23.3 C
São Paulo
quinta-feira, maio 9, 2024

7 Novas Espécies De Insetos Folha São Descobertas Na Ásia

Insetos folha, criaturas fascinantes capazes de se mimetizar em folhagens, acabam de ficar ainda mais misteriosos. Sete espécies novas desses mestres do camuflagem foram descobertas recentemente por pesquisadores em florestas tropicais na Ásia. As identificações expandem o conhecimento científico sobre esses intrigantes insetos folha e mostram que ainda há muito a explorar na natureza.

As espécies recém-descritas apresentam adaptações morfológicas surpreendentes para se camuflar. Além de se assemelhar visualmente a folhas, os insetos folha também incorporam comportamentos de mimetismo. Eles se movimentam e agem como folhas reais, enganando predadores.

Continue a leitura e conheça as espécies descobertas.

Pesquisadores fazem descobertas surpreendentes na natureza

Os insetos folha já eram conhecidos por sua aparência única que os ajuda a se camuflar na natureza.

São uma ordem de insetos chamada Phasmatodea, que contém várias espécies com forma e aparência de folhas. Eles têm corpos achatados e membros largos que imitam a forma de uma folha.

Essas características permitem que os insetos folha se camuflem perfeitamente em plantas, ficando praticamente invisíveis a predadores. É uma adaptação incrível da natureza!

Mas os cientistas ainda estão entendendo as complexidades dessas especiais criaturas. As recentes descobertas mostram que ainda há muito a aprender sobre esses mestres do disfarce.

As novas espécies foram encontradas durante expedições de campo na Ásia, provando que mesmo ambientes já bem explorados ainda guardam surpresas para os pesquisadores atentos.

Características únicas dos insetos folha

Aparência e camuflagem impressionantes

Além da forma, os insetos folha também imitam padrões, cores e texturas de folhas. Algumas espécies até copiam folhas secas ou com fungos!

Eles conseguem mudar de cor para combinar com o ambiente. Esse mimetismo evoluiu para garantir sua sobrevivência nas florestas.

Outro detalhe fascinante é que nem todas as espécies de insetos folha são verdes. Algumas apresentam tons marrons, beges ou rosados para se misturarem em outros ambientes. Incrivelmente, a natureza equipou esses bichinhos com “roupas” idealmente adaptadas.

Comportamentos intrigantes

Além da aparência, os insetos folha também incorporam movimentos de folhas reais. Eles balançam devagar como se fossem movidos pela brisa. Quando ameaçados, algumas espécies ainda deitam no chão fingindo estar mortas ou soltam pernas e antenas para parecer uma folha danificada.

Esses comportamentos enganadores ajudam os insetos folha a despistar olhares curiosos.

As novas espécies encontradas

image 1 24
Árvore filogenética dos Phylliidae. Destacadas em caixas verdes estão as sete espécies recentemente descritas.
Fonte: ZooKeys

Espécies do gênero Pulchriphyllium

Pulchriphyllium bhaskarai

Foi coletada em Bukit Tanga, Kuching Division, Sarawak, Bornéu. Possui coloração marrom com projeções que imitam espículas de fungos.

O Pulchriphyllium bhaskarai tem uma superfície dorsal muito espinhosa, com muitos tubérculos pequenos e grandes. Ele tem uma aparência corcunda e robusta. Sua coloração é quase uniformemente marrom escura a preta.

Insetos folha Pulchriphyllium bhaskarai
Pulchriphyllium bhaskarai sp. nov. Espécime feminino vivo. Fotografias de Edy Bhaskara (Indonésia) A coloração logo após ser encontrada na natureza, mostrando o dorso/parte superior B coloração alterada após meses em cativeiro, mostrando o dorso/parte superior. C aparência geral, vista dorsolateral (lateral do dorso).

Pulchriphyllium heracles

É originária de Balikpapan, Kalimantan Timur, Bornéu.

O Pulchriphyllium heracles é um pouco maior que as outras espécies. Sua coloração é principalmente verde com marcas marrons. Ele tem muitos pequenos tubérculos no tórax e nas asas.

Pulchriphyllium heracles
Pulchriphyllium heracles sp. nov. Espécime masculino (Coll RC 16-007; IMQC) A apresenta uma vista geral do inseto, B é um close dorsal da cabeça ao tórax, C traz imagem ventral da genitália. Fotografias de Steve Thurston (AMNH) usando sistema fotomicrográfico Microptics-USA/Visionary Digital desenvolvido por Roy Larimer; usando uma câmera DSLR Nikon D300, óptica Infiniti e uma lente Micro Nikkor 60 mm. Múltiplas camadas empilhadas usando Helicon Focus.

Pulchriphyllium anangu

Provém de Balikpapan, Kalimantan Timur, Bornéu. É caracterizada pela coloração marrom uniforme. Ele tem uma aparência mais corcunda e robusta.

Pulchriphyllium anangu
Espécime macho de Pulchriphyllium anangu sp. nov. (BYU).A Vista de baixo do inseto inteiro.B Vista de cima do inseto inteiro.C Detalhes da perna dianteira, cabeça e tórax, pelo lado de cima. D Detalhes da cabeça até o tórax, pela lateral. E Genitália pelo lado de baixo. F Terminação do abdômen pelo lado de cima. Fotografias tiradas por JBL.

Pulchriphyllium delislei

Foi coletada em Palin, Sarawak, Bornéu. O Pulchriphyllium delislei tem uma coloração geral esverdeada com manchas alaranjadas. Ele tem um tamanho relativamente pequeno.

Inseto folha Pulchriphyllium delislei
Espécime fêmea de Pulchriphyllium delislei sp. nov. (IMQC). A Vista de cima do inseto inteiro. B antenas, Vista de cima do inseto. C profêmur direito, dorsal, Vista de cima. D cabeça e tórax, Vista de cima. E tórax, lateral, anterior à direita. F Vista de baixo do inseto, habitus G genitalia, Vista de baixo do inseto. H final do abdômen, Vista de cima do inseto.

Espécies do gênero Phyllium

Phyllium iyadaon

É originária de Mount Kitanglad, Bukidnon, Filipinas. É reconhecida pelo seu pequeno porte em relação às demais espécies do gênero.

Phyllium iyadaon
Espécimes de Phyllium iyadaon sp. nov. A–E espécime original (IMQC) Coll RC 17-221 F espécime adicional (Coll RC) Coll RC 17-222 A Foto geral de cima B Foto de perto da cabeça até o tórax, de cima C Foto da perna da frente, de cima D Foto da região reprodutiva, de baixo E Foto de perto da cabeça até o tórax, de lado F Foto de perto da cabeça até o tórax, de lado Escala de tamanho: 20 mm (A).

Phyllium samarense

Provém de Calbiga, Samar, Filipinas. Esta espécie apresenta coloração geral esverdeada com uma faixa medial marrom escura nas asas.

Phyllium samarense
Phyllium samarense sp. nov. observado vivo na natureza A Ninfa fêmea, vista geral de cima, encontrada se alimentando de Mallotus floribundus (Euphorbiaceae) B Fêmea adulta, vista geral de cima, encontrada se alimentando de Mallotus floribundus (Euphorbiaceae) C Macho adulto, vista geral de cima D Detalhe dos coxas, vista de baixo, fêmea E Detalhe dos coxas, vista de baixo, macho F Phanera sp. (Fabaceae) G Mallotus floribundus (Euphorbiaceae).

Phyllium ortizi

Foi coletada em Mount Dulang-Dulang, Bukidnon, Filipinas. Possui uma distinta coloração amarela com uma faixa medial marrom escura nas asas.

Phyllium ortizi
Phyllium ortizi sp. nov. indivíduos vivos de criação em cativeiro destacando aspectos da coloração. Fotografias de Maxime Ortiz (França) A Par macho e fêmea adultos, vista geral de cima B Fêmea adulta, vista traseira de baixo, mostrando a coloração alaranjada viva nas coxas C Macho adulto, vista geral de cima D Macho adulto, vista geral de baixo E Ninfa de coloração marrom. Resumo: Imagens de machos e fêmeas adultos e ninfa da nova espécie Phyllium ortizi, destacando coloração e vistas dorsais e ventrais.

Onde vivem os insetos folha

Florestas tropicais da Ásia

Os novos insetos folha foram encontrados em florestas tropicais do sudeste asiático, incluindo Borneo, Sumatra, Java, Filipinas e península da Malásia.

Esses ambientes úmidos e sombreados, com grande biodiversidade de plantas, são ideais para os insetos folha. As florestas tropicais proporcionam diversos tipos de folhas para os insetos imitarem e abundância de vegetação para se esconderem.

Habitats ameaçados

Infelizmente, os habitats naturais dos insetos folha estão sendo destruídos em ritmo alarmante devido ao desmatamento. Estima-se que três quartos das florestas originais do sudeste asiático já foram devastadas.

Isso coloca em risco não só os recém-descobertos insetos folha, mas toda a biodiversidade única dessas florestas.

Importância da descoberta

Contribui para a ciência

As novas espécies expandem nosso conhecimento sobre a diversidade e evolução dos insetos folha. Cada espécie tem adaptações únicas ao seu habitat, oferecendo insights sobre como a seleção natural molda essas intrigantes criaturas.

Os pesquisadores agora podem comparar as diferentes espécies e descobrir mais sobre seus comportamentos e estratégias de sobrevivência. Quem sabe que outros segredos os insetos folha ainda escondem? As descobertas certamente trarão novas revelações!

Incentiva a conservação

Além de expandir o conhecimento científico, as identificações também destacam a necessidade de conservação. Saber que existem espécies ainda não descritas reforça que precisamos proteger esses frágeis ecossistemas.

Se as florestas tropicais forem destruídas antes que os pesquisadores as explorem a fundo, podemos perder insetos folha e outras criaturas fascinantes antes mesmo de conhecê-las. As descobertas incentivam uma ação urgente para salvar esses habitats.

O futuro dos insetos folha

Pesquisas continuam

Os pesquisadores esperam continuar explorando as florestas tropicais em busca de novas espécies de insetos folha e outros bichos. Ainda há muito a ser descoberto sobre a biodiversidade desses ambientes complexos.

As expedições futuras trarão com certeza novas surpresas, expandindo ainda mais nosso conhecimento do mundo natural. Mas para que as pesquisas prossigam, é crucial que os habitats sejam conservados e protegidos.

Precisam de proteção

Para que possamos continuar aprendendo com os insetos folha, precisamos garantir a sobrevivência deles e de seus frágeis ecossistemas. Áreas protegidas e reflorestamento são essenciais para salvar as florestas tropicais ameaçadas.

Além disso, pesquisas contínuas ajudarão a monitorar as populações de insetos folha e identificar espécies em risco de extinção. Com trabalho árduo, ainda podemos reverter a devastação ambiental e salvar os intrigantes insetos folha e seus habitats. Mas a ação para protegê-los precisa ser urgente!

Referências

ZooKeys. On seven undescribed leaf insect species revealed within the recent “Tree of Leaves”. Disponível em: https://zookeys.pensoft.net/article/104413/

Gilberto
Gilbertohttps://pergunteaoagronomo.com.br/
Sou Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, possuo MBA em Agronegócios pela Esalq-USP. Tenho mais de 20 anos de experiência no cultivo de orquídeas e experiência internacional em hortaliças e frutiferas.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11,909FãsCurtir
2,306SeguidoresSeguir
1,098SeguidoresSeguir
21,400InscritosInscrever
- Anúncio -

Últimos Artigos

- Anúncio -