Entre os amantes de plantas o “Urban jungle” (Floresta urbana) se tornou muito popular. Como o próprio nome diz é uma floresta criada dentro da sua casa, que pode ser composta de árvores até vasos com violetas, tudo é possível. O importante é trazer a natureza para dentro da sua casa.

O processo de urbanização, cada vez mais acelerado, tem reduzido o contato das pessoas com o verde das plantas. Cada vez mais, o asfalto tem ocupado o lugar de áreas permeáveis e vegetadas; os prédios, o lugar de árvores e florestas; e o cinza, tem ocupado o espaço do verde natural das vegetações.

Apesar da urbanização ser importante para a evolução das relações econômicas e sociais, o homem enquanto espécie, precisa estar em contato com a natureza para seu bem estar social e qualidade de vida.

O paisagismo enquanto arte de transformar a paisagem antropizada em uma paisagem mais natural, possui a proposta de incluir plantas por entre as alvenarias e demais construções civis. Com isso, é possível humanizar os espaços e gerar mais qualidade de vida por meio dos benefícios ambientais e sociais que as plantas promovem. É possível transformar uma selva de pedras em uma selva urbana ou também conhecido como “Urban Jungle”.

Índice hide

O que é o “urban jungle”?

Em tradução livre, o termo significa floresta urbana e consiste em utilizar da natureza como inspiração para decorar. É utilizar plantas e compô-las com os materiais do mobiliário; as cores e texturas das paredes; e até as obras de arte presentes no ambiente. E apesar da possibilidade de composição, o Urban Jungle permite espalhar as plantas pela casa sem muita moderação, enchendo o ambiente com vegetações dos mais variados tipos.

Urban jungle na sala
Fonte: unsplash

Cuidado para não colocar mais plantas do que o ambiente suporta, comprometendo a sua mobilidade.

Pelo reflexo da pandemia houve um aumento progressivo do interesse das pessoas em terem plantas em casa.

Muita gente se descobriu pai ou mãe de planta e resolveu começar, – às vezes com uma única plantinha e no final já tinham outras várias espalhadas pela casa – a ter plantas em casa. Isso porque as plantas possuem benefícios que vão além da estética. Elas embelezam os espaços, reduzindo a poluição visual, e a poluição ambiental, pois purificam o ar por meio do processo de fotossíntese, onde absorvem o gás carbônico da atmosfera e liberam o oxigênio.

Algumas espécies como o lírio da paz (Spathiphyllum wallisii) são conhecidas pela capacidade de absorverem compostos químicos tóxicos da atmosfera, como o xileno e benzeno, deixando o ar mais saudável.

Com plantas em casa, é possível alterar a rotina entre cuidados domésticos, cuidados com os filhos e/ou pets, a leitura de um livro e os cuidados com as plantas, sem que isso gere um estresse.

Por serem seres vivos, elas também precisam de cuidados: uma adubação para aquisição de nutrientes; uma rega para hidratação dos seus órgãos; um banho de sol para fazerem fotossíntese; e umas olhadinhas para identificar como está a saúde delas, se existe algum inseto ou doença atacando-as para então fazer o controle. Por isso, antes de decidir criar seu Urban Jungle, tenha em mente os cuidados e tempo que você vai dedicar às suas plantas.

Quais são os benefícios de se fazer um Urban Jungle?

  • A capacidade de promover relaxamento e calmaria;
  • Aumento da umidade;
  • Redução da temperatura ambiente;
  • Melhoria na concentração;
  • Dentre os benefícios ao corpo estão a capacidade de promover relaxamento, calmaria, revigorar o corpo e aumentar a felicidade (quem gosta de plantas sente-se bem cuidando delas);

Esses são os motivos pelos quais aumentou-se a procura por plantas, para ambientes internos, durante a pandemia. Foi uma válvula de escape encontrada para reduzir o estresse e ansiedade gerados pelo isolamento social.

Certo de que já fui convincente o bastante, vou falar do passo a passo para montar um Urban jungle.

Como montar um Urban Jungle?

 Passo 1 – Escolha do espaço físico interno

Antes de escolher as plantas que vão compor sua floresta urbana, é preciso escolher o espaço onde essa minifloresta será montada, isso porque o tamanho do espaço disponível vai determinar a quantidade e o porte das plantas a serem escolhidas. Além disso, as características climáticas do local interno vão determinar as espécies vegetais mais adequadas, de acordo com a luminosidade e a circulação do ar.

É fundamental que o local receba, pelo menos luz difusa, por no mínimo 2 horas. Sem essa incidência de luz solar, as plantas não vão sobreviver. Lembre-se que plantas são seres vivos e dependentes da luz do sol.

É importante que o local seja ventilado, pois a falta de circulação do ar deixa o ambiente mais propício ao surgimento de doenças fúngicas, devido ao excesso de umidade.

A sua minifloresta pode ser criada em qualquer cômodo da casa, até mesmo no banheiro. Desde que este tenha iluminação solar suficiente para plantas naturais, mas atente-se, mais uma vez, para a umidade do ambiente. Banheiros geralmente são bem úmidos e, portanto, as plantas para este cômodo devem ser habituadas à condições de maior umidade.

Passo 2 – Escolha das plantas para o Urban Junge

Depois de escolhido o espaço arejado e com boa iluminação do sol, é hora de escolher as plantas.

Existe um universo de possibilidades entre cores, texturas e tamanhos diferentes. Se o seu local recebe pelo menos 6 horas de sol por dia, você pode usar plantas de sol, aquelas que dão flores e tem cores das folhas diferentes do verde; se ele recebe até 4 horas de sol, você pode usar plantas de meia sombra; mas se ele recebe apenas 2 horas de sol durante o dia, você deve usar plantas de sombra.

escolha de plantas para urban jungle
Plantas em ambiente iluminado

Se você não sabe identificar se a planta é de sol, sombra ou meia sombra, informe-se junto ao vendedor e diga, inclusive, como é a luminosidade no seu espaço, para ter certeza de que a planta escolhida é a melhor opção.

Dê preferência para plantas de fácil cultivo e baixa manutenção, principalmente se você passa mais tempo fora de casa e não tem quem as cuidem.

Plantas como jibóia (Epipremnum pinnatum), zamioculca (Zamioculcas zamiifolia), espada-de-são-Jorge (Sansevieria trifasciata), sete facadas (Monstera adansonii) são algumas espécies de fácil cuidado que podem ser incluídas no seu Urban Jungle.

Outra dica é mesclar plantas de portes diferentes: plantas mais altas e plantas mais baixas permitem uma composição com volumes diferentes. Isso é interessante, pois se a ideia é ter uma floresta em casa, quando a gente pensa em uma floresta natural, vemos que são compostas por plantas de diferentes tamanhos.

plantas de uma urban jungle com diferentes tamanhos
Composição com diferentes tamanhos

Além disso, leve em consideração a sua realidade financeira e o que é produzido na sua região.

Existe um modismo no mundo das plantas ornamentais, que é sustentado pelos colecionadores de plantas, que acabam influenciando pessoas na busca por aquelas mesmas espécies, que tem alto valor de mercado e muitas vezes vêm de fora.

Dê preferências aos produtores locais, que produzem plantas adaptadas às condições climáticas da sua região. Plantas que permitem uma maior sustentabilidade, inclusive com menor demanda de água para se adaptarem.

Plantas que são trazidas de regiões com clima muito diferente da sua região, demandam mais cuidados iniciais para se adaptarem e apresentam mais risco de morte.

Caso você tenha pets e/ou crianças em casa, cuidado para não escolher plantas tóxicas que podem ser ingeridas por eles. Se formos parar para pesquisar, são muitas as plantas que apresentam toxidez, mas não se desespere, apenas certifique-se de que não são plantas atrativas para pets e de que seus filhos não irão ingeri-las.

gato brincando perto de uma urban jungle

Redobre o cuidado e caso não seja possível ter esse controle de forma mais participativa, opte por plantas que não apresentem esse risco. Só não deixe de ter seu Urban Jungle, pois é possível ser pai ou mãe de crianças, pets e plantas ao mesmo tempo.

Passo 3 – Comece com uma quantidade menor de plantas

 Se você não tem experiência ou tem pouca experiência com as plantas, comece com uma quantidade menor.

Não saia pelos gardens comprando tudo o que ver pela frente (vai ser difícil resistir, mas você consegue).

Comece com alguns vasinhos de espécies de folhagens ou trepadeiras e coloque no local mais iluminado da casa. Veja como você se sai e caso perceba que pode ter mais plantas, compre mais e vá aumentando, gradativamente, a quantidade.

floresta urbana com poucas plantas
Poucas plantas para começar um Urban jungle

Passo 4 – Use e abuse da sua criatividade

Esse é o momento de colocar pessoalidade e criar seu Urban Jungle exatamente do seu jeitinho.

Inspire-se em imagens desse artigo (ao final do artigo), mas faça do seu jeito, levando em consideração as peculiaridades do seu espaço, como decoração e mobiliário e o que mais condiz com a sua realidade, financeira e local.

Não se deixe influenciar por plantas da moda, pelo simples fato de tê-las em casa. Tenha na sua floresta urbana plantas que você pode cuidar, comprar e que sejam adequadas para o seu espaço.

Pense em plantas para serem plantadas diretamente nos vasos ou para serem colocadas em cachepôs, do material que você preferir.

plantas em vários locais da casa

Se possível, use o teto para pendurar plantas em vasos ou em kokedamas. Use também as paredes para fixar suportes metálicos ou de madeira e também pendurar algumas plantas.

urban jungle com plantas penduradas em um suporte na sala

Nas paredes, você também pode ver a possibilidade de usar plantas trepadeiras, que usem da própria estrutura física da parede, para crescerem. São inúmeras as possibilidades, faça o que melhor lhe agradar. Só não se esqueça de pensar na funcionalidade de tais escolhas.

Plantas em locais muito altos vão demandar mais trabalho para que recebam os cuidados necessários. Se você não quer ou não pode ter esse trabalho de subir e descer de escada, melhor escolher um local mais acessível.

Passo 5 – Não se esqueça de cuidar das suas plantas 

Para que qualquer intervenção paisagística, seja ela um jardim de inverno ou de verão; um jardim vertical ou horizontal; uma jardineira ou um vaso com plantas, tenha sucesso total, lembre-se que a manutenção da vida desses vegetais depende de cuidados básicos e extremamente necessários.

mulher cuidando das plantas na urban jungle

Toda planta precisa de água, luz do sol e nutrientes e, caso seja identificado a presença de pragas e doenças, estas precisam ser combatidas.

Por isso é fundamental que você observe suas plantas, olhando as folhas, tanto na parte de cima, quanto na parte de baixo, que é onde os insetos e lagartas costumam se esconder.

Observe também o caule para ver se há a presença de manchas ou fungos e observe não o solo, pois um solo saudável é fundamental para ter plantas também saudáveis.

Informe-se sobre quais os cuidados específicos que algumas das plantas podem necessitar.

Algumas, por exemplo, demandam podas e outras não; algumas demandam mais água e outras menos; algumas demandam mais nutrientes do que outras.

Garanta que todas as plantas irão receber os cuidados necessários para seu pleno desenvolvimento e disfrute de todos os benefícios que seu Urban Jungle irá promover.

Inspirações para fazer um Urban Jungle

Urban jungle compondo ambiente na sala

Urban jungle compondo ambiente na sala

Floresta urbana com plantas pequenas

Floresta urbana com plantas pequenas

Urban jungle no hall de uma escada

Urban jungle no hall de uma escada

Espaço para leitura rodeado de plantas na sala

Espaço para leitura rodeado de plantas na sala

Floresta urbana na sala

floresta urbana na sala

Ambiente cheio de vasos de plantas

Ambiente cheio de vasos de plantas

Pequeno urban jungle em uma região da sala

Pequeno urban jungle em uma região da sala

Plantas penduradas e vasos formando um Urban jungle na sala

Plantas penduradas e vasos formando um Urban jungle na sala

Uso da floresta urbana na sala de jantar

Uso da floresta urbana na sala de jantar

Plantas diversas em um escritório

Plantas diversas em um escritório

Diversas plantas perto da janela

Diversas plantas perto da janela

Plantas penduradas na sala

Plantas penduradas na sala

Varanda com suporte em madeira com várias plantas

Varanda com suporte em madeira com várias plantas

Escritório enfeitado por uma urban jungle

Escritório enfeitado por uma urban jungle

Plantas podem ser dispostas em qualquer local da sala, até mesmo penduradas perto do teto

plantas penduradas perto do teto e por toda sala

Floresta urbanda na sala

Floresta urbanda na sala

Floresta urbana no hall da escada

Floresta urbana no hall da escada
Fonte: Sandrin

Floresta urbana na sala

Floresta urbana na sala
Fonte: Lehigh Valley Style

Escritório cheio de plantas

escritório cheio de plantas
Fonte: Fieldnotes by Studioplants

Varanda coberta cheio de plantas

Urban jungle 21 Walls By Me
Fonte: Walls By Me

Canto da sala com várias plantas

Canto da sala com várias plantas
Fonte: The Vurger Co

Área de leitura com uma urban jungle

Área de leitura com uma urban jungle
Fonte: IKEA

Sala com plantas de diferentes espécies e tamanhos

Sala com plantas de diferentes espécies e tamanhos
fONTE: The Vurger Co

Plantas compondo o ambiente de leitura

Plantas compondo o ambiente de leitura
FONTE: Niafaraway

Ambiente de leitura aconchegando em meio a uma floresta urbana

Ambiente de leitura aconchegando em meio a uma floresta urbana
Fonte: Urban Jungle Bloggers

Uso de plantas com folhagens grandes na Urban jungle

Uso de plantas com folhagens grandes na Urban jungle
fonte: doedu.co

Sala em meio a uma floresta de plantas diversas

Sala em meio a uma floresta de plantas diversas
fonte: My indoor jungle

Plantas penduradas perto da janela

Plantas penduradas perto da janela
Fonte: Histórias de casa

Parte da sala com muitas plantas

Parte da sala com muitas plantas
fonte: Peerspace

Urban jungle em ambiente de lazer

Urban jungle em ambiente de lazer
fonte: HouseLogic

Sala mostrando diferentes plantas em diferentes locais da sala de acordo com a necessidade de cada uma

Sala mostrando diferentes plantas em diferentes locais da sala de acordo com a necessidade de cada uma

Conclusão

Com seu Urban Jungle pronto, é hora de convidar os amigos para um café, um vinho ou o que você preferir tomar. Aproveite o espaço para a leitura de um bom livro; para ouvir uma boa música; e por que não aproveitar para tirar altas fotos e postar, já que esse cantinho ficou instagramável e você pode inspirar outras pessoas a terem sua Urban Jungle em casa.

leitura urba jungle

Aproveite também para divulgar todos os benefícios que as plantas trouxeram a você e toda sua família.

Lembre-se sempre de cuidar muito bem da sua floresta urbana e deixa-la cada vez mais linda e aconchegante, com plantas vigorosas e saudáveis, capazes de promover também, a sua saúde física e mental. Faça uma meditação, um yoga e relaxe, pois, a vida acelerada pede uma pausa e alguns momentos em contato com a natureza.

Participe do Grupo do Telegram 1
72 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte + 11 =

Você também pode gostar: