18 C
São Paulo
terça-feira, junho 18, 2024

Plantas Repelentes de Ratos e Camundongos Para Seu Jardim

Você já se deparou com o problema de ratos ou camundongos invadindo seu jardim e roendo suas plantas e legumes? Esses roedores podem causar grandes estragos, além de transmitirem doenças. Felizmente, existem algumas plantas repelentes de ratos e camundongos que você pode cultivar para mantê-los longe.

ratos comendo plantas

Por que Ratos e Camundongos são um Problema?

Ratos e camundongos se reproduzem rápido e podem invadir seu jardim em grandes números se encontrarem condições favoráveis. Eles podem cavar túneis e construir ninhos em plantas densas, entulhos ou pilhas de lenha.

Esses roedores são onívoros e irão roer praticamente qualquer coisa para obter alimento, incluindo sementes, bulbos, raízes, frutas, verduras e plantas ornamentais. Isso pode causar grandes perdas na sua horta e jardim.

Além disso, ratos e camundongos transmitem doenças através de suas fezes e urina contaminadas, como leptospirose, tifo murino (transmitido pela pulga do rato), salmonelose, entre outras. É essencial controlar sua presença para evitar riscos à saúde.

Como as Plantas Repelentes de Ratos Funcionam

Algumas plantas possuem compostos aromáticos fortes em suas folhas, flores ou bulbos que têm efeito repelente sobre certos animais, incluindo ratos e camundongos.

Os odores agudos incomodam o olfato sensível desses roedores, fazendo com que evitem áreas onde essas plantas são cultivadas. Elas funcionam criando um ambiente desagradável, mas sem causar nenhum dano físico.

Plantas Repelentes de Ratos

As plantas repelentes de ratos podem ser usadas ao redor da borda do seu jardim e próximas a áreas vulneráveis como composteiras e pilhas de lenha. Elas também podem ser plantadas entre as linhas de vegetais na horta.

Veja a seguir algumas excelentes opções de plantas repelentes para afastar ratos e camundongos.

Plantas Repelentes de ratos mais Eficazes

Alho

O alho é uma ótima escolha entre as plantas repelentes de ratos e camundongos por alguns motivos:

  • Possui compostos de enxofre fortes que causam odores desagradáveis
  • Tem propriedades repelentes comprovadas contra diversas pragas
  • É fácil de cultivar em qualquer tipo de solo
Plantas Repelentes de Ratos: alho
Fonte: Horticulture Magazine

Você pode plantar bulbilhos de alho próximos às bordas do jardim ou entre as linhas de vegetais. Também é possível fazer uma solução de alho com água para pulverizar nas áreas afetadas.

Ervas Aromáticas

Diversas ervas aromáticas contêm óleos essenciais repelentes em suas folhas, como alecrim, manjericão, tomilho, hortelã e cidrão. Elas podem ser plantadas em canteiros ou vasos e distribuídas pelo jardim.

Plantas Repelentes de Ratos: Hortelã
Fonte: Southern Living

Essas ervas toleram poda frequente, permitindo que você colha as folhas para usar na culinária ou para fazer infusões repelentes caseiras. Além de afastar pragas, elas atraem polinizadores benéficos.

Tagetes

As tagetes, também conhecidas como cravos-de-defunto, são flores vistosas que também possuem propriedades repelentes comprovadas, especialmente contra nematóides.

Plantas Repelentes de Ratos: Tagetes
Fonte: tagetes North Carolina Extension Gardener Plant Toolbox – NC State University

Elas liberam compostos aromáticos pelo solo que repelem uma variedade de pragas sob a terra. São fáceis de cultivar a partir de sementes e produzem abundantes flores amarelas.

Dicas para Potencializar o Efeito Repelente

Abaixo estão algumas dicas úteis para potencializar o efeito das plantas repelentes em seu jardim:

  • Plante as espécies repelentes ao redor do perímetro do jardim para criar uma “barreira protetora”.
  • Intercale fileiras de alho, ervas aromáticas e cravos-de-defunto nas áreas de cultivo.
  • Substitua flores ornamentais por espécies repelentes em canteiros e vasos.
  • Colha folhas e flores repelentes para fazer infusões caseiras. Misture com água e pulverize onde necessário.
  • Mantenha as plantas podadas e saudáveis para maximizar a liberação de compostos aromáticos.
  • Combine várias espécies com propriedades complementares para um efeito ampliado.

Considerações Finais

Cultivar plantas repelentes é uma solução orgânica e sustentável para controlar ratos, camundongos e outras pragas no jardim. Contudo, para problemas mais severos, pode ser necessário combinar o uso de armadilhas ou métodos de exclusão física.

Lembre-se sempre de eliminar fontes de alimento e abrigo que atraem esses roedores ao seu jardim. Mantenha entulhos e mato aparados, lixo tampado e ração de animais em recipientes fechados.

Com algum esforço e manejo integrado, é possível desfrutar de um jardim bonito, saudável e livre de roedores indesejados!

Gilberto
Gilbertohttps://pergunteaoagronomo.com.br/
Sou Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, possuo MBA em Agronegócios pela Esalq-USP. Tenho mais de 20 anos de experiência no cultivo de orquídeas e experiência internacional em hortaliças e frutiferas.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11,909FãsCurtir
2,306SeguidoresSeguir
1,098SeguidoresSeguir
21,400InscritosInscrever
- Anúncio -

Últimos Artigos

- Anúncio -