Muitas pessoas amam flores, mas por serem muito alérgicas ao pólen preferem não ter as plantas.
Essa alergia ao pólen é conhecida como febre do feno, nada mais é do que um tipo de rinite alérgica.
Pensando nisso eu separei algumas plantas para alérgicos super perfumadas ou com belas folhagens que não causam a rinite alérgica, são plantas cujo pólen não se espalham pelo vento.
Confira algumas opções que são apreciadas pela maioria das pessoas que sofrem de alergias.
Consideração: Algumas flores são muito perfumadas e apesar de não agravarem as alergias ainda podem irritar devido aos seus aromas.
Como saber se tenho alergia ao pólen?
Antes de listar as indicações de plantas para alérgicos, gostaria de pedir para a pessoa que têm alguma suspeita desse tipo de alergia ir a um alergista.
É fundamental que faça os testes necessários antes de tentar qualquer uma das plantas citadas.
Vou deixar uma indicação de artigo científico aqui para que leiam mais sobre esse tipo de alergia: Doença alérgica polínica: polens alergógenos e seus principais alérgenos
Amor-perfeito
Originários da Europa são plantas de porte baixo, podendo chegar até 30 cm de altura. O amor-perfeito é uma ótima planta para alérgicos, chama muito a atenção pelo grande número de variedades e cores diversas.
Geralmente florescem 2 vezes ao ano, e em locais mais frios podem florescer mais.
Antúrios
Os antúrios são originários de uma área relativamente pequena de florestas tropicais localizadas entre o sudoeste da Colômbia e o noroeste do Equador.
Os antúrios sofreram várias hibridações (misturas) e com elas vieram diferentes cores, tamanhos e formas.
A parte colorida do antúrio na verdade não são flores, são folhas modificadas chamadas de espata ou bráctea.
Existem antúrios com as mais diversas folhagens, grandes, pequenas, vejam mais exemplos em meu artigo sobre os antúrios, para mim são as plantas para alérgicos terem em todos os locais da casa.
Aquilegia
É uma planta europeia que depende de insetos e pássaros para ser polinizada.
Não é uma herbácea de grande porte, e pode alcançar aproximadamente 1 metro de altura no máximo.
As cores das flores desse gênero podem ser brancas, rosas, vermelhas, azuis e amarelas.
Azaleia
Apesar de sua origem ser asiática, onde o clima é mais frio e seco, as azaleias se adaptaram perfeitamente ao clima brasileiro (porém ainda há variedades que não se adaptaram bem).
Essa planta é um arbusto de porte médio, e existem espécies anãs e espécies que podem alcançar aproximadamente 3 metros de altura.
A azaleia depende de insetos para a polinização e raramente soltam seu pólen ao vento. Suas flores podem ser brancas, rosas, vermelhas, alaranjadas.
Observação: Todas as partes da planta são venenosas, portanto muito cuidado ao manuseá-la e com seus pets.
Begônia
Essa planta é nativa da América Central e do Sul e apresenta centenas de espécies.
As begônias são plantas tropicais que gostam de altas temperaturas e umidade, mas atenção, podem queimar se deixadas em sol direto ou em geadas.
Podem chegar a aproximadamente 30 cm de altura, as folhagens possuem cores, formatos e manchas diversas, dependendo da espécie.
As flores da begônia podem ter coloração branca, vermelha, rosada ou bicolor.
Bougainville
Arbusto lenhoso que pode chegar a aproximadamente 12 metros de altura.
Ao contrário do que todos imaginam, as flores dessa planta não são aquela parte colorida, o colorido são folhas modificadas (as brácteas), a flor verdadeira está dentro das brácteas e produzem muito pouco pólen.
Cactos
Apesar de muita gente não conhecer, os cactos possuem sim flores algumas simples outras bem exóticas.
Geralmente os cactos necessitam de bastante iluminação para florescerem e por serem um tipo de suculentas conseguem armazenar água em seus tecidos, por isso as irrigações devem ser cuidadosas, mas eles precisam sim de água.
Camélia
A flor dessa planta se assemelha muito com as rosas. Existem mais de 30 mil cultivares dessa planta, com diferentes cores, formas e tamanhos.
Devido a fisiologia da flor, por possuírem órgãos reprodutores masculino e feminino na mesma flor o pólen não é dispersado para polinização, sendo uma boa planta para pessoas alérgicas.
As cores existentes são: branco, rosa, vermelho, amarelo ou lavanda.
Coleus
Essa planta se destaca pelas folhagens chamativas. As cores das folhas podem ser misturas de verde, vermelho, laranja, amarelo.
É uma planta arbustiva cujo tamanho pode alcançar 2 metros em alguns casos.
Você pode optar por retirar as florações, além das flores não serem muito vistosas, fazer isso faz com que a planta fique mais exuberante, ou seja, uma planta para alérgicos perfeita visto que a folhagem é o principal nessa planta.
Gerânio
Os gerânios são arbustos extremamente perfumados, e reúne cerca de 300 espécies.
Eles lançam muito pouco pólen, e suas flores podem ter tons de branco, rosa e vermelho.
Hortênsias
Originários da China e do Japão, mas actualmente cultivado como planta ornamental em todas as regiões temperadas e subtropicais,ou seja, em climas mai frios ela se desenvolve melhor.
É uma planta para alérgicos muito interessante, as flores mudam de coloração de acordo com o PH do solo.
Em solos ácidos as flores são azuis, enquanto em solos alcalinos são rosas.
Impatiens
Essa planta é originária da África, mas foi introduzida em vários outros locais da América tropical, na qual se naturalizou.
No Brasil ela possui vários outros nomes populares como maria-sem-vergonha, beijo-turco, beijo-de-frade, avenca, venca, vinca, alegria-do-lar (em Portugal) e outros.
A maria-sem-vergonha pode atingir no máximo 50 cm de altura aproximadamente, é uma erva perene, cheia de ramificações.
Existem diversos tipos da planta beijinho, com flores simples ou dobradas
Lírios
Os lírios verdadeiros são plantas perenes (que dura longos anos), com caules folhosos, bulbos escamosos, folhas geralmente estreitas e flores solitárias ou agrupadas.
As flores de algumas espécies são bastante perfumadas e ocorrem em uma grande variedade de cores. As plantas da maioria das espécies variam em altura de 30 a 120 cm; as plantas de certas espécies, entretanto, excedem 2,5 m de altura.
Orquídeas
As orquídeas são ótimas plantas para alérgicos ao pólen, eles ficam agrupados e grudados formando as políneas que só saem da planta se um inseto encostar nela, e mesmo que isso aconteça as políneas ficam grudadas no inseto.
Há mais de 35 mil espécies de orquídeas, as mais famosas são do gênero Phalaenopsis, Cattleya, Dendrobium, e vários outros tipos de orquídeas.
Petúnias
As petúnias são plantas herbáceas e podem chegar até 60 cm de comprimento, aproximadamente.
AS flores possuem diversos tons, inclusive mais de uma cor na mesma flor. E as flores podem ser simples ou dobradas (flores com várias camadas de pétalas).
O ciclo das petúnias é anual, por isso deve ser feito o plantio de novas mudas anualmente.
Rosas
A rosa é uma das plantas mais antigas que se têm notícias, desde a época dos gregos e romanos até os dias atuais, as rosas simbolizam amor e beleza.
Apesar do pólen das rosas poder ser transportado pelo vento, geralmente ela não causa rinite alérgica.
Dentre as várias cores das rosas, estão as alaranjadas, amarelas, rosas, vermelhas, brancas, mescladas e outras.
Verbenas
A verbena é uma planta com flores pequenas, é uma herbácea medicinal com flores coloridas, e é conhecida por urgebão ou erva-de-ferro.
A cor tradicional é a roxa, mas é possível encontrar a verbena em outras variações como o vermelho, o branco e o rosa.
Elas são mais comumente encontradas na América do Norte, América do Sul e na Europa.
Zínia
A Zínia é uma planta originária da América do Norte.
Existem muitos tamanhos e formas de flores de zínia disponíveis, além do que as cores são muito diversas, como a rosa, roxo, amarelo, laranja, lavanda, branco, vermelho e verde.
Essa planta necessita ser replantada anualmente, que é quando termina o ciclo dela.
Violetas africanas
Se está buscando uma planta para alérgicos, você não pode deixar de considerar as violetas.
Antigamente essa era uma das plantas de interior mais utilizadas.
É de fácil cultivo e florações abundantes, ela é muito utilizada em arranjos para presentear as pessoas.
Atualmente, existem mais de mil variedades de violetas-africanas, com pétalas simples ou dobradas, com uma ou duas cores, com folhas mais arredondadas ou em formato de coração, com pelos nas folhas ou sem muitos pelos etc.
Conclusão
Através desse artigo você pode conhecer várias plantas para alérgicos, importante dizer que outros fatores ainda podem causar algum tipo de irritação, como por exemplo o cheiro das flores.
Não leve esse artigo como um guia definitivo, descrevi nele plantas cujo pólen são pesados, ou formam uma massa difícil de serem levadas pelo vento, ou ainda plantas que possuem pouco pólen e por esse motivo podem ser consideradas como plantas para alérgicos.
É muito importante que a pessoa mesmo faça o teste necessário, para saber se alguma dessas plantas realmente causa algum tipo de desconforto ou alergia.
Algumas das plantas para alérgicos citadas são de tamanho médio, por isso atente-se ao local que deseja planta-las.