Plantar alface: 6 dicas incríveis para dobrar o tamanho de seus pés de alface

Plantar alface: 6 dicas incríveis para dobrar o tamanho de seus pés de alface
5 (100%) 3 vote[s]

Quando alguém fala em salada a maioria das pessoas logo pensa em alface.

A alface está inserida na alimentação de muitos brasileiros que pensam em se alimentar de forma saudável e é quase obrigatória para quem tem horta em casa, porém nem todo mundo conhece os segredos para plantar alface e ter plantas grandes e bonitas.

São segredos simples e eficazes que vão mudar totalmente seu cultivo, para melhor.

Continue a leitura para entender por que seus pés de alface não ficam tão bonitos quanto os de vários produtores.

1 – Qualidade do solo para plantar alface

Parece bobagem repetir sobre a qualidade do solo em todos os artigos, mas o cuidado deve ser redobrado em relação à alface.

As raízes da alface são muito finas e sensíveis, elas precisam de um solo bem fofo e drenado, rico em matéria orgânica.

Se plantar alface em canteiros em seu quintal, faça-os com uma altura mínima de 15 cm. Ele deve ser adubado e preparado para receber as mudas aproximadamente 2 meses antes do plantio.

Para saber como adubar e a quantidade de adubo, continue a leitura que isso será abordado mais à frente.

Importante

Se plantar alface em vasos e/ou jardins verticais, recomendo a utilização de um substrato pronto próprio para cultivo de hortaliças.

Recomendo a utilização do Substrato Ideal, composto por turfa de sphagno, vermiculita expandida, resíduo orgânico, calcário dolomítico, gesso agrícola e fertilizante NPK.

É excelente para o cultivo, além de ser leve, estéril e ter um pH adequado.

Plantar alface: 6 dicas incríveis para dobrar o tamanho de seus pés de alface

Fonte: Vegetable gardener

Esse tipo de substrato dá mais qualidade às mudas, pois favorece o enraizamento e o desenvolvimento da planta, além de ser livre de pragas e doenças por ser estéril.

Nos EUA, esse tipo de substrato é utilizado nos viveiros de mudas.

2 – Qual variedade devo escolher para plantar alface?

A escolha da variedade dependerá do clima de onde você vive.

Escolher uma variedade inadequada fará seu pé de alface se desenvolver de forma muito mais lenta e o cultivo será mais trabalhoso.

A alface é originária de clima mais ameno. Assim, quando plantar alface em temperaturas mais elevadas, ela tende a florescer, ficar com caules longos e não fechar a cabeça.

Outras características que também podem surgir são folhas muito grossas e menores.

Portanto, para que as características indesejáveis não ocorram, se você mora em uma região de clima quente quase todo o ano (nessas regiões, até mesmo no inverno a temperatura não é muito baixa), escolha variedades de clima quente ou “do ano todo”.

Plantar alface: 6 dicas incríveis para dobrar o tamanho de seus pés de alface

Grosseiramente:

Os estados mais quentes do Brasil são: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG (norte), MS, MT, PA, PB, PE, PI, RJ, RN, RO, RR, SE, TO.

Nesses locais, pode-se plantar alface quase todo o ano, entre fevereiro e outubro.

As variedades de alface verão, em outros locais desses citados anteriormente, devem ser semeadas apenas entre janeiro e março, e entre outubro a dezembro.

Se você mora em climas mais frios, opte por variedades de clima frios.

Grosseiramente:

Os estados mais frios são: MG (sul), SP, PR, RS e SC.

Nesses locais, efetue a semeadura da variedade de inverno nos meses de fevereiro a setembro.

A variedades de alface inverno, em locais diferentes desses citados anteriormente, deve-se plantar alface nos meses de abril a julho

3 – Semeadura do alface

Comprar sementes sem verificar a data de fabricação é um erro muito comum.

Escolha sementes de alface com data de fabricação mais próxima da data que você comprou, para o percentual de germinação ser maior.

O semeio da alface deve ser feito em temperaturas amenas, para não correr o risco das sementes entrarem em dormência.

Como as sementes de alface são fotoblásticas positivas, ou seja, precisam de iluminação para germinar, não se deve afundar muito as sementes na terra.

As sementes podem ser plantadas em qualquer recipiente, o ideal é que sejam semeadas em bandejas de germinação.

As bandejas de germinação possuem células individuais e cada uma ficará com uma planta, favorecendo o crescimento da muda e eliminando a competição por água e nutrientes entre plantas no mesmo espaço.

No artigo Aumente em 80% a germinação de sementes eu ensino a técnica para aumentar a germinação em 80%.

A transferência para o campo também fica mais fácil por formar torrões de terra, o que favorece pegamento da muda na hora do replantio e protege as raízes de danos no replante.

Coloque as sementes no local de germinação a, no máximo, 1 cm de profundidade, e cubra com uma fina camada de terra.

A sementeira de germinação deve ficar em local protegido de sol direto, mas que tenha bastante iluminação.

É importante irrigar após o semeio com gotículas bem finas e sempre manter o substrato úmido.  É necessário irrigar todos os dias ou, até mesmo, 2 vezes ao dia, se necessário.

4 – Preparo do solo

Para quem estiver pensando em cultivar em vasos, basta comprar o substrato ideal.

Quem for cultivar a alface em canteiros é necessário preparar o solo no mínimo 2 meses antes do replantio.

Em plantios ao nível do solo, com uma enxada ou picareta, quebre toda a camada superficial do terreno, para que tudo fique revirado a uma profundidade de 15 cm.

Plantar alface: 6 dicas incríveis para dobrar o tamanho de seus pés de alface

Geralmente o que as pessoas fazem é acrescentar 15 cm de terra para cima, ou seja, em vez de quebrar toda a camada superficial elas fazem outra camada acima dessa, aumentando ainda mais a compactação. Portanto, não faça isso.

Plantar alface: 6 dicas incríveis para dobrar o tamanho de seus pés de alface

Após esse ato inicial, o ideal é que se faça uma análise laboratorial para saber exatamente o que corrigir no solo, porém, como este artigo é para cultivos domésticos de alface faremos uma correção/adubação padrão.

Espalhe de 300 a 500 g de calcário dolomítico por metro quadrado, mais 300 g de farinha de osso por metro quadrado em toda a superfície do local.

Você também pode utilizar o adubo orgânico do tipo bokashi para preparar o terreno, além de calcário e farinha de osso, ele também possui outros ingredientes que farão as mudas crescerem maiores e mais rápido.

Além disso, o bokashi possui matéria orgânica e microrganismos que vão melhorar a qualidade do solo.

Para saber mais sobre o bokashi, leia o artigo: Bokashi: O adubo orgânico que cura o solo

Espalhar 200 g por metro quadrado de bokashi no local.

Qualquer que seja o material que escolher usar, tente espalhar de forma homogênea, com as próprias mãos.

Para saber quantos metros quadrados possui basta multiplicar o comprimento do canteiro pela largura.

Plantar alface: 6 dicas incríveis para dobrar o tamanho de seus pés de alface

Após espalhar os produtos, incorpore o material da camada superficial do solo e molhe. Deixe o material agir por 2 meses.

5 – Replantio

Quando os pés de alface estiverem com aproximadamente 10 cm de altura e com 2 a 5 folhas pode-se efetuar o transplante para o local definitivo.

Plantar alface: 6 dicas incríveis para dobrar o tamanho de seus pés de alface

Ao plantar a alface, respeite o espaçamento entre mudas, o recomendado é de 30 cm x 30 cm, seja qual for o local do plantio.

Sempre tente retirar as mudas com o torrão de terra em que ela germinou para facilitar e aumentar o pegamento das mudas.

As mudas não podem ficar secas. Mantenha as mudas sempre úmidas, pois elas se desidratam muito rápido. Irrigue diariamente.

O pé de alface não tolera encharcamento, portanto cuidado para não molhar demais.

Para ajudar na retenção de água no solo, cubra todo o canteiro com cobertura morta, palhada, folhas secas, aparas de grama etc.

A colheita da alface é feita entre 50 a mais de 100 dias após o plantio. Esse tempo dependerá da variedade e do seu modo de cultivo.

6 – Adubação

Durante meu intercâmbio no exterior, pude ver como a adubação acelera o crescimento das plantas.

Todas as plantas tinham um cronograma, incluindo hora de entrada e de saída. As que estavam com o crescimento atrasado, eram “forçadas” a crescer com adubações químicas.

As que estavam muito adiantadas, a adubação era cortada e elas se desenvolviam devagar.

Plantar alface: 6 dicas incríveis para dobrar o tamanho de seus pés de alface

Você pode fazer uma colheita bem rápida se fizer adubações periódicas.

No caso de adubações orgânicas, o ciclo do plantio à colheita ocorre de forma mais lenta porque os nutrientes são disponibilizados aos poucos.

Porém, a adubação orgânica tem a capacidade de melhorar a capacidade química e física do solo, ou seja, dá as plantas um solo de melhor qualidade, coisa que a adubação química não faz.

Alguns adubos orgânicos são melhores que outros, portanto escolha sabiamente um adubo orgânico com componentes ricos em nitrogênio, fósforo e potássio, principalmente.

Recomendo a utilização do bokashi para esse fim.

Cultivares de alface

Geralmente, nos pacotinhos de sementes, há todas as informações sobre a alface, como se é de verão, inverno ou ano todo.

Algumas características não são descritas, como o tipo de folha e a formação ou não da cabeça da alface.

Portanto, aqui vai um pequeno resumo de outras características de variedades encontradas no Brasil não descritas nos pacotes vendidos :

– Repolhuda Lisa

Apresenta folhas lisas, delicadas e macias, com nervuras pouco salientes, com aspecto oleoso (“manteiga”), formando uma cabeça típica e compacta. Cultivares ‘Áurea’, ‘Aurélia’, ‘Aurora’, ‘Babá de Verão’, ‘Boston Branca’, ‘Brasil 202’, ‘Brasil 303’, ‘Carla’, ‘Carolina AG 576’, ‘Crioula Branca’, ‘Elisa’, ‘Floresta’, ‘Glória’, ‘Kagraner de Verão’, ‘Karina’, ‘Lívia’, ‘Luisa’, ‘Marina’, ‘Maravilha de Inverno’, ‘Maravilha de Verão’, ‘Minie’, ‘Piracicaba 65’, ‘Rainha de Maio’.

– Repolhuda Crespa ou Americana

Folhas crespas, consistentes e crocantes, cabeça grande e bem compacta. Cultivares ‘América Delícia’, ‘Bounty Empire’, ‘Crespa Repolhuda’, ‘Grandes Lagos’, ‘Great Lakes’, ‘Great Lakes 659-700’, ‘Hanson’, ‘Iara’, ‘Lorca’, ‘Lucy Brown’, ‘Madona AG 605’, ‘Mesa 659’, ‘Nabuco’, ‘Raider’, ‘Salinas’, ‘Summertime’, ’Tainá’.

– Solta Lisa

Folhas lisas e soltas, relativamente delicadas, sem formação de cabeça compacta. Cultivares ‘Babá’, ‘Babá de Verão’, ‘Monalisa AG 819’, ‘Regina’, ‘Regina 71’, ‘Regina 440’, ‘Regina 579’, ‘Regina de Verão’, ‘Vitória de Verão’.

– Solta Crespa

Folhas grandes e crespas, textura macia, mas consistente, sem formação de cabeça; pode ter coloração verde ou roxa. Cultivares ‘Black Seeded Simpson’, ‘Brisa’, ‘Elba’, ‘Grand Rapids’, ‘Grand Rapids Nacional’, ‘Grand Rapids TBR’, ‘Grande Rápida’, ‘Hortência’, ‘Itapuã 401’, ‘Marianne’, ‘Marisa AG 216’, ‘Mimosa (Salad Bowl)’, ‘Salad Bowl’, ‘Simpson’, ‘Vanessa’, ‘Verônica’, ‘Vera (AF-470)’.

– Solta Crespa Roxa

‘Maravilha Quatro Estações’, ‘Mimosa Vermelha’, ‘Quatro Estações’, ‘Rossimo’, ‘Salad Bowl Roxa’, ‘Veneza Roxa’, ‘Vermelha Ruby’.

– Tipo Romana

Folhas tipicamente alongadas, duras, com nervuras claras, com uma cabeça fofa e alongada, na forma de cone. Cultivares ‘Branca de Paris’, ‘Ideal Cos’, ‘Romana Balão’.

Fonte: Embrapa Hortaliças

Variedades de verão

Como a maior parte do país é de clima quente, as variedades de verão são as mais requisitadas por serem resistentes ao pendoamento. Conheça algumas dessas variedades:

– Grupo Repolhuda Lisa:

‘Elisa’:

alface-elisa

Imagem: Sakata

‘Regina’:

alface-regina

Imagem: Agristar

– Grupo Crespa Repolhuda ou Americana:

‘Crespa Repolhuda’:

alface-crespa-repolhuda

Imagem: Agristar

‘Gloriosa’;

alface-gloriosa

Imagem: Tecnoseed

– Grupo Crespa Solta:

‘Vera’:

alface-vera

Imagem: Sakata

– Grupo Solta Lisa:

‘Vitória de Santo Antão’:

alface-vitoria-santo-antao

Imagem: Feltrin 

Conclusão

Neste artigo você aprendeu os principais fatores que influenciam o desenvolvimento do seu pé de alface.

Para plantar alface não basta comprar qualquer semente e plantar em qualquer local.

É imprescindível escolher a semente de acordo com a sua região de cultivo, que prepare o terreno/local adequadamente, que tome todos os devidos cuidados relacionados à irrigação e à luminosidade.

Isso decidirá se você terá em sua horta alfaces grandes e bonitas ou pequenas e feias.

Dependendo da variedade escolhida e do seu cultivo, você poderá colher alface mais cedo ou mais tarde.

Os fatores apresentados acima serão decisivos para determinar o tempo do ciclo da cultura.

Comentários

2 comentários em “Plantar alface: 6 dicas incríveis para dobrar o tamanho de seus pés de alface

  • 03/04/2019 em 12:54 PM
    Permalink

    Nossa amei gostei muito das dicas

    Resposta
    • 03/04/2019 em 3:25 PM
      Permalink

      Obrigado Alessandra!

      Resposta

Deixe uma resposta