5 DICAS PARA CULTIVAR ORQUÍDEAS EM APARTAMENTO

5 DICAS PARA CULTIVAR ORQUÍDEAS EM APARTAMENTO
5 (100%) 3 votes

Muitas pessoas não acreditam que seja possível cultivar orquídeas em apartamento e acabam desistindo de ter esses lindos exemplares.

Quero contar uma coisa pra vocês: é possível, sim! Muitas espécies se adaptam bem a esse ambiente, mas também pretendo mostrar que é preciso tomar alguns cuidados, principalmente se você mora nos andares mais altos.

Na maioria dos casos, a falta de conhecimento sobre a planta que se deseja cultivar é o que faz o cultivo dar errado.

Neste artigo, darei algumas dicas de como você pode obter sucesso cultivando orquídeas em apartamento, seja nos andares mais baixos ou nos mais altos.

Antes de continuar, veja o vídeo:

Nesse vídeo eu explico um pouco sobre o que você deve observar para comprar uma planta, pois esse passo é essencial para o sucesso em seu cultivo.

Sem mais delongas, vamos lá!

Maiores dificuldades para cultivar orquídeas em apartamento:

1) Nem todo apartamento possui janelas ou sacadas em uma boa posição em relação à luminosidade

Se a escolha permitir, dê preferência às faces norte e leste de seu apartamento. Essas posições permitem que o sol incida de forma mais amena nas plantas.

5 DICAS PARA CULTIVAR ORQUÍDEAS EM APARTAMENTO

Imagem: MLive

Geralmente, quando as orquídeas são colocadas na face leste, elas não precisam de nenhum acessório de sombreamento, pois serão banhadas apenas pelo sol da manhã.

A face sul é a menos privilegiada em relação à luminosidade, as plantas escolhidas devem ser aquelas que toleram maior sombreamento.

No curso O Segredo das Orquídeas fiz um tabela completa com as plantas que precisam de mais ou menos luminosidade.

2) Quanto mais alto o andar, mais complicado se torna o cultivo devido ao excesso de ventos. As orquídeas secam com maior facilidade

Esse é o problema que mais prejudica o cultivo em apartamento. O vento se torna mais forte à medida que o andar aumenta, porque não há nada que sirva de quebra vento (árvores, casas, outras estruturas etc.).

Geralmente você terá que irrigar suas plantas com maior frequência, pois a água evaporará com maior rapidez, deixando a planta seca muito rapidamente.

Se no seu apartamento as orquídeas secam rápido devido ao excesso de ventos, considere misturar substratos que retenham umidade, como o coxim de coco e o esfagno.

Outra dica é utilizar vasos de plástico no lugar dos de barro. Os de plástico retêm mais umidade.

Ainda há uma outra técnica que consiste na utilização de humidity tray, veja como fazê-lo aqui:

Os humidity trays vão criar um microclima (clima no entorno da planta) mais úmido, não deixando que a planta fique seca tão rápido.

Os ventos também costumam derrubar muitas plantas nos andares mais altos, considere colocar uma camada maior de drenagem (brita, telha) dentro do vaso para deixá-lo mais pesado ou então faça uma barreira com plástico, sombrite ou, até mesmo, outros tipos de plantas podem servir de quebra-vento.

Deixar as plantas mais agrupadas, tomando cuidado para que uma não faça sombra na outra, evita que elas sejam derrubadas. Uma planta protegerá a outra.

No artigo: 7 CAUSAS DA MORTE DE BOTÕES FLORAIS EM ORQUÍDEAS os ventos fortes são uma das causas da morte de botões florais, portanto considere colocar plantas com botões na parte de dentro de sua residência.

3) Nem sempre é permitido colocar acessórios (tela de sombreamento, plástico etc.) para contornar problemas nos apartamentos (alguns condomínios não permitem)

Nem todo apartamento permte que se coloque acessórios, como sombrite, plástico etc., por isso você terá que usar alternativas.

Algumas já foram ditas anteriormente, como utilizar outros tipos de plantas maiores para servir de quebra-ventos e sombreamento para plantas menores.

Colocar as plantas dentro de casa, protegidas dos ventos, pode ser uma alternativa. Basta procurar um local fresco, de preferência perto de uma janela com bastante luminosidade.

5 DICAS PARA CULTIVAR ORQUÍDEAS EM APARTAMENTO

Imagem: Orchids made easy

4) Maior frequência de pragas (pulgões e cochonilhas)

Infelizmente, quem possui orquídeas em apartamento está mais sujeito a pragas, principalmente os pulgões e cochonilhas.

Essas pragas se disseminam facilmente através do vento, portanto serão necessários cuidados periódicos com essas pragas.

Você pode fazer uso de repelentes para insetos, os já sabidos óleo de neem, calda de fumo e, até mesmo, a calda viçosa.

A catação manual deve ser feita em toda praga visível.

5) Poeira/poluição nas folhas

Junto com o vento, vem poeira e poluição.

Se as folhas não forem limpas, em pouco tempo ficarão cobertas de poeira, o que pode prejudicar a fotossíntese das plantas e abrigar ácaros, que danificarão suas orquídeas.

Espero que você tenha gostado das dicas de hoje sobre orquídeas em apartamento.

Agora basta aproveitar as dicas e ter qualquer orquídea que desejar em sua casa.

Continue aprendendo comigo

Baixe gratuitamente o nosso guia de cultivo sobre Phalaenopsis.

Saiba Mais!

O melhor curso sobre orquídeas da internet

Não sei se você sabe, mas você pode testar o curso "O Segredo das Orquídeas" por 15 dias com RISCO ZERO.

Você pode comprar o curso hoje, assistir várias aulas, conferir os materiais, tirar suas dúvidas sobre como cuidar de orquídeas. Enfim, ver como é o curso sem compromisso.

Agora, se dentro desses 15 dias, você achar que O Segredo das Orquídeas não é para você OU, se por QUALQUER motivo, você não quiser continuar com o curso, basta você enviar um e-mail para mim pelo [email protected] e acionar sua garantia INCONDICIONAL de 15 dias. 

Você receberá o reembolso de 100% do valor que investiu. Simples assim. Clique no link a seguir e aprenda, de uma vez por todas, a cuidar de orquídeas: O Segredo das Orquídeas.

Comentários

2 comentários em “5 DICAS PARA CULTIVAR ORQUÍDEAS EM APARTAMENTO

Deixe uma resposta