Os 10 incríveis benefícios da ora-pro-nóbis e como cultivá-la

Pontuação dos leitores
[Total: 19 Média: 4.2]

Aqui em Minas Gerais comer a planta ora-pro-nóbis é um hábito.

A ora-pro-nóbis pode ser feito e consumido de diversas formas diferentes.

Refogado, misturado como ingredientes para sopas, como acompanhamento de frango caipira e costelinha, também pode ser consumido como um dos ingredientes do suco verde e de várias outras maneiras.

E só de pensar já me deu água na boca

bart com fome

Nesse artigo eu vou te ensinar absolutamente tudo que você precisa saber sobre a planta ora-pro-nóbis, como cultivar corretamente, para que serve a ora-pro-nóbis, como consumir, quais são os benefícios e muito mais.

Portanto, continue a leitura para aprender.

Origem da planta ora-pro-nóbis

É uma hortaliça de porte arbustivo perene (ciclo de vida por mais de dois anos), da família Cactaceae. Quem diria, né? Da mesma família dos cactos.

Muita gente não sabe, mas esse nome esquisito vem do latim e significa “ora por nós”.

Além desse nome, ela também é conhecida por outros: lobrobó, lobrodo, guaiapá, groselha-da-américa, cereja-de-barbados, cipó-santo, mata-velha, trepadeira-limão, espinho-preto, jumbeba, espinho-de-santo-antônio e rosa-madeira.

Ao contrário do que você provavelmente imaginava, essa planta não é brasileira, é originária do continente americano.

O nome científico dessa cactacea é Pereskia aculeata. A palavra “aculeata” (do latim ăcŭlĕus, ‘agulha’ ou ‘espinho’) significa dotado de espinhos.

Aqui no Brasil a planta é encontrada em Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Alagoas e Rio de Janeiro.

Características da ora-pro-nóbis

É uma planta bem rústica e por isso seu cultivo não é complicado.

Pode chegar a mais de 4 metros de altura, com ramos longos e cresce como um arbusto.

Você pode estranhar a foto, mas essa é a planta adulta:

Infelizmente a planta ora-pro-nóbis têm espinhos ao longo dos caules e ramos mais velhos (nos ramos mais jovens esse espinho se chama acúleo), o que dificulta muito o manuseio de agricultores e de pessoas que possuem cultivo caseiro.

Flor da Ora-pro-nobis

flor de ora-pro-nóbis

A flor da ora-pro-nóbis começa a aparecer de forma mais intensa após 2 anos.

Essas flores possuem um cheiro bem forte e são vistas com bons olhos por insetos melíferos.

As flores da Pereskia aculeata possuem coloração branca.

Quais são os benefícios do ora-pro-nóbis?

Essa planta é nutracêutica, ou seja, apresenta características de alimento funcional com propriedades protetoras e medicinais.

Ela é extremamente rica em nutrientes e não é à toa que ela é conhecida como “carne verde” ou “carne vegetal”, porque possui alto teor de proteína e minerais, especialmente cálcio e ferro.

Continue a leitura e descubra para que serve o ora-pro-nobis.

Ora-pro-nóbis é rica em proteínas

Os 10 incríveis benefícios da ora-pro-nóbis e como cultivá-la

A folha da ora-pro-nóbis possui aproximadamente 25% de aminoácidos (cadeias de aminiácidos formam as proteínas), principalmente o triptofano que é um aminoácido essencial para o cérebro juntamente com a vitamina B3, a niacina (ou niacinamida) e o magnésio, para produzir a serotonina.

Serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro e em outros sistemas do corpo e proporciona a sensação de bem-estar.

Ora-pro-nóbis é rica em carboidratos

Os 10 incríveis benefícios da ora-pro-nóbis e como cultivá-la

Trabalhos demosntram que o teor de carboidratos variaram entre 58,99% e 36,18%. A diferença nos valores pode estar relacionada a fatores ambientais e sazonais (colheita em diferentes épocas do ano).

Carboidratos são a nossa principal fonte de energia. Nossas atividades básicas só são feitas por causa deles.

