28.9 C
São Paulo
terça-feira, abril 30, 2024

Jasmim-Manga: Como cultivar, 8 Ideias de Utilização e Como fazer mudas

Dificilmente você nunca passou por um Jasmim-manga, seja em algum jardim ou até mesmo na calçada de alguma rua.

Mais difícil ainda será você nunca ter visto as flores dessa planta em lugar nenhum, talvez não reconheça, mas as flores dessa planta são famosas no Havaí. Sabe por quê?

mulheres com colar Lei
COLAR FEITO COM PLUMERIAS (JASMIM-MANGA)
FONTE: TAHITI TOURISME

Pois é, formam lindos “lei” (Lei na língua havaiana quer dizer colar ou coroa).

São plantas bem versáteis, podendo ser plantadas até mesmo em vasos, vou te ensinar tudo sobre esse arbusto. Contuinue a leitura para saber mais.

Origem

O nome científico dessa planta é Plumeria rubra, mas é popularmente conhecida como Jasmim-manga, jasmim-vermelho, árvore templo, frangipani, árvore pagode, plumélia, jasmim-de-são-josé, jasmim-do-pará dentre outros nomes.

É nativa da América central e sua distribuição vai do México à Venezuela. Alguns autores dizem que ela é nativa da Jamaica.

Aspecto do Jasmim-manga

O Jasmim-manga é um arbusto, ou seja, cresce como uma pequena árvore atingindo altura máxima de aproximadamente 8 metros. Muitas pessoas a confundem com uma espécie de suculenta, devido ao seu caule lembrar uma, mas não é.

É uma planta muito famosa pela sua flagrância espetacular e aspecto único.

ARBUSTO DE JASMIM-MANGA
Arbusto de Jasmim-manga
Fonte: GardensOnline

Apesar de ficar linda em jardins (e mais à frente eu vou mostrar alguns exemplos), você consegue cultivá-la em vasos. Incrível, não?

JASMIM-MANGA NO VASO
Jasmim-manga no vaso

O tronco da Plumeria lembra o de uma suculenta, com folhas concentradas na parte terminal dos ramos, onde também ocorrem as florações.

Os ramos dessa planta são quebradiços, e quando quebrados soltam um látex corrosivo, podendo provocar dermatite de contato e se ingerido em grande quantidade pode causar graves problemas.

Porém essa planta também é utilizada na medicina por possuir inúmeras propriedades farmacológicas, sendo considerada bactericida, vermífuga, calmante, eficaz no tratamento de reumatismo, doenças venéreas, indigestão e insônia.

No Havaí, oferecer o “lei” (colar Havaiano) para mulheres grávidas é considerado uma ofensa e um mau agouro, isso porque a planta tem ação abortiva.

Quais são as cores do Jasmim-manga?

Apesar da cor típica ser o rubro, essa não é a única cor das flores, há outras espécies com diferentes cores. Veja abaixo algumas das cores disponíveis do Jasmim-manga:

Plumeria rubra

plumeria rubra
Fonte: Gardenia.net

Plumeria Kimi Moragne

Plumeria Kimi moragne
Fonte: sacred garden frangipanis

Plumeria Jeannie Moragne

Plumeria Jeannie Moragne
Fonte: Florida colors

Plumeria Eddie Moragne

Plumeria Eddie Moragne
Fonte: Plumeria Eddie Moragne

Plumeria Katie Moragne

Plumeria Moragne 23

Plumeria Moragne 23
Fonte: Plumeria Today

Plumeria rubra ‘Aztec Gold’

Plumeria rubra 'Aztec Gold'
Fonte: Write On Rubee

Plumeria rubra ‘Celadine’

Plumeria rubra Celadine
Fonte: Plumeria Care

Plumeria rubra ‘Candy Stripe’

Plumeria obtusa ‘Singapore’

Plumeria obtusa Singapore
Fonte: Dinesh Valke

Plumeria rubra ‘Toba’s Fire’

Plumeria rubra Tobas Fire
Fonte: Tropic~7

Pode parecer que há poucas espécies de Plumeria, visto que nos jardins são vistas as mais comuns, mas a variedade é imensa.

Plumeria pudica

Essa espécie merece um destaque especial nessa parte. Apesar de ser originária da Venezuela e do Panamá, essa planta se adaptou muito bem no Brasil.

Aqui em minha cidade, Lagoa Santa – MG ela é vista florida em diversos jardins, principalmente nessa época do ano (primavera – verão).

As flores dessa espécie ficam sempre no topo dos ramos, e formam uma espécie de buquê, com várias flores juntinhas.

Flores brancas da Plumeria pudica
Fonte: Anowarul Haq

Pelo que pude ver, ela é um pouco menor que as espécies comuns, chegando a aproximadamente 3,5 metros, a diferença é bem marcante. A quantidade e o formato das folhas também são um diferencial desse jasmim-manga.

detalhe da flor de uma Plumeria pudica
Formato das folhas da Plumeria pudica
Fonte: P. L. Tandon

Agora que já sabe de que planta estou falando e já conhece a beleza das flores, que tal aprender a cultivá-las?

Como cultivar Jasmim-manga

Como já mencionado, o Jasmim-manga tem origem na América Central, onde o clima é tropical, ou seja, a planta se dá muito bem em ambientes mais quentes, entre 18ºC e 35ºC.

O frangipani portanto, não tolera geadas e climas mais frios.

É uma planta super fácil de cultivar, e ficará linda em seu jardim, principalmente se estiver bem cuidada. Por isso, aprenda abaixo tudo sobre o cultivo dessa planta.

Solo Ideal para plantar Jasmim-manga

As espécies dessa planta não são muito exigentes com relação a qualidade do solo, desde que esse não fique encharcado, ou seja, se quiser ter essa árvore no jardim, ao retirar a terra para fazer a cova de plantio misture um pouco de areia a ela.

Ideal é que seja uma terra de boa qualidade, mesmo a planta não sendo exigente, isso fará com que ela fique mais bonita.

Além da areia, você pode misturar um pouco do bokashi a essa terra da cova (ou à terra que for utilizar em um vaso), Com isso você terá a planta cultivada em um solo bem drenante e rico em matéria orgânica.

Como irrigar sua Plumeria

A rega para essa planta deve ser moderada, ou seja, não irrigue com frequência, mas também não deixe a planta seca durante muito tempo.

No jardim deixe com que o solo seque completamente antes de efetuar nova irrigação, considere irrigar de 2 a 3 vezes por semana em dias mais quentes e de 1 a 2 vezes durante dias com maior umidade do ar.

Não há regras para irrigação, tudo dependerá do clima de sua região. Se for errar, erre pela falta de água, já que essa planta tem um caule bem suculento e consegue resistir à falta de água por mais tempo.

Em vasos a regra é quase a mesma. Deixe o solo secar completamente, inclusive pode deixar alguns poucos dias sem água após secar. Depois desse período, irrigue com abundância novamente.

Iluminação ideal

Para que a planta cresça de forma saudável e dê muitas flores, é necessário que ela tenha no mínimo 6 horas de iluminação diária.

Como fazer muda de Jasmim-manga?

O Jasmim-manga pode ser propagado por sementes ou através de estacas. A multiplicação por sementes é mais trabalhosa e demorada, já por estacas é bem fácil e rápido e a probabilidade de sucesso é enorme.

Veja o passo a passo para propagar através de estacas:

– Corte um ramo de aproximadamente 30 cm

Aconselhável que o ramo seja da parte final da árvore, eles possuem maior probabilidade de darem certo.

corte ramo plumeria
Fonte: A Growing Passion

– Retire as folhas

Após o corte do ramo, retire todas as folhas e deixe secar por aproximadamente uma semana. Quando a planta parar de excretar o látex no local do corte, passe um pouco de canela em pó no local.

– Preparar a terra para o plantio do Frangipani

A terra para o plantio da estaca pode ser feita misturando-se 1 parte de areia para 1 de terra. Algumas pessoas usam apenas a areia de construção para o plantio e também dá muito certo.

– Plantar a estaca de Jasmim-manga

Pegue um recipiente (garrafa pet cortada, um vaso, o saquinho para mudas), coloque a terra preparada e afunde aproximadamente 10 cm do final da estaca na terra.

E após aproximadamente 12 semanas, esse é o resultado do plantio da estaca acima:

Notem que a estaca ficou dentro da casa, mas em um ambiente bem iluminado, perto de uma janela. Possivelmente se a planta crescer muito o local não será adequado para ela, mas enquanto a planta está pequena, é possível cultivá-la dentro de sua casa.

Ideais para utilizar o Jasmim-manga

jasmim-manga-no-jardim
Fonte: banidea

jasmim manga jardim 2
Fonte: Jim Tucker

jasmim manga jardim 3
Fonte: Plumeria Care

jasmim manga jardim 4
Plumeria no canto direito do jardim
Fonte: Houzz

jasmim manga jardim
Fonte: Design Lovin

jasmim manga jardim 6
Fonte: Miriama Reid

jasmim manga jardim 7
Jasmim-manga em vaso
Fonte: Garden amateur blogger

jasmim manga jardim 8
Fonte: gardensonline

jasmim-manga na calçada

Perguntas e respostas sobre o cultivo da Plumeria

O Jasmim-manga é tóxico ou venenoso?

Quase toda a planta é considerada tóxica, mas a parte mais tóxica é a seiva.

A árvore frangipani exala uma seiva pegajosa e leitosa que é considerada irritante para a pele e pode causar erupções e bolhas nos mais alérgicos. A ingestão da seiva ou casca pode causar diarreia e vômitos.

As flores da Jasmim-manga são comestíveis?

Apesar da planta ser quase toda tóxica, as flores da frangipani estão na lista das PANC’s (Plantas alimentícias não convencionais).

As flores possuem um aroma muito delicado e adocicado. Com cheiro de jasmim, característico da flor. Pode-se utilizar em doces, geleias, refogados e em receitas com peixes.

Dão um sabor muito agradável e perfumado aos pratos.

Recomendável que não coma as flores cruas.

As Plumerias são suculentas?

São arbustos e árvores decíduas ou semi-perenes, mas não são suculentas.

As raízes da Plumeria são invasoras?

As raízes dessa planta são pequenas e superficiais, sendo assim não são invasoras. Podem ser plantadas perto de estruturas e outras plantas.

Posso cultivar jasmim-manga dentro de casa?

Sim, essa planta pode ser cultivada dentro das residências em vasos grandes. Mas é necessário um local muito bem iluminado e ventilado. Sua planta precisará de 6 a 8 horas de iluminação, pelo menos.

As Frangipanis perdem as folhas?

Durante o inverno, no período de dormência essa planta perde as folhas, mas não se preocupe, elas vão crescer novamente.

jasmim manga no inverno
Fonte: Redbubble

O Jasmim-manga precisa de muita água?

Como dito na parte da irrigação, são plantas que precisam de rega moderada, nemmuito, nem pouca. Como ela não deve ficar encharcada, espere o solo secar completamente antes de efetuar nova irrigação.

No inverno as regas podem ser mais espaçadas.

Quanto tempo demora para meu Jasmim-manga crescer?

Essa planta não possui crescimento rápido. Seguindo as dicas acima em relação a iluminação, solo e irrigação você conseguirá extrair o máximo de sua planta, para que ela cresça o mais rápido possível, mesmo não sendo realmente rápido.

De forma geral, elas crescem 20 cm por ano.

Conclusão

Através desse artigo você conheceu mais uma planta linda para seu jardim, um arbusto muito fácil de cultivar, com diversas cores e formas.

Os cuidados são mínimos, e se você não quer ter muito trabalho com nenhuma planta em seu jardim, essa pode ser uma boa opção.

Ensinei o método mais prático para fazer mudas de jasmim-manga, sendo necessário apenas encontrar um (antes de cortar a planta de alguém, peça para os donos da planta, ok?).

Além disso mostrei vários exemplos de Plumeria em jardins, podendo também ser cultivada em vasos grandes.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!

Gilberto
Gilbertohttps://pergunteaoagronomo.com.br/
Sou Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, possuo MBA em Agronegócios pela Esalq-USP. Tenho mais de 20 anos de experiência no cultivo de orquídeas e experiência internacional em hortaliças e frutiferas.

Artigos Relacionados

9 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Muito obrigada por todas essas informações! Minha duvida é se é viável cultivar um jasmim manga em caso em um quintal com cobertura em vidro retrátil. Ele ficará no sol pleno, porém com o vidro acima. Fico grata desde já!

  2. Tenho uma dessa no jardim do fundo de casa mas as raízes estão levantando o calçamento, já o rachou até o limite da parede. Creio que terei que arrancar, infelizmente. Tem algo que possa ser feito para que as raízes parem o estrago?

    • Infelizmente não há o que fazer. As raízes do Jasmin manga não são consideradas invasivas, o problema é que são mais superficiais… provavelmente por isso está dando problema

    • Nossa, é tão fácil de conseguir. Pode buscar em floriculturas e casas de mudas que vc encontra. Até mesmo se vir alguma na casa de alguém vc pode pedir um pedaço do caule e plantar! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11,909FãsCurtir
2,306SeguidoresSeguir
1,098SeguidoresSeguir
21,400InscritosInscrever
- Anúncio -

Últimos Artigos

- Anúncio -