29.1 C
São Paulo
segunda-feira, maio 13, 2024

10 Flores a Partir de Sementes Para Cultivar

Se você é um entusiasta da jardinagem ou está apenas começando, cultivar flores a partir de sementes pode ser uma experiência gratificante e econômica.

Muitas pessoas se deparam, em supermercados e floriculturas, com aquelas gôndolas de sementes com as mais várias plantas e não compram porque não sabem o quanto é fácil semeá-las.

Neste artigo, vamos explorar 10 Flores a Partir de Sementes Para Cultivar, perfeitas para jardineiros iniciantes ou para aqueles que procuram uma maneira acessível de embelezar seus espaços ao ar livre.

Os Benefícios de Cultivar Suas Próprias Flores

Antes de entrarmos nos detalhes técnicos de como plantar sementes de flores, vale a pena destacar algumas das principais vantagens desta atividade:

  • Economiza dinheiro pois não precisa comprar mudas de flores caras
  • Permite que você cultive variedades de flores raras ou difíceis de encontrar
  • Proporciona satisfação e realização pessoal ver as flores que você mesmo germinou
  • Embeleza seu jardim ou varanda com lindas cores e perfumes
  • Atraem borboletas, pássaros e outros polinizadores para seu jardim
  • Excelente atividade para fazer com as crianças e ensiná-las sobre a natureza

Portanto, plantar suas próprias flores trará muitos benefícios que vão muito além das lindas flores em si!

Escolhendo um Local Adequado

A chave para o sucesso é escolher um bom local para plantar suas sementes. A maioria das espécies precisa de pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia. Escolha um canteiro de terra fértil e bem drenada. Para vasos e floreiras, use um substrato de boa qualidade específico para flores.

Mantenha sua área de plantio longe de árvores, já que suas raízes e sombra competem com as mudinhas de flores. Também evite locais ventosos e propensos a formação de poças d’água quando chove.

O Melhor Momento para Plantar

Na maior parte do Brasil e países de clima tropical, o ideal é plantar sementes de flores no início da primavera. Assim, as mudinhas terão tempo para se estabelecerem antes dos rigores do verão.

Já em regiões de clima temperado, a semeadura deve ser feita na primavera ou no outono. Evite plantar no auge do verão ou do inverno, quando as temperaturas extremas e chuvas irregulares dificultam a germinação.

Preparando o Solo

Uma das chaves para o sucesso é preparar bem a terra onde as sementes serão plantadas. Remova ervas daninhas, pedras e outros detritos. Em seguida, revolva e afofe o solo com uma enxada ou ancinho.

Misture composto orgânico, húmus ou adubo bem curtido à terra. Isso ajuda as mudinhas recém-germinadas fornecendo nutrientes e melhorando a capacidade de retenção de umidade do solo.

Para vasos e floreiras, use um substrato de boa qualidade específico para o cultivo de flores. Ele já contém os nutrientes necessários.

Semeando as Sementes

Agora que o local está preparado, chegou a hora de colocar as sementes para germinar! Siga estes passos:

  1. Leia o pacote para saber a profundidade ideal de semeadura de cada espécie. Regra geral, a profundidade equivale a 2-3 vezes o tamanho das sementes.
  2. Faça sulcos pouco profundos no solo com um marcador de sementes, ou use os dedos mesmo.
  3. Distribua as sementes ao longo dos sulcos, sem apertá-las. Algumas podem ser cobertas levemente com uma fina camada de substrato, mas a maioria das flores gosta que a luz possa incidir diretamente para germinar.
  4. Regue delicadamente com um borrifador, evitando enxurradas que possam descobrir ou deslocar as sementes.
  5. Cubra os canteiros com uma leve camada de palha ou grama seca. Isso ajuda a manter a umidade das sementes.
  6. Aguarde a mágica acontecer! A maioria das sementes de flores germinam entre 5-15 dias.

Cuidados Após a Germinação

Uma vez que as mudinhas começarem a brotar, há alguns cuidados importantes a serem tomados:

  • Mantenha o solo sempre levemente úmido, sem exageros. Muita água pode causar o apodrecimento das raízes.
  • Expanda gradualmente a quantidade e frequência das regas à medida que as mudas crescerem.
  • Adube com fertilizante diluído a cada 2-3 semanas para estimular o crescimento robusto.
  • Saque delicadamente qualquer erva daninha que brotar nos canteiros para evitar competição por nutrientes.
  • Instale uma pequena estaca de bambu ao lado de cada muda para amarrar a haste florida, evitando que ela tombe com o peso das flores quando crescerem.

Seguindo estes simples cuidados, em poucas semanas você poderá desfrutar de lindos canteiros floridos cultivados com suas próprias mãos!

Ótimas opções para Flores a Partir de Sementes

Escovinha (Centaurea cyanus)

Também conhecida como “marianinha”, esta flor miniatura azul se assemelha a cravos e costuma atrair borboletas.

As sementes podem ser semeadas diretamente no canteiro do jardim após a última geada da primavera (caso seja do Sul). Elas florescerão do meio do verão até a primeira geada do outono e exigem muito pouco cuidado.

image
Fonte: Antropocene.it

Calêndula (Calendula officinalis)

A calêndula, é uma ótima opção de flor a partir de sementes, com suas belas flores em tons de laranja e amarelo, é conhecida por atrair polinizadores benéficos. As sementes podem ser semeadas diretamente no jardim após a última geada da primavera.

Elas florescerão durante a estação de crescimento e algumas podem até se auto-semearem para o ano seguinte.

image 1
Fonte: Universitetet i Bergen

Cosmos (Cosmos spp.)

O cosmos é uma flor de verão de baixa manutenção, com flores em tons de rosa, branco e roxo. As sementes podem ser semeadas diretamente no solo após a última geada da primavera. Elas florescerão do meio do verão até a primeira geada do outono e requerem muito pouco cuidado.

how to grow cosmos 4125538 09 c2477f1597bd4e7d848a19357c965338

Maravilha (Mirabilis jalapa)

As quatro horas são flores perfumadas que vêm em uma variedade de cores, incluindo rosa, vermelho, amarelo e branco. As sementes podem ser semeadas diretamente no solo após a última geada da primavera.

Elas florescerão durante a estação de crescimento e algumas podem até se auto-semearem para o ano seguinte.

image 2

Tagetes (Tagetes spp.)

As cravinas são flores alegres e resistentes, disponíveis em tons vibrantes de laranja, amarelo e creme. As sementes podem ser semeadas diretamente no solo após a última geada da primavera. Elas florescerão durante a estação de crescimento e algumas podem até se auto-semearem para o ano seguinte.

image 3
Fonte: Wikipedia

Glórias-da-manhã

As glórias da manhã são trepadeiras encantadoras, com flores em forma de funil em tons de azul, rosa e roxo. As sementes podem ser semeadas diretamente no solo após a última geada da primavera. Elas florescerão durante a estação de crescimento e algumas podem até se auto-semearem para o ano seguinte.

image 4
Fonte: reddit

Petúnia

Se quer plantar uma flor a partir de sementes, a petúnia é uma excelente opção! São flores clássicas e perfumadas, disponíveis em uma variedade de cores, incluindo rosa, roxo e branco. As sementes podem ser semeadas diretamente no solo após a última geada da primavera.

Elas florescerão durante a estação de crescimento e algumas podem até se auto-semearem para o ano seguinte.

Vaso com petunias scaled 1

Papoula dormideira ou dormideira (Papaver somniferum)

As papoulas são flores delicadas e vibrantes, disponíveis em uma variedade de cores, incluindo vermelho, laranja e rosa.

As sementes podem ser semeadas diretamente no solo no outono ou assim que o solo puder ser trabalhado na primavera. Elas florescerão durante a estação de crescimento e algumas podem até se auto-semearem para o ano seguinte.

image 5
Fonte: Natureza Bela

Girassol

Os girassóis são flores icônicas e alegres, disponíveis em uma variedade de tamanhos e cores. As sementes podem ser semeadas diretamente no solo após a última geada da primavera. Elas florescerão durante a estação de crescimento e algumas podem até se auto-semearem para o ano seguinte.

Zínias

As zínias são flores alegres e de longa duração, disponíveis em uma variedade de cores, incluindo rosa, amarelo, laranja e vermelho. As sementes podem ser semeadas diretamente no solo após a última geada da primavera. Elas florescerão durante a estação de crescimento e algumas podem até se auto-semearem para o ano seguinte.

image 6
Fonte: Amazon

Conclusão

  1. Escolha as sementes certas: Certifique-se de escolher sementes de alta qualidade de uma fonte confiável. Leia as instruções na embalagem para saber quando plantar as sementes e como cuidar das plantas.
  2. Prepare o solo: Prepare o solo antes de plantar as sementes. Certifique-se de que o solo esteja bem drenado e solto.
  3. Plante as sementes: Plante as sementes de acordo com as instruções na embalagem. Certifique-se de plantá-las na profundidade correta e de regá-las adequadamente.
  4. Cuide das plantas: Cuide das plantas de acordo com as instruções na embalagem. Certifique-se de regá-las adequadamente e de fornecer fertilizante, se necessário.

Cultivar flores a partir de sementes pode ser uma atividade gratificante e econômica. Com as informações e dicas fornecidas neste artigo, esperamos que você se sinta inspirado a começar seu próprio jardim de flores a partir de sementes. Aproveite a jornada e a beleza que essas flores trarão ao seu espaço ao ar livre!

Gilberto
Gilbertohttps://pergunteaoagronomo.com.br/
Sou Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, possuo MBA em Agronegócios pela Esalq-USP. Tenho mais de 20 anos de experiência no cultivo de orquídeas e experiência internacional em hortaliças e frutiferas.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11,909FãsCurtir
2,306SeguidoresSeguir
1,098SeguidoresSeguir
21,400InscritosInscrever
- Anúncio -

Últimos Artigos

- Anúncio -