Ora-pro-nobis possui lipídeos

A concentração de lipídeos encontra-se em torno de 6,3% – 6,8%.

Os lipídeos são responsáveis por fornecer energia ao corpo humano, além de contribuírem para a absorção de algumas vitaminas.

Ora-pro-nóbis é rica em vitaminas (A, B9, C)

Os 10 incríveis benefícios da ora-pro-nóbis e como cultivá-la

A alta concentração de vitamina C encontrada na planta ora-pro-nóbis, 4 vezes mais do que na laranja, faz com que ela ajude a fortalecer o sistema imunológico.

Outra vitamina encontrada em grande quantidade é a vitamina A, que contribui para a boa visão, pois protege a córnea, é importante para a pele, evita infecções entre outras contribuições.

Além das vitaminas citadas, há a presença da vitamina B9, também conhecida como ácido fólico.

Mulheres grávidas podem comer ora-pro-nóbis?

Os 10 incríveis benefícios da ora-pro-nóbis e como cultivá-la

Sim, o ácido fólico (vitamina B9) é importante para o bom desenvolvimento do feto e para formação do tubo neural do bebê.

Claro que minha formação acadêmica não me permite saber tudo sobre o assunto, portanto procure um médico/nutricionista para tirar suas dúvidas. Porém saber disso já é uma dica muito boa, não acha? 🙂

Além disso, a vitamina B9 é boa para pele, unha, cabelos, cérebro, imunidade e outros benefícios.

Ora-pro-nóbis é rica em ferro, manganês, zinco e cálcio

A presença desses minerais em maior quantidade na planta só é confirmada em solos férteis, principalmente em relação ao ferro e o cálcio.

Um estudo feito na região norte do Espírito Santo demonstrou que as plantas dessa região, possuiam teores de ferro 6 vezes maior que a média nacional e teores de cálcio 10 vezes maior.

A presença de ferro ajuda no tratamento de anemias.

De forma aproximada, as quantidades a serem ingeridas diariamente de minerais são: ferro (18 mg para mulher e 8 mg para homem), cálcio (1000 mg) e potássio (4700 mg).

Teores necessários na dieta humanaMinerais na ora-pro-nóbis (100g)
Ferro18 mg mulher e 8 mg homem48,02 mg
Cálcio1000 mg3700 mg
Potássio4700 mg2890 mg

Dados coletados do artigo: Obtenção do extrato de ora-pro-nóbis.

Em 100 g de ora-pro-nóbis podem ser encontrados 48,02 mg de ferro, 3700 mg de cálcio e 2890 mg de potássio, o que representaria mais que o dobro necessário a ser consumido, diariamente, de ferro por uma mulher, o triplo necessário de cálcio e aproximadamente 62 % de potássio.

Ora-pro-nóbis é antioxidante

Os 10 incríveis benefícios da ora-pro-nóbis e como cultivá-la

Os antioxidantes são importantes para combater o envelhecimento da pele, isso porque são capazes de neutralizar os radicais livres, moléculas que oxidam as células, danificando-as e ocasionando rugas e linhas de expressão.

Mas a ação antioxidante não ocorre apenas externamente, na pele.

Várias pesquisas apontam o papel chave dos radicais livres e outros oxidantes como grandes responsáveis pelo envelhecimento e pelas doenças degenerativas associadas ao envelhecimento, como câncer, declínio do sistema imune, doenças cardiovasculares e disfunções cerebrais.

Por isso, doenças como a arteriosclerose, Alzheimer e diabetes podem ser prevenidas com a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes, como a planta ora-pro-nóbis.

Para maiores informações sobre a atividade antioxidante, leia o artigo: Atividade antioxidante de extratos de folhas de ora-pro-nobis.

Ora-pro-nóbis é rica em fibras

Um estudo indica que essa planta possui menos fibras que as folhas de batata-doce, mas aproximadamente a mesma quantidade encontrada em espinafre que é considerado um alimento rico em fibras.

A dieta rica em fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal .

As fibras ajudam a prevenir várias doenças como varizes, câncer de cólon, hemorróidas, tumores intestinais e diabetes.

Ora-pro-nóbis emagrece?

Os 10 incríveis benefícios da ora-pro-nóbis e como cultivá-la

Ora-pro-nóbis é um alimento rico em fibras, por isso ao inserir esse tipo de alimento em uma dieta equilibrada contribui para ter um maior controle do peso.

Como mencionado anteriormente, a fibra promove a sensação de saciedade isso porque elas não são digeridas ou absorvidas o que faz com que acabem ocupando mais espaço no estômago.

Ora-pro-nóbis ajuda a melhorar processos inflamatórios

A professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Elita Scio desenvolveu junto com seus orientados uma pomada a base de ora-pro-nóbis chamada inflavit que tem ação anti-inflamatória, antioxidante e cicatrizante tópica.

Veja um dos pesquisadores contando sobre esse produto:

Como cultivar Ora-pro-nóbis

Essa planta é bem rústica, isso quer dizer que é de fácil cultivo pois é resistente a secas, a vários tipos de solos, é vigorosa e se propaga de forma rápida e fácil.

Propagação do ora-pro-nóbis

Sementes

Há duas formas de propagação, por semente e por estacas, sendo a segunda forma a mais utilizada.

Cada fruto da planta possui de 2 a 3 sementes escuras.

fruto de ora-pro-nóbis
Fruto do Ora-pro-nóbis
Foto: Valter França

A propagação por sementes apesar de ser mais demorada é também muito fácil de fazer.

As sementes apresentam boa taxa de germinação e geralmente não possuem dificuldade para quebrar a dormência (germinam rápido).

A germinação ocorre entre 7 -10 dias.

Estacas de ora-pro-nóbis

Para as estacas, vamos pegar aquelas da região intermediária da haste pois elas apresentam melhor pegamento.

Devem ter tamanho aproximado de 25 cm de comprimento. Deve-se retirar as folhas da planta, para acelerar o surgimento de raízes.

Eu explico melhor sobre porque deve-e retirar as folhas da estaca no artigo: Como fazer mudas de rosa do deserto em 5 passos.

Prepare uma terra de boa qualidade e que seja bem drenada.

O uso do bokashi é uma excelente opção para melhorar a qualidade da terra e fornecer todos os nutrientes que a planta vai precisar.

Primeiramente plante em vasos pequenos, enterrando aproximadamente 10 a 15 cm da estaca na terra.

Esse vídeo explica os passos básicos para fazer as estacas

As mudas após o enraizamento criarão novas folhas e ficará com o seguinte aspecto:

Mudas de ora-pro-nóbis
Estacas já enraizadas

Atenção: Enterre a parte basal, não a ponta da haste, ok?

As estacas plantadas devem ficar em local protegido, onde não há incidência de sol direto.

Após o enraizamento, que ocorrerá entre 30 a 40 dias transplante a muda para o local definitivo.

Preparo do solo

Cultivo comercial da ora-pro-nóbis

Para a produção comercial escolha uma área bem localizada, e de solo com boa drenagem, pois apesar de rústica a planta não tolera encharcamentos.

Nas áreas extensas, deve-se retirar amostras de solo e enviar ao laboratório.

Esse procedimento é fundamental para saber se o solo está com pH e níveis de nutrientes adequados, para que assim possa adubar corretamente.

Apesar da rusticidade da ora-pro-nóbis o ph do solo deve ser corrigido para 5,5 a 6.

Cultivo caseiro da ora-pro-nóbis

Em cultivos caseiros, como este abordado, a análise laboratorial não é necessária. Você poderá plantar em seu jardim ou até mesmo em um vaso grande.

A terra da região onde a planta será plantada deve ser toda revolvida superficialmente.

Faça uma cova de plantio de aproximadamente, 25 cm a 30 cm de
diâmetro por 30 cm a 40 cm de profundidade.

A quantidade de adubo utilizado na cova de plantio dependerá do tipo de adubo utilizado:

– Bokashi: 0,5 kg por cova, misturado na terra de cobertura;

– Esterco de curral: 10 a 20 litros;

– Esterco de galinha: 5 litros.

Porém, se utilizar qualquer tipo de esterco, é necessário a aplicação de 150 gramas de farinha de osso.

Feche a cova e marque o local onde ela está. A planta só poderá ser plantada após aproximadamente 10 dias.

Como plantar ora-pro-nóbis

Segundo a Embrapa, em plantios comerciais recomenda-se o plantio em linha dupla, ou seja, em uma linha planta-se dos dois lados.

Entre plantas o espaçamento deve ser entre 1 metro e 1,25 metros, 1 metro entre linhas simples e 2,5 metros entre linhas duplas.

Como na imagem abaixo:

espaçamento ora-pro-nóbis
Ilustração: Elcio Rochinski

Tanto no plantio comercial quanto no caseiro os torrões na hora do plantio/replantio não devem ser desfeitos.

Após esse passo, irrigue as plantas e repita esse molhamento após 2 dias. Irrigue sempre que a planta estiver seca até que ela consiga enraizar.

Irrigação da ora-pro-nóbis

Muita gente tem a planta no jardim, não irriga nenhuma vez e a planta ainda assim fica bem. Isso porque ela tolera a seca por bastante tempo.

Porém, em locais onde o plantio foi feito em regiões de seca prolongada, o cultivo deve ser irrigado.

No cultivo caseiro, você pode irrigar um vez por semana que ela ficará bem.

Como podar ora-pro-nóbis

Como já mecionado, a ora-pro-nóbis é uma planta bastante vigorosa. Seu crescimento é rápido e por isso deve ser conduzida desde muito cedo para o formato que se deseja.

Se você não quer utilizá-la como trepadeira para cobrir muros, por favor, não deixem de podá-la desde o primeiro ano de vida, podar depois será muito mais complicado!

O ideal é começar a poda de formação 30 – 60 dias após o replantio no local definitivo (ou no vaso), eliminando todos os ramos próximos ao solo.

O formato que ajuda na colheita é o de taça, retirando-se todos os ramos baixeiros (os próximos ao solo).

Eu sei que a planta é diferente, mas só para que você tenha uma ideia do que estou falando, veja como fica a planta no formato de “taça”:

poda ora-pro-nóbis
Pêssego no formato de taça
Foto: J. Bernardi

No início, deixe de 3 a 5 hastes com duas a quatro gemas a uma altura de 15 cm a 30 cm do solo.

Adubação da ora-pro-nóbis

A adubação de plantio, foi dita na parte de preparo do solo. Sendo assim nessa parte trataremos um pouco sobre a adubação após o plantio.

Com o crescimento da planta ela retira nutrientes do solo. E por fazermos colheitas, esses nutrientes não retornam para ele.

Por isso, se você não repor os nutrientes do solo, mais cedo ou mais tarde haverá a falta deles para a planta.

Infelizmente, cada adubação deve ser feita analisando-se os teores de nutrientes através da análise de solo.

Fazer a adubação orgânica, tanto em cultivos comerciais quanto nos caseiros é uma ótima opção.

Novamente, conheça o adubo orgânico do tipo Bokashi. Onde a adubação é feita a cada 3 – 4 meses.

Onde comprar ora-pro-nóbis?

Bom, aqui em Minas Gerais essa planta é facilmente encontrada, tanto plantadas nas casas quanto nos mercados e o preço é bem acessível por ser muito comum.

Você encontra em feiras, sacolões, supermercados e é claro no jardim de várias casas.

Receitas com ora-pro-nóbis

Os 10 incríveis benefícios da ora-pro-nóbis e como cultivá-la

Como bom mineiro, apesar de não ser um site de receitas citarei algumas para que vocês também façam em suas casas. Vai por mim, vale a pena.

Vocês já sabem do poder nutricional da planta, sabem de todos os benefícios, não há porque não dar uma chance de experimentá-la.

Vamos começar com a receita mais tradicional de todas?

Frango com ora-pro-nóbis

frango com ora-pro-nóbis
Foto: G1

Ingredientes

  • 20 folhas de ora-pro-nobis
  • 500g de sobrecoxa de frango caipira
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho
  • 1 limão (opcional)
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • Sal marinho
  • Pimenta-do-reino

Modo de preparo

  1. Tempere o frango com sal, pimenta e limão.
  2. Esquente o azeite numa panela e doure o alho e a cebola.
  3. Adicione o frango e deixe cozinhar por cerca de meia hora.
  4. Enquanto isso, pique o ora-pro-nóbis com as mãos, para preservar o aroma e o sabor.
  5. Observe se o frango já está pronto e dourado.
  6. Acrescente o suco de 1 limão e o ora-pro-nóbis.
  7. Deixe cozinhar por alguns minutos e está pronto.

Veja a receita em vídeo:

Costelinha com ora-pro-nóbis

costelinha com ora-pro-nobis
Foto: Cheff Silva

Ingredientes:

  • 1 quilo de costelinha de porco picada
  • 2 1/2 litros de água
  • 1 colher das de mesa de gordura
  • 1 colher das de mesa de sal com alho
  • 1 cebola média, ralada
  • 1 colher das de sobremesa de urucum
  • 1 folha de louro
  • 1/2 cálice de cachaça
  • 1/2 cálice de limão
  • Ora-pro-nóbis picado a gosto
  • Cheiro-verde a gosto
  • Pimenta a gosto

Modo de Preparo:

  1. Lavar as costelinhas, colocar em uma panela, cobrir com água, juntar a cachaça e o limão; levar ao fogo para uma leve fervura.
  2. Escorrer e reservar.
  3. Levar ao fogo uma panela; aquecer a gordura e juntar as costelinhas para fritar levemente.
  4. Retirar o excesso de gordura que ser formar, acrescentar o sal com alho, a cebola e por último o urucum.
  5. Deixar pegar cor, pingar água, juntar a folha de louro e tampar.
  6. Deixar cozinhar e ir pingando mais água, até a carne amaciar bem e formar um caldo suculento.
  7. Acertar o tempero e retirar do fogo.
  8. Lavar e escorrer o ora-pro-nóbis, picar e cobrir as costelinhas.
  9. Não mexer.
  10. Servir com angu e arroz com alho.

Veja a receita alternativa em vídeo:

Chips de ora-pro-nóbis

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 1 pires

Ingredientes

  • 2 xícaras de ora-pro-nóbis (65g)
  • 1 colher de chá de azeite de oliva
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Suco de ora-pro-nóbis

Os 10 incríveis benefícios da ora-pro-nóbis e como cultivá-la

Ingredientes

  • 20 folhas de ora-pro-nóbis
  • Suco de meio limão
  • Gengibre descascado e fatiado
  • Frutas sortidas (abacaxi, abacate, mamão e melão)
  • 4 copos de água gelada

Modo de preparo

  1. Bata os ingredientes no liquidificador durante 2 minutos.
  2. Despeje o suco em uma jarra.
  3. Não é necessário coar.

Salada de ora-pro-nóbis

salada de ora-pro-nóbis
Foto: G1

Ingredientes

  • Alface
  • Folhas e flores de capuchinha
  • Folhas e flores de ora-pro-nóbis

Modo de preparo

  1. Lave bem as plantas.
  2. Em um recipiente, misture a alface e as duas ervas.
  3. Enfeite com as flores da capuchinha.
  4. Tempere com sal, limão, alho e azeite.

Conclusão

Nesse artigo você descobriu literalmente tudo sobre a ora-pro-nóbis.

Na primeira parte do artigo você soube da origem dela, os estados do Brasil que ela é mais comum, aprendeu de onde vem o nome e as principais características dela.

Logo em seguida descobriu todos os benefícios que ela possui, e viu que a característica principal é que esta planta é conhecida como carne dos pobres pelo alto teor de proteína.

Mostrei também como você deve fazer para cultivá-la, seja em cultivos caseiros, seja em cultivos comerciais e dei várias dicas do que fazer para podá-la.

E no final, mas não menos importante você viu deliciosas receitas com o ora-pro-nóbis.

Essa planta tem um potecial enorme para entrar no gosto de todos os brasileiros, altamente nutritiva pode auxiliar muito no combate a desnutrição no Brasil.

Comentários

Deixe uma resposta