outra planta recomendada pela Nasa para purificar o ar, por meio da absorção dos gases formaldeído, xileno e benzeno.

Quer aprender mais sobre a planta jiboia? Veja nosso artigo: Planta Jiboia: 4 Problemas comuns, Tipos e Tudo sobre o cultivo

Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)

Essa planta de folhas brilhosas, é outra pouco exigente em cuidados e muito resistente à ambientes com luz difusa. Também é pouco exigente em água, podendo ser regada duas vezes na semana, sempre que o solo estiver seco.

zamioculca
fonte: Ksenia Chernaya

A arquitetura e disposição das folhas confere beleza à planta, que pode ser plantada em vasos cerâmicos ou de qualquer outro material e pode fazer lindas composições com a espada de são Jorge, por exemplo.

Lírio da paz (Spathiphyllum wallisii)

Não só de folhagens vivem as plantas para quartos, é possível ter vegetais com flores, também.

Essa planta de folhagens viçosas, tem também uma flor branca que é bastante ornamental.

Consegue sobreviver em quartos com luz indireta e pode ser encontrada em diferentes tamanhos, podendo ser usada para decorar mesinhas de cabeceira, mesas de estudo, nichos e até painéis de televisão.

lírio da paz
fonte: Balcony Garden Web

Além de embelezar o quarto, o lírio da paz é outra planta que purifica o ar pela absorção de xileno, formaldeído, amoníaco, benzeno e tricloroetileno. É uma planta que simboliza a paz, a tranquilidade e as boas energias, deixando o quarto mais saudável.

Hera (Hedera helix)

Essa planta charmosa, é conhecida pela elegância de suas folhas, que por serem pendentes, ficam caídas.

Plantas para quarto - hera
fonte: Trees.com

Além de decorar o ambiente, a hera é considerada pela Nasa, uma das plantas que mais produz oxigênio, deixando o quarto mais agradável para incríveis noites de sono. É uma planta que se adapta a locais com luz indireta e deve ser regada a cada cinco dias, sempre que o solo estiver seco.

Sete facadas (Monstera adansonii)

Uma das plantas para quartos com as folhagens mais ornamentais, tem furos nas suas folhas, o que confere charme e elegância.

plantas para quarto - sete facadas
fonte: Julia Volk

É de fácil cuidado, também pouco exigente em luz do sol e prefere solos úmidos. A rega deve ser feita duas vezes por semana, sempre que o solo estiver seco.

É outra planta pendente, podendo ser usada sobre a superfície de móveis ou até mesmo, suspensa no teto, em vasos ou em kokedamas.

Samambaia (Nephrolepis exaltata)

Planta tropical muito usada para decorar ambientes internos, pois é muito ornamental.

samambaias no quarto
fonte: Viajando no Apê

Aos que tiverem problema com limpezas diárias, pode não ser uma boa opção, pois solta muitos folíolos, deixando o chão cheio de pontinhos verdes ou secos.

Algumas pessoas acreditam que ela tem um caráter energético, absorvendo energias negativas e purificando o ambiente dessas más energias.

Ao contrário do que muita gente pensa, a samambaia não é a mais recomendada para locais com pouca luz do sol. Ela precisa de, pelo menos, duas horas de sol direto e ter o seu solo mantido úmido.

Dinheiro em penca (Callisia repens)

Conhecida como tostão, essa planta é outra excelente opção para decorar ambientes internos, deixando-os mais charmosos.

É de fácil cultivo e se bem cuidada, fica bem volumosa e pendente, parecendo uma cabeleira. Por possuir essa característica, fica linda suspensa em móveis ou no teto, dentro do quarto.

dinheiro em penca
fonte: Etsy

Cuidado com o ar condicionado, ela pode não gostar. Precisa de luz difusa e solo úmido. No Feng Shui, dinheiro em penca atrai prosperidade financeira e boas energias no campo profissional.

Babosa (Aloe vera)

Suculentas também podem ser utilizadas como plantas para quartos, a babosa, além de poder ser usada como ornamental, é também medicinal e possui inúmeros benefícios terapêuticos.

Suas folhas grossas e suculentas, ricas em um gel, também são excelentes produtoras de oxigênio, deixando o ar mais purificado. Entretanto, é uma planta mais exigente em luz do sol, portanto o seu quarto deve receber não somente luz difusa, mas luz direta.

Por possuir um grande reservatório de água, a rega deve ser com menor frequência, podendo acontecer uma vez por semana.

Palmeira ráfia (Rhapis excelsa)

Uma das palmeiras menos exigente em luz do sol, mas que precisa de pelo menos duas horas de sol direto, por dia. É uma das poucas opções de plantas robustas e grandes que consegue sobreviver em ambientes mais fechados.

vaso de Palmeira ráfia (Rhapis excelsa)
fonte: Wekiva Foliage

É bastante ornamental e também purifica o ar pela absorção dos gases tóxicos: formaldeído, xileno e amoníaco.

Existem outras plantas para quartos que podem ser usadas, principalmente se o seu for bem iluminado, com sol direto pelo menos durante um período do dia.

Veja as características do seu quarto e busque por plantas que sejam adequadas a tais condições. A dica sempre é se informar com o vendedor de onde você vai adquirir as plantas, procurar por um profissional e/ou buscar por outros artigos aqui no site, que vão te ajudar a fazer a escolha mais acertiva.

Não se esqueça!

Como já bem dito, todas as plantas necessitam de sol para fazer fotossíntese. Por isso, mesmo essas dez plantas, que conseguem sobreviver em ambientes internos como os quartos, precisam de energia solar.

Caso seu quarto receba pouca luz do sol, opte pelas plantas de menor porte para que seja fácil você tirá-las do quarto e colocá-las para tomar um “banho de sol”. No caso de plantas maiores, lembre-se de colocar rodízios embaixo dos vasos, para que você possa empurrá-los até o sol.

plantas pequenas no quarto
fonte: Tiia Pakk

Os melhores horários para os banhos de sol, são aqueles em que a incidência solar não esteja tão forte, como no início da manhã e final do dia. O sol em horários muito quentes do dia, pode queimar as folhas das plantas e desidratá-las excessivamente.

Os banhos de sol e os ambientes mais quentes, fazem com que, naturalmente, a planta perca mais água por transpiração, sendo assim, as regas precisarão ser mais frequentes. Observe como está o teor de água no solo e se estiver seco, regue-o.

Quartos com ar condicionado também fazem com que a planta perca mais água para a atmosfera, pois há menor umidade no ar. Portanto, se você é do tipo que usa bastante o ar condicionado, observe como se comportam as suas plantas. Pode ser que você precise regá-las mais vezes, borrifar água no ambiente ou até mesmo mudar as plantas de lugar.

Plantas colocadas sobre móveis de MDF, podem manchar e danificá-los se não forem usados pratos embaixo dos vasos. Assim como também podem manchar o piso, se os vasos no chão não tiverem pratos. Providencie-os, pois as plantas vão precisar de água e isso não pode ser uma desculpa para não as molhar. Cuide bem de cada uma delas e desfrute dessa incrível experiência.

Conclusão

Dadas todas as dicas e sugestões de plantas para quartos, é hora de colocar a mão na massa.

Veja se seu quarto tem luz do sol durante o dia e qual local que mais recebe essa luz, para então poder decidir quais plantas você vai usar e onde vai colocá-las. Escolhas as que mais você gosta, mas as que melhor você vai poder cuidar e que melhor se adaptarão às condições climáticas do local.

Foto da capa: Huy Phan

Participe do Grupo do Telegram 1
1 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − 3 =

Você também pode gostar: