29.8 C
São Paulo
quarta-feira, maio 8, 2024

Pé de Chia: A Estrela Vegetal que Conquistou o Mundo e 15 incríveis benefícios

O consumo de sementes de chia (Salvia hispanica L.) tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, principalmente devido aos seus excelentes atributos nutricionais, que trazem diversos benefícios ao organismo, ajudam na prevenção de doenças assim como proporcionam melhor qualidade de vida.

Continue a leitura para descobrir os benefícios de ingerir sementes de chia, veja os cuidados que deve ter ao consumí-las bem como receitas super fáceis de fazer.

– Fonte de proteínas

homem fazendo musculacao

Possuem elevados teores de proteínas (de 15 a 25%), participantes de todas as estruturas do corpo, essenciais em dietas para perder gordura e em exercícios físicos;

– Mais energia que carboidratos

energia para correr

Composto por 25 a 35% de lipídios, compostos químicos orgânicos naturais, que constituem uns dos principais componentes dos seres vivos,
armazenam energia, fornecem mais energia que carboidratos bem como auxiliam na manutenção da temperatura corporal;

– Fibras dietéticas

mulher coracao na barriga

É uma das melhores fontes saudáveis de fibras conhecida. Em sua composição química há de 18 a 30% de fibras dietéticas, que promovem movimentos intestinais e efeito regulador. Por isso, é recomendada em casos e constipação;

– Fonte de vitaminas importantes

olhos mulher

Possui vitaminas: riboflavina (auxilia na produção de energia), niacina (possui importante papel no metabolismo celular e na reparação do DNA), tiamina (importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração), vitamina A (melhora sistema imunológico e protege a pele e os olhos contra o processo de envelhecimento);

– Sementes de chia ajudam contra doenças cardiovasculares

homem mao no coracao

Nota-se a presença de antioxidantes, os quais têm comprovados efeitos contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Do mesmo modo, também possuem elementos antioxidantes de eliminação de radicais livres, além de ação antibacteriana, anti-inflamatória, antialérgica, antiviral, anti-tumor, anti-isquêmica e vasodilatadora;

– Alto teor de minerais

sementes de chia minerais

As sementes de chia possuem elevados teores de fósforo, potássio, magnésio e, principalmente, cálcio, além de baixo teor de sódio (o que torna uma excelente alternativa para pessoas que sofrem de pressão alta);

– Sementes de chia possuem alto teor de Ômega 3

sementes de chia omega 3

Possui alto teor de óleo, cerca de 40% do peso da semente. Dessa fração, quase 60% é composta de ômega-3, considerado essencial, pois o corpo não é capaz de sintetizá-lo.

O consumo do ômega-3 está associado à redução do colesterol e da pressão arterial, prevenindo problemas cardíacos, além de diminuir as chances de proliferação de células cancerígenas e de doenças do sistema nervoso.

Por outro lado, a baixa ingestão de ômega-3 tem sido associada também a desordens psíquicas, como depressão, ansiedade e agressividade;

– Boa para reeducação alimentar

sementes de chia emagrecimento

O alto teor de óleo, proteína, antioxidantes e minerais encontrados nas sementes faz com que muitos nutricionistas recomendem o consumo da chia durante os processos de reeducação alimentar;

– Age na redução de doenças

teste de diabetes

O consumo de chia tem mostrado bons resultados no controle do peso corporal, nos níveis de glicemia, preferencialmente após refeições. Assim, sua ingestão pode auxiliar na redução de doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares;

– Previne osteoporose e aumenta imunidade

medico exame ossos

Tem a capacidade de aumentar a imunidade, prevenir a osteoporose e reduzir os níveis de triglicerídeos (gorduras armazenadas pelo corpo, como as dos quadris ou barriga);

– Atua contra a prisão de ventre

mulher no banheiro

– Sementes de chia são glúten free

salada com sementes de chia

Como a semente de chia não possui glúten, é adequada para consumo por pessoas celíacas;

– Ajuda na asma

inalador asma

Por ter ações anti-inflamatórias, a semente de chia é recomendada para pessoas asmáticas.

– Aumentam a sensação de saciedade

mao na barriga

O gel produzido ao hidratar o grão de chia é composto por um tipo de fibra solúvel (mucilagem). No intestino delgado, essas fibras aumentam o tempo de digestão de carboidratos, em outras palavras aumentam a sensação de saciedade.

Da mesma forma, pelo fato da digestão ocorrer de forma mais lenta, observa-se a manutenção dos níveis de açúcar no sangue, sendo útil na prevenção e controle do diabetes (mas é importante procurar um médico antes);

– Mais ferro que espinafre

prato de espinafre e sementes de chia

Cuidados ao ingerir sementes de chia.

Grande expansão

Sementes de chia podem se expandir até 27 vezes seu peso, sendo assim, se elas não forem hidratadas antes da ingestão, podem se expandir em seu esôfago, estomago ou intestino, portanto, antes de comer sementes de chia, aconselha-se misturá-la em algum líquido para permitir que se expandam;

Alérgicos

Algumas pessoas podem ser alérgicas às sementes;

Problemas na deglutição

Pessoas com problemas de deglutição devem procurar um médico/nutricionista antes de consumi-la;

Pressão sanguínea

O ômega-3 pode baixar ainda mais a pressão sanguínea, sendo assim, pessoas que sofrem com pressão sanguínea baixa devem ter cuidado;

Potencializar efeitos de remédios

Da mesma forma que a chia pode regular a glicose também pode super estimular remédios que controlam o nível de açúcar no sangue. Sendo assim, diabéticos devem procurar um médico/nutricionista.

Potencializar anticoagulantes

A chia pode potencializar o efeito de anticoagulantes, aumentando o risco de hemorragias. Portanto, é recomendado que hemofílicos também evitem o consumo das sementes.

Como consumir sementes de chia

Há várias formas de consumir as sementes de chia. É possível consumí-la crua, triturada, em gel ou até mesmo como óleo. Contudo, todos os benefícios das sementes são mantidos, independente como você irá prepará-las.

iogurte com sementes de chia

Curiosidade com sementes de chia

O gel formado pela chia pode ser um ótimo substituto do ovo em receitas. Misturando uma colher de sopa da farinha de chia com 60 ml de água, você obtém uma quantidade de gel suficiente para substituir um ovo em qualquer preparação.

Na dúvida em como preparar as sementes de chia? A fim de facilitar o seu trabalho eu separei algumas receitas básicas e outras um pouco mais sofisticadas. Basta dar o play! 😉

Que tal ter um pé de chia?

Nome popularPé de Chia
Nome científicoSalvia hispanica
FamíliaLamiaceae (família da hortelã)
Tipo de plantaHerbácea anual
TamanhoAté 1 metro de altura
IluminaçãoPleno sol a meia sombra
SoloBem drenado, leve e rico em nutrientes
RegaFrequente, mantendo o solo ligeiramente úmido
pH6,0 a 8,0 (solo neutro a ligeiramente alcalino)
Época de floraçãoOutono
Cor das FloresAzul, branco ou roxo
OrigemMéxico e América Central
ToxicidadeNão tóxica para humanos ou animais

Se você deseja ter uma planta de Salvia hispanica em sua casa, aqui vão algumas dicas agronômicas:

A incrível origem do pé de chia

Acredite ou não, o pé de chia tem uma história que remonta a civilizações antigas. Os astecas, maias e incas já cultivavam essa planta há séculos. Eles a utilizavam em rituais, como fonte de alimento e até como moeda de troca!

Mas foi só recentemente que a planta ganhou fama mundial. Nos anos 70, dois comediantes mexicanos lançaram a mania das “cabeças de chia” – bonecos de cerâmica com sementes germinadas que pareciam cabelos. Um sucesso instantâneo que colocou o pé de chia no mapa.

Características do pé de chia

A Salvia hispanica L., conhecida com “salvia espanhola”, “artemisa espanhola”, “chia mexicana”, “chia negra” ou simplesmente “chia”, é uma planta herbácea anual originária das áreas montanhosas do oeste e centro do México e Guatemala.

No Brasil, o pé de chia alcança 2 metros de altura se for semeada nos meses favoráveis ao seu desenvolvimento (outubro e novembro), e é colhida no mês de maio. Do mesmo modo, o plantio da chia também pode ser feito nos meses de março e abril, após a colheita da primeira safra de grãos, sendo conduzida até o final de agosto.

Salvia hispanica
Fonte: Wikipédia

Os fatores ambientais que mais influenciam a germinação dos pés de chia são a temperatura, salinidade, luz e umidade do solo.

Contudo, a salinidade e a temperatura são os fatores que mais influenciam na germinação das sementes em áreas secas. Embora, os efeitos da temperatura são mais severos.

Onde plantar e Solo ideal

O pé de chia é extremamente versátil. Você pode plantá-lo em vasos, jardineiras ou diretamente no solo. Basta escolher um cantinho bem iluminado.

Prefere solos de textura média a arenosa, e não tolera alagamentos. É tolerante a acidez e a seca, porém não suporta geadas.

Iluminação ideal

O pé de chia requer plantio a pleno sol e temperaturas amenas durante a noite, a frutificação não ocorre em condições de sombra. Apesar de tolerar condições de solos ácidos, a faixa de pH ideal para o cultivo situa-se entre 6,5 e 7,5.

flores de Salvia hispanica

Por se tratar de uma espécie sensível ao fotoperíodo, é considerada uma planta de dias curtos, dessa forma o ciclo da cultura pode variar entre 100 até 150 dias.

Devido à baixa quantidade de reservas na semente, requer baixas profundidades de semeadura, assim, cobre-se as sementes com terra apenas para deixar a semente recoberta pelo solo.

O controle de plantas daninhas é extremamente importante quando as plantas ainda são pequenas.

A água é talvez o elemento mais importante para o sucesso do seu pé de chia. Afinal, essa planta é uma verdadeira esponja!

Irrigação do pé de chia

Regar diariamente é a chave. Mas cuidado para não exagerar – o solo não deve ficar encharcado. Uma regra simples: quando a superfície começar a secar, é hora de regar novamente.

Hora de dar uma poda?

Normalmente não é necessário podar o pé de chia. Mas se desejar manter sua pequena floresta mais baixa e compacta, fique à vontade.

Use uma tesoura de ponta fina e corte os brotos mais altos. Isso incentivará o crescimento lateral e manterá a planta com aparência densa e agradável.

Problemas comuns

Plantas não crescem direito

Esse é provavelmente o problema mais comum. Se suas plantas não estiverem desenvolvendo brotos e raízes saudáveis, a causa pode ser:

  • Falta de água – regar diariamente é essencial!
  • Solo inadequado – lembre-se de usar um solo bem drenado
  • Mudas velhas – semente mais recentes germinam muito melhor

Aparecimento de mofo

Mofo ou fungos são outro inimigo em potencial. Eles se desenvolvem em solos úmidos demais, com pouca drenagem e circulação de ar.

A solução? Use um solo mais leve, evite regar em excesso e mantenha suas plantas bem espaçadas para circular o ar.

A explosão de vida e cor do pé de chia

Apesar de normalmente cultivada pelos impressionantes brotos verdes, o pé de chia também pode lhe presentear com flores!

Quando as condições são ideais, você poderá ver pequenas flores delicadas surgirem por entre a massa de brotos. Elas variam do branco ao roxo, adicionando um toque de cor a sua pequena floresta.

Conclusão

Em resumo, nesse artigo você aprendeu que as sementes de chia possuem diversos benefícios para a saúde, tais como prevenir a osteoporose, fornecer mais energia que carboidratos e também é fonte rica de proteínas.

Porém, mesmo com todos os 15 benefícios citados durante o artigo, vários cuidados devem ser tomados antes de ingeri-las, portanto leia atentamente todas as recomendações.

Assim, se você quiser experimentar algumas das delícias feitas com sementes de chia, veja algumas das receitas e experimente fazê-las! 😉

Gilberto
Gilbertohttps://pergunteaoagronomo.com.br/
Sou Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, possuo MBA em Agronegócios pela Esalq-USP. Tenho mais de 20 anos de experiência no cultivo de orquídeas e experiência internacional em hortaliças e frutiferas.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11,909FãsCurtir
2,306SeguidoresSeguir
1,098SeguidoresSeguir
21,400InscritosInscrever
- Anúncio -

Últimos Artigos

- Anúncio -