A espada-de-são-Jorge é uma das plantas domésticas mais conhecidas, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro.
Apesar de pouca gente conhecer, existem mais de 130 espécies e várias delas são utilizadas como plantas ornamentais.
Origem
É uma planta originária do continente africano (especificamente do Camarões, República Centro-Africana, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Nigéria, Zaire), porém seu cultivo é amplamente distribuído em todo o mundo pela sua utilização como ornamental.

Em verde: região de origem
Em roxo: onde a planta foi introduzida
Aqui no Brasil ela possui alguns nomes populares como planta-de-serpente, cauda-de-lagarto, língua-de-sogra, espada-de-ogum e planta-da-sorte.
Até 2017, era botanicamente classificado como Sansevieria trifasciata, mas suas semelhanças com as Dracaena eram muitas para serem ignoradas, sendo assim, seu nome científico tornou-se Dracaena trifasciata.

Fonte: Urban Jungle
Características gerais
É incrível imaginar e eu particularmente nunca vi, mas essa planta pode chegar a uma altura de 1,5 a 3 metros. Eu costumo encontrar plantas de no máximo 80 cm nas casas.
Suas folhas são rígidas e em forma de espada (a espécie tradicional), por isso o nome popular espada-de-são-Jorge.

E por falar nas folhas, elas podem variar em cores, embora muitas tenham folhas com bordas verdes, geralmente apresentam bordas amarelas.
A espada-de-são-Jorge é uma planta herbácea e perene, não possui caule, e suas folhas são verticais, em roseta. Essa planta é uma suculenta.
Como cultivar espada-de-são-Jorge
São fáceis de cultivar e muitos dizem que é impossível matar uma, então se você teve o dom de conseguir matar essa planta, me conte, quero saber! hehehe
Brincadeiras à parte, qualquer pessoa pode conseguir matar uma sim, principalmente se fizer contrário do que for exposto aqui, por exemplo se você deixar a planta sempre encharcada de água.
Iluminação ideal
Essas plantas preferem iluminação indireta, por isso são ótimas para plantas de interior. Mas elas são tão versáteis que conseguem sobreviver em sol pleno, ou em condições de pouca iluminação.
Irrigação
A espada-de-são-jorge não é uma planta que necessita de regas tão frequentes, deixe o solo secar completamente antes de efetuar nova irrigação. Caso não tenha certeza se deve irrigar ou não, procure errar para o lado da falta de água (deixe a planta mais tempo seca do que molhada), por ser uma suculenta ela consegue sobreviver à falta, porém o excesso de água deve ser evitado.
Temperatura
Devido ao seu habitat natural localizado em ambiente tropical, essa planta prefere climas quentes, entre 20ºC e 31 ºC .
Evite, portanto, ambientes onde o clima chega abaixo de 10ºC, geadas matam a planta.
Solo ideal
O solo ideal para cultivo da espada-de-são-Jorge é o que seja bem arenoso, ou seja, bem drenado.
Plante no mesmo tipo de substrato usado para suculentas. Evite misturar elementos que absorvem muita água ou que possam ficar compactos com o tempo, como a turfa.

Como podar Espada-de-são-Jorge
Essa planta não precisa de muitas podas, mas sempre que o fizer é importante que utilize um instrumento de corte desinfetado.
Assista ao vídeo abaixo para aprender a desinfetar seus equipamentos de corte: