Vasos suspensos são uma excelente maneira de adicionar beleza e vida às varandas, pátios e outros espaços ao ar livre. Escolher as plantas certas para cultivar nesses vasos garante que eles permaneçam bonitos durante toda a estação.
Índice
Quais são as características de uma boa planta para vaso suspenso?
Uma boa planta para vaso suspenso precisa atender a alguns critérios importantes:
- Crescimento pendente: Plantas que crescem para baixo ao longo das bordas do vaso têm um visual mais bonito. Isso realça o formato pendente.
- Flores e folhas bonitas: Flores coloridas, folhagem variegada ou textura interessante mantêm os vasos atraentes.
- Requer pouco cuidado: Como os vasos suspensos são mais difíceis de cuidar por ficarem no alto, plantas resilientes que precisam de pouca poda, rega ou adubação são melhores.
Quais são as melhores opções de plantas para vasos suspensos?
Muitos tipos de plantas se encaixam nos critérios acima e prosperam em vasos suspensos. Aqui estão alguns dos melhores:
Lobelia erinus (Lobélia pendente)
A lobélia pendente é uma das melhores e mais populares ervas para cestos suspensos. Suas pequenas flores azuis, roxas ou brancas florescem o verão todo em cascata pelas beiradas do cesto. Esta planta perene volta todo ano sem precisar replantar.
Petúnia pendente
Assim como a lobélia, as petúnias apresentam grande variedade de cores e florescem abundantemente durante os meses quentes. As variedades pendentes ou em cascatas são ideais para realçar a forma suspensa dos cestos. Petúnias são anuais, então precisam ser replantadas a cada primavera.
Bacopa
Outra erva delicada de flores brancas, rosas ou púrpuras que cascateiam graciosamente pelas bordas dos recipientes. A bacopa prefere locais parcialmente ensolarados e solo constantemente úmido, então tenha cuidado para não deixá-la ressecar demais.
Verbena pendente
Com brilhantes cachos de flores disponíveis nas cores rosa, vermelho, laranja, roxo e branco, a verbena pendente é versátil o suficiente para combinar com qualquer decoração. Ela atrai borboletas e beija-flores também! Como a maioria das verbenas, esta variedade requer sol pleno para maximum floração.
Campânula (Campanula poscharskyana)
Esta campânula tem longos caules cobertos de flores azuis em formato de sino que cascateiam.
Tripogandra multiflora
Seus caules rosados contorcidos exibem muitas flores brancas, tornando esta planta nativa da América do Sul um deleite para cestos suspensos.
Gerânio pendente (Pelargonium peltatum)
Planta pendente com folhas lobadas de coloração verde brilhante com variações mais claras.À medida que as hastes florais ganham peso e comprimento, curvam-se elegantemente pelas extremidades dos vasos suspensos, criando um efeito cascateante de tirar o fôlego.
Combinando diferentes plantas
Embora qualquer uma das plantas acima funcione bem sozinha em um cesto pendurado, combinar vários tipos cria um arranjo ainda mais bonito.
Tente mesclar cascateantes como lobélia, petúnias e bacopa com espiguetas como bidens e verbena. Isso fornece texture e altura variadas.
Outra dica: plante as cascateantes nas bordas do cesto e as espiguetas no centro. Assim todos os tipos de flores poderão ser admirados em seu pendente visual.
Como cuidar das suas plantas para vasos suspensos
Vasos suspensos apresentam desafios exclusivos para manter suas plantas vivas e florescentes por toda a estação:
- Fertilizante: Como as raízes estão contidas em um pequeno espaço, adicione fertilizante diluído a cada 2-3 semanas.
- Irrigação: Verifique o solo diariamente para ver se está seco. Regue quando a superfície parecer ou sentir seca ao toque.
- Podar: Remova flores murchas e galhos quebrados para encorajar mais flores.
- Troque plantas anuais: Bidens, petúnias e outras anuais precisam ser substituídas quando morrerem no outono.
Com estes cuidados adicionais, seus vasos suspensos permanecerão lindos do começo ao fim da estação!