21.4 C
São Paulo
sexta-feira, maio 10, 2024

7 Etapas para Criar um Jardim Deslumbrante do Zero

Você está se sentindo sobrecarregado com a ideia de criar um jardim do zero? Não se preocupe, você não está sozinho! Com um pouquinho de orientação, você pode criar uma paisagem exclusivamente sua.

Neste artigo, te levar através das 7 etapas para criar um jardim em seu quintal a partir do zero.

Itens que devem ser observados ao criar um jardim

Fazer um jardim nem sempre é uma tarefa fácil, há aspectos que precisam ser analisados com muita calma para que consiga ter sucesso e não tenha muitos problemas.

No gráfico abaixo você verá os principais itens que devem ser observados para fazer um jardim.

principais problemas para criar um jardim

Animais

Você possui animais em sua casa? Eles gostam de cavar seu quintal? Derrubam plantas que estão em vasos? Deitam em cima das plantas? Você pode ter um pequeno problema por isso.

cachorro cavando jardim

Além da urina de cães e gatos poder deixar manchas na grama, dependendo do quão bagunceiros seus pets são, pode ser necessário tomar medidas preventivas.

Se seu pet sai derrubando qualquer vasinho, escolha um vaso maior e mais pesado e consequentemente plantas maiores. Tente escolher plantas mais resistentes ao pisoteio. Considere fazer uma área exclusiva para o seu pet, dessa forma ele terá o local de “bagunça” dele (ele também precisa disso).

É muito importante também que as plantas não sejam venenosas.

Custo

Criar um jardim dos seus sonhos pode não ser tão barato quanto imagina. Tudo dentro do jardim tem um custo, inclusive as plantas.

Se você possuiu bom orçamento, considere fazer um projeto junto a um paisagista, eles são especialistas nessa área e podem facilitar muito o seu trabalho.

Por outro lado, caso não tenha um grande orçamento, ainda é possível ter um lindo jardim, basta que procure por alternativas baratas de tudo que deseja nele.

Plantas fáceis de encontrar, materiais mais rústicos, considere um jardim com menos detalhes de acessórios, um estilo de jardim mais fácil e não tenha medo de colocar a mão na massa.

Trabalho e Cuidados

Posso afirmar que esse é um dos itens mais importantes. Todo jardim requer manutenções, mesmo que um estilo de jardim precise menos que outro, seja com podas, corte de grama, irrigação (se não tiver um sistema automatizado), adubação, rastelamento etc.

trabalho e cuidados do jardim

Se você não têm tempo para nada disso, seu jardim não permanecerá bonito para sempre. Dessa forma, escolha um estilo de jardim que seja mais prático, como o jardim Zen ou Jardim Xeriscape, por exemplo.

Design e Planejamento

O projeto e o planejamento do jardim envolvem a criação de um espaço ao ar livre visualmente atraente e funcional. Esse processo normalmente inclui avaliar o local e determinar o melhor layout, selecionar plantas e materiais de paisagismo e criar um plano para instalação e manutenção.

Um bom projeto de jardim leva em consideração fatores como o clima, o estilo da arquitetura do entorno e as necessidades e preferências do proprietário.

Solo, drenagem and plantas daninhas

O solo é a base para um jardim saudável e produtivo. Ele fornece os nutrientes necessários e suporte para as plantas crescerem e prosperarem.

Um bom solo de jardim deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. A drenagem também é importante em um jardim porque garante que o excesso de água seja direcionado para longe das raízes das plantas para evitar o alagamento e a erosão.

Considere também fazer um local para drenagem em seu jardim:

drenagem do jardim

As plantas daninhas são plantas indesejadas que competem com as plantas do jardim por água, luz e nutrientes. Elas dão um aspecto de mal cuidado e podem ser difíceis de controlar.

No geral, o solo do jardim, a drenagem e o manejo de plantas daninhas são elementos importantes que estão inter-relacionados na manutenção de um jardim bonito e saudável.

alagamento no jardim

Agora que já informei os principais itens que impedem as pessoas de terem um jardim, vamos às 7 dicas simples, mas eficazes de como você pode fazer um.

1) Reúna fotos inspiradoras de jardins e paisagismo

O primeiro passo para criar um jardim deslumbrante é reunir inspiração.

Observe diferentes estilos de jardim, como moderno, tradicional, chalé, Zen etc. Preste atenção nas cores das plantas e nos tipos de recursos utilizados, como caminhos de tijolos, fontes de água e bordas de pedra.

Ao observar as semelhanças nas fotos que você gosta, você terá uma ideia melhor de que tipo de paisagem deseja criar.

Temos vários artigos em nosso site que podem te ajudar:

Jardim de inverno: O que São e Como Ter um Em Sua Casa

Melhores Plantas para Piscinas e 13 Inspirações de Jardins

Urban jungle: 5 Passos para uma Vida mais Verde e em Contato com a Natureza

19 Estilos de Jardim: Conheça os Mais Atraentes e Inspiradores

2) Determine o estilo do seu jardim

Depois de ter uma ideia clara do tipo de jardim que deseja, é hora de determinar o estilo do seu jardim.

Você quer um visual moderno e minimalista ou um jardim mais tradicional em estilo chalé? Esta etapa é crucial porque informará o resto do seu projeto paisagístico.

Não sabe o que são e quais os estilos de jardim existentes? Leia nosso artigo completo: 19 Estilos de jardim: Guia dos mais Atraentes e Inspiradores.

Após a leitura, criar um jardim com o seu estilo não será difícil.

3) Crie um desenho de plano em escala do seu jardim

Antes de começar a cavar seu quintal, é importante criar um desenho em escala do seu jardim.

Isso ajudará você a visualizar seu jardim e garantir que tudo se encaixe. Você pode criar um desenho esboçando seu quintal, incluindo quaisquer árvores, arbustos ou outros recursos existentes.

Não se preocupe se não souber desenhar muito bem, a intenção é apenas fazer um rascunho, um esboço.

esboço a mão de um jardim

4) Faça um inventário do local das condições e recursos de seus quintais

Depois de ter o desenho do plano de escala, é hora de fazer um inventário do local, das condições e recursos do seu jardim.

Isso inclui observar a exposição ao sol, o tipo de solo e quaisquer problemas de drenagem existentes. Ao entender as condições do seu quintal, você pode escolher plantas e recursos que prosperarão em seu terreno.

5) Crie uma lista de desejos de jardim

Agora que você tem uma ideia da forma geral do seu quintal e marcou todas as condições e recursos que podem afetar seu plano de paisagismo, é hora de começar a criar sua lista de desejos do jardim.

É aqui que você lista todas as plantas e recursos que deseja incluir em seu jardim. Lembre-se de que o uso de diferentes materiais e plantas pode fazer com que seu jardim pareça completamente diferente.

6) Desenhe alguns projetos em seu plano de escala (opcional)

Com sua lista de desejos de jardim em mãos, é hora de desenhar alguns projetos em seu plano de escala. Isso ajudará você a visualizar como tudo ficará em seu quintal.

Desenhar projetos de jardim em escala significa que as medidas dos elementos do jardim são representadas proporcionalmente no desenho, de modo que uma unidade de medida no desenho representa uma determinada quantidade de medida na realidade.

Isso permite que se visualizem as dimensões exatas dos elementos do jardim e como eles se encaixam no espaço disponível.

Confesso que esse passo é um pouco mais difícil para amadores, principalmente se não souber nada sobre projetos paisagísticos. Vou deixá-lo como um passo opcional, faça apenas se você souber ou tiver alguém para fazer para você, caso contrário deixe esse passo de lado.

7) Pesquisa de plantas e recursos que se encaixam no seu estilo

Essa é uma etapa importante na criação de um espaço que reflita o seu estilo e atenda às suas necessidades. Uma das primeiras coisas a se considerar é o clima da sua região, pois isso afetará quais plantas e recursos são adequados para criar um jardim.

Além disso, é importante levar em conta as necessidades de sol, água e solo das plantas. Uma vez que você tenha uma idéia geral do que deseja, você pode começar a pesquisar as diferentes opções disponíveis e encontrar aquelas que melhor se encaixam em seu estilo de jardim.

Consultando livros de jardinagem, sites de jardinagem, visitando viveiros e jardins, conversando com especialistas e outros jardineiros, você pode obter uma boa compreensão das plantas e recursos disponíveis e escolher aqueles que melhor se adequam ao seu jardim.

Conclusão

Criar um jardim do zero pode ser complicado, mas com um pouco de planejamento e orientação, você pode criar um jardim exclusivo para você.

Lembre-se de reunir inspiração, determinar o estilo do seu jardim, criar um desenho de plano de escala, fazer um inventário do local, criar uma lista de desejos do jardim, desenhar alguns projetos e pesquisar plantas e recursos que se encaixem no seu estilo.

Foto da capa: HGTV

Gilberto
Gilbertohttps://pergunteaoagronomo.com.br/
Sou Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, possuo MBA em Agronegócios pela Esalq-USP. Tenho mais de 20 anos de experiência no cultivo de orquídeas e experiência internacional em hortaliças e frutiferas.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11,909FãsCurtir
2,306SeguidoresSeguir
1,098SeguidoresSeguir
21,400InscritosInscrever
- Anúncio -

Últimos Artigos

- Anúncio